06 setembro 2009

Cevada ao Rabo

Na ressaca das Festas, dizem-me que correu muito bem a cerimónia da entrega de medalhas de mérito, do município. Só não quiseram a de bronze. Pessoalmente fui sempre apologista de que se reconheça o mérito das pessoas e, no caso concreto, se o que esteve em causa foi distinguir o mérito em favor da causa pública, como carrazedense reconhecido, bato palmas.
Pelo Sr. Américo Ribeiro teria gosto de ter estado presente na cerimónia. Efectivamente considero que este homem foi das pessoas mais disponíveis, mais voluntariosas e mais prestáveis de que me lembro. Despretensioso e educado, disponibilizou sempre a sua arte em favor da amizade e confraternização entre todos. Nunca o vi mendigar benesses, nunca o ouvi gabar-se, não lhe conhecia inimigos. Colocou a sua inteligência, virtuosismo e sensibilidade ao servisse de todos sem distinção.
Tive o grato prazer de ter sido seu amigo.
Contudo pergunto-me se não terá havido mais ninguém com mérito igual ao de outros medalhados, que merecesse ter sido também agraciado. Não terá havido um funcionário público, um autarca, um professor, um empresário, um médico, um benemérito, capaz de se terem distinguido ao serviço do bem e capazes de igual merecimento! Cito nomes à desgarrada, Maria Cândida Saavedra, Victor Guilhar, Edite Estrela, Padre Virgílio Vila Velha, Deolinda Coelho (esta contribui mais que ninguém para o crescimento da população do concelho), Joaquim Teixeira de Sousa, José Gonçalves, Dr. Morais, a Banda do Vilarinho, Os Zíngaros, o Grupo de Cantares de Carrazeda, etc.
Pelos vistos a Comissão decisora, não terá encontrado personagens com o perfil adequado e definido para o efeito.
Mas eu insisto. Será que o Grupo de Escuteiros não mereceria também uma distinção! Eu que, reconhecendo a bondade dos objectivos da instituição, tenho pontualmente contestado métodos e processos de actuação do seu dirigente máximo, fartei-me de ouvir gabar o seu trabalho, admiro-me agora de não ver tal reconhecimento. Será que o empenho económico e pessoal nesta instituição afinal não merece reconhecimento á altura dos seus resultados apregoados! Longe vai o tempo em que sozinho questionava na Assembleia Municipal a cedência pela C.M. dos terrenos do acampamento porque julgava eu que os terrenos podiam por exemplo ser antes urbanizados para habilitação social. Ouvi então rasgados elogios ao trabalho que lá era feito, para justificar a cedência. È uma pena que agora, os mesmos não apareçam a defender o louvor a quem diziam merece-lo. Acredito que alguma coisa de útil e com boas intenções ali continue a ser feita. Isso, eu reconheço e elogio. A dúvida agora é mesmo a de se saber quem o reconhece mais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo na Integra. E o Sr Américo Ribeiro pelo que representa e pelo que fez merecia nome de rua...
O resto tem muito de vacuidade politica interesseira pessoalizada, e é pena...
É pena que não se saiba distinguir entre inimigos e adversários e só não muda de opinião e posição quem é burro...
E há muito pseudo politico que preferia que todo o povo continuasse anestesiado e fosse burro, mas enganam-se...
É preciso que o sol da democracia desponte em todos os corações e em todo o Concelho...
trinta e cinco anos de laranjal é muito tempo....
Um abraço
FCM

Anónimo disse...

Estes eram nomes que se podiam dar algumas ruas em Carrazeda ao contrário dos sugeridos pela comissão de toponimia, que deram nome às ruas em falta de castas de vinho! Perderam uma grande oportunidade de homenagear estes ilustres Carrazedenses.

Anónimo disse...

também acho por muito bem a medalha ao sr. Américo. mas, sr. escultor, essa medalha (que também era dele) não ficava melhor no grupo dos zés-pereiras? ou o crino, o figueiredo, o luis cigano, o paz da isaura que era o líder do grupo, e todos os outros a não mereciam também? é que no meio desses políticos a nomeação do sr. Américo soa a ser assim porque é da família rica, enquanto os outros...

Anónimo disse...

Diz o senhor Helder de Carvalho se os escuteiros não mereceriam também um amedalha.Ò senhor Helder.Mais medalhas além das que tem recebido da Câmara? DINHEIRO; PESSOAL A TRABALHAR NA QUINTA ( que é da Câmara, que por muito que o velho diga que é dele, não gastou lá um cêntimo), E TODO O RESTO QUE A GENTE SABE.Por isto é que os dissidentes, que sempre souberam retirar dividendos da Câmara se colocaram aolado da tal Olimpia.TENHAM VERGONHA.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com todos os nomes referidos, amigo Hélder. Contudo, se me permite, acrescentaria outro: Clotilde Inês Nunes Moreira.

Como julgo que concordará comigo, esta docente, foi uma profissional do 1.º ciclo do ensino básico que colocou sempre todo o seu saber ao serviço da comunidade. Desempenhou também, desde a instauração da democracia o papel de vereadora na nossa câmara municipal ao longo de quase duas décadas.

Entretanto, após se ter jubilado dedicou-se ao voluntariado. Por isso, tem vindo a contribuír, despretensiosamente, no apoio e gestão do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães para o bem-estar dos mais necessitados. Além desta actividade dedicada ao serviço dos outros, é uma erudita da cultura Carrazedense, pois, ao longo dos tempos, tem vindo a recolher e a registar um acervo relevante de tradições, usos e costumes deste concelho que, a meu ver, deviam ser editados para memória futura.

Cumprimentos

Carrazedense