25 setembro 2009

Sem brindes mas com ideias

Em vez de distribuir brindes e organizar grandes festas, a candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Carrazeda de Ansiães optou por promover duas sessões de esclarecimento à população sobre temas da actualidade.

O candidato bloquista, José Mesquita, diz que é uma forma de fugir ao que é normal nas campanhas eleitorais e falar com os eleitores sobre aspectos importantes da terra.

“O Bloco de Esquerda já avisou que não dá brindes, discute ideias. Já organizámos uma sessão sobre a toxicodependência.”

Sem surpresa, a barragem do Tua foi um dos temas abordados, com a deputada Alda Macedo, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Vila Real, a afirmar que o empreendimento é um logro em termos da contribuição energética para as necessidades do país.

Alda Macedo considerou que a região não tem nada a ganhar com a sua construção, nem sequer para uma reserva estratégica de água.

“A reserva estratégica da água só serve se beneficiar a qualidade da água. Mas a que fica nas albufeiras degrada-se, perde oxigénio. Há muitas espécies que deixam de poder sobreviver. Grandes albufeiras provocam alterações na humidade do ar e aqui a do Tua está numa zona de produção de vinho, o que pode vir a trazer consequências para a qualidade dos vinhos que aqui são produzidos.”

Por sua vez, o cabeça da lista às Legislativas pelo distrito de Bragança, Luís Vale, abordou em Carrazeda de Ansiães a questão da ruralidade, nomeadamente a apetência que os espaços rurais voltam a despertar nos citadinos:

“Há movimentos contrários e difusos do espaço rural, do próprio espaço urbano e do espaço urbano para o rural. Temos aquele tipo de turismo europeu que visitam, gostam tanto e acabam por ficar cá. Passam a fazer parte da população daquela aldeia”, refere, defendendo haver “vários movimentos que podem contribuir para que esse despovoamento seja assim tão drástico”.

A ruralidade e o ambiente em debate, ontem à noite, em Carrazeda de Ansiães, numa iniciativa da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal.

Escrito por CIR

6 comentários:

Anónimo disse...

Deixem fazer a barragem, sempre é um pólo de desenvolvimento para o Concelho.
O vinho está mais barato do que a água, o Lavrador só perde e perdendo o lavrador perdem também os Concelhos limítrofes!!!!

Anónimo disse...

Não sendo eu um apoiante expresso da política geral do Bloco, revejo-me, no entanto, em vários dos seus pontos de vista, nomeadamente, estes aqui expressos em relação à barragem do Tua e ao da ruralidade. Por isso, felicito sinceramente os promotores deste evento. Assim os outros candidatos à câmara de Carrazeda tivessem iniciativas semelhantes para que os votantes tivessem oportunidade de se esclarecerem melhor sobre matérias que não dominam mas que gostam de expôr, caindo, não raras vezes, no ridículo sem disso se darem conta... Por outro lado, aproveito para opinar sobre as entrevistas que os mesmos candidatos concederam à Rádio Ansiães. Ouvia-as todas com muita atenção e agoro posso concluir, em minha modesta opinião, que a entrevista do candidato do PPM, a da candidata independente e principalmente (porque se esperava muito mais) a do candidato da coligação PSD/CDS, foram de uma pobreza de ideias confrangedora,falando atabalhoadamente de um programa simplista, praticamente vazio de conteúdos e apenas com algumas intenções estereotipadas por outros ao longo de muitos anos, mostrando assim, à saciedade, que eles não reunem condições mínimas para poderem representar o nosso concelho condignamente. Resumindo o teor das entrevistas, o primeiro entrevistado nada disse, a independente perdeu-se nos meandros da fraseologia enfática e o presidente da junta do Vilarinho, o da coligação, apenas titubeou durante uma hora, penosamente, como se estivesse a bocejar, respondendo às perguntas sobre investimentos a fazer, com um "isso é complicado"; "é muito difícil" "não sei bem"; "sei lá"; "vamos ver"; "não há dinheiro", etc. etc. Ora, com um presidente "ambicioso" como este, se ele ganhasse, o concelho ficaria estagnado mais trinta anos. Gostei muito mais da entrevista do candidato bloquista, José Mesquita, que foi claramente objectivo e directo nas respostas. Não obstante, aqui e ali mostrou-se algo lacónico e poderia ter pormenorizado mais algumas ideias válidas. Mas a entrevista mais conseguida que ouvi, foi sem qualquer dúvida, a do candidato socialista. Levava os dossiers bem estudados; respondeu com muita clareza e objectividade a temas de fundo e de maior abrangência e mostrou-se muito mais à vontade para a (dificílima) resolução das questões financeiras. Foi por isso, que apenas ele (o único) conseguiu responder a todas as perguntas do entrevistador. E isso diz tudo. Que me desculpem os outros candidatos (por quem tenho o maior respeito), mas, depois do que ouvi, realmente, o candidato que me parece poder dar maiores garantias gerais de desenvolver inequivocamente o concelho de Carrazeda, é o candidato do Partido Socialista, Augusto Faustino. Devo até dizer que foi uma agradável surpresa!

Um carrazedense

Anónimo disse...

Excelente iniciativa caro prof Mesquita, está mais que na hora de por as ideias a frente das merendas....

É no mínimo uma iniciativa que respeita a inteligência de todos os eleitores... não queremos bandeiras.... Não queremos Bonés.... não queremos sardinhas .... nem feijoadas.... nem muito menos barriga de porco....

Queremos que nos respeitem e nos conquistem o voto pelas e ideias e não pelo estômago......

Um Jovem da Fontelonga

Anónimo disse...

Parabéns prof Mesquita. Tenho vindo a dizer que é o candidato mais bem preparado para assumir a presidência da Câmara. Tem cultura, tem ideias e como é inteligente saberia por de parte as tontices do BE para governar Portugal.Além disso, pelo que conheço de si é suficientemente distante dos compadrios instalados para poder prosseguir o seu mandato sem ficar refém de quem quer que seja.
Como conheço bem Carrazeda é natural que, infelizmente, não ganhe. Mesmo assim estou solidário consigo. Digo-lhe mais, já outros que mudariam o nosso concelho para bem melhor, também perderam. Mas, faça um esforço final, quem sabe se o n/concelho não desperta da letargia de tantos anos e dá a vitória a quem a merece.
Estou consigo e não sou do BE.

Anónimo disse...

Viva a Democracia!

O Consenso democrático vai funcionar...

O PS ganhou e o BE subiu...Parabéns aos bloquistas...

O Bloquista de Zedes

Anónimo disse...

Zé o povo precisa de ti e das tuas salutares ideias, apoia o teu colega José Luís, e só assim, com gente capaz e desinteresseira levaremos este Concelho a bom rumo.