26 agosto 2009

Valsa das medalhas

É no feriado municipal, dia 31 de Agosto, que vão ser atribuídos pela Câmara Municipal os títulos honoríficos a diversas personalidades e instituições. Eis a lista:

Medalha de Honra:
- Adão José Fonseca Silva
- Alberto Carneiro
- António Ricardo Rocha Magalhães
- Jorge Manuel Nogueiro Gomes
- José Carlos Moreira Mota Andrade

Medalha Municipal de Mérito
Grau Ouro
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães
- Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães

Grau Prata
- Américo Joaquim Ribeiro
- Manuel António Cordeiro Moras

Grau Bronze
- Associação Recreativa e Cultural do Pombal de Ansiães

Desconhecemos os critérios que presidiram à comissão e pensamos ir ouvi-los. Julgamos que o momento se deve a um final de mandato e queremos acreditar que talentos não se confundam com amizades. Não opinaremos para já sobre méritos municipais, mas nas medalhas de honra há uns reparos inadiáveis. No leque dos agraciados constam dois deputados da nação e no que respeita a Mota Andrade desconhecemos os seus feitos por Carrazeda. No que concerne a Ricardo Magalhães, Chefe de Projecto da Unidade de Missão do Douro, não se vislumbra (procuro na memória, no google, não sei que mais), uma acção digna de registo por Carrazeda, pelo nosso Douro, só sendo por recentemente ter trazido uma dezenas de embaixadores subindo o rio até à Régua. Por último Jorge Gomes, ex-governador civil, será por ser um acérrimo defensor da extinção da linha do Tua e da barragem na foz do mesmo?

23 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!
Não a Mota Andrade e porquê a Adão e Silva?
O que fez este por Carrazeda?

Anónimo disse...

Tal como a " Palavra," aquela que se dava e fazia lei, hoje de nada vale, também cada vez mais se perde o espírito de vizinhança e o respeito pela comunidade!!!MJ

Anónimo disse...

PANTOMINEIROS...HA HA HA HA HA HA

Anónimo disse...

Novamente, antes de saír...não resisto a esta das medalhas.

Havia ou não, comissão para atribuição de méritos?
Há ou não, norma que regula a atribuição dos mesmos?
Por muito incompetente que seja a eventual comissão e por muito que o regulamento eventual se paute pelo amadorismo do seu conteúdo, o que nos é comunicado é uma FARSA!
MEDALHAS DE HONRA -
Porquê estas 5 personalidades que 99% do concelho não conhece sequer, e não outras tantas ou mais que tanto deram a este concelho, VISIVELMENTE, e sem demagogias ou pagamento de favores pesssoais?
MEDALHAS DE MÉRITO - OURO -
Será indiscutível a Associação dos Bombeiros, PONTO PARÁGRAFO!
A Santa Casa (ou casa de santos?), pela controvérsia antiga e de agora, pela divisão dos irmaozinhos, só o favor pessoal ao provedor justifica esta nomeação.
Era preferível e o concelho, então SIM, muito teria ganho, que o nomeador mor tivesse tido a coragem em tempo de útil, de convidar, dar apoio, propor com independência e seriedade absoluta, o nome do actual provedor para liderar uma lista à Câmara Municipal, em vez de agora, para alisar o "pêlo" querer significar ao concelho que afinal, este indivíduo, leia-se Ricardo Paninho Pereira, fez um trabalho excepcional à frente da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães e que era tão mau quando se propunha para gerir o Município!
ISTO É UMA ENORME FARSA!
GRAU PRATA -
O saudoso Sr. Américo Ribeiro merecerá indiscuvelmente a prata deste concelho, mas mandaria o bom senso que a história ao não ser esquecida, essa prata não fosse particularizada, mas fizesse parte de um conjunto de Carrazedenses liderado pelo Sr. Américo. Todos levaram o nome de Carrazeda ao País e à Europa!
Entendam como quiserem, mas isto é uma questão de (in)competência e até respeito para com Américo Ribeiro e todos os que de perto o seguiram, abnegadamente!
GRAU BRONZE -
Associação do Pombal de Ansiães.
Sinceramente não conheço a história que levou à sua fundação!
Conheço o mais recente, mas pelo que já ouvi ontem, isto só acontece para abafar o ruído ainda abafado sobre a FARSA de S. Lourenço, porque o merecimento aqui, seria, dizem, muito maior!
Há quem defenda que esta Instituição se solidária com o povo do Pombal de Ansiães e Junta de Freguesia, não devia apresentar-se ao galardoador.
Extraordinário!

Anónimo disse...

Foi com enorme satisfação que li que a Associação Cultural e Recreativa de POMBAL DE ANSIÃES vai ser condecorada com uma Medalha de Bronze.,Está de parabéns a ASSOCIAÇÃO E TODOS OS POMBALENSES.

Anónimo disse...

E os "outros" que do nada, fizeram muito por este concelho em tempos de "vacas magras", foram ignorados???? Haja paciência para aturar estes políticos!!!!!!!!!! Quando não há critérios e transparência na acção, TUDO É POSSÍVEL.

Até breve.

Anónimo disse...

Face à lista destes laureados, à excepção das instituições, salvo melhor opinião, não o deviam ser. Porquê? Porque, quase todos eles, prestaram um serviço à Câmara Municipal, mas esta, pagou-lhes HONRADAMENTE. Além disso, a alguns deles, segundo se consta, também lhes pagou alguns almoços e algo mais... . Portanto, foram trabalhos prestados que consistiram num serviço pago. Por isso, não foram realizados de uma forma despretensiosa. Além disso, lembro ao Sr. Presidente da Câmara Municipal que, quem devia ser condecorada, era a instituição designada: Associação para o Desenvolvimento de Carrazeda de Ansiães que, na década de oitenta, depositou nos cofres do Município mais de seis mil contos sem pedir nada em troca. Vêem?!... Como vai a memória destes políticos! Será que sofrem da amnésia? Creio que não. O que lhes falta é um acto nobre de JUSTIÇA. Mas, enquanto é tempo, sejam, pelo menos, uma vez na vida, nobres no pensamento e na eficácia racional.

Entretanto, se o ainda autarca municipal, Eugénio de Castro, quer fazer da sua gestão um acto de agradecimento a alguém, que o faça à custa do seu património e não utilizando os parcos recursos do município, sem motivos aparentes para tal. Tenho dito.

Anónimo disse...

Parece mais uma dança de aventais...
Ass.Zé Maçon

Anónimo disse...

No que respeita às condecorações apenas quero dizer o seguinte:
As medalhas atribuidas a esses Senhores é um desperdicio,refiro-me às primeiras cinco.
Dos que eu tenho ouvido falar e que há anos têm assento na Assembleia da República um pelo PSD outro pelo PS já não falando dos restantes, quais foram os beneneficios que eles puxaram para CARRAZEDA E PARA O DISTRITO?.
Esses senhores deviam ser eles a condecorar o Distrito em troca dos votos que lhe deram para eles serem deputados e à custa disso ganharem ordenados chorudos.
Na minha modesta maneira de pensar só duas estão bem atribuidas que o OURO AOS BOMBEIROS E A PRATA AO GRANDE SENHOR AMÉRICO RIBEIRO.
São opiniões, a minha é esta,mas quando não temos pessoas à altura de saber distinguir o trigo do joio aparecem estas aberrações.
ESTÁ TUDO DITO,É CARRAZEDA.

Anónimo disse...

Aos Bombeiros em vez de medalhas se lhe oferecessem algumas viaturas novas não era pior, só têm lá carros velhos e desadequados com chassis cansados, um perigo para a tripulação! Ninguém se chora, ninguém puxa, e por isso ninguém mama!

Anónimo disse...

É de lamentar a atribuição da Medalha Municipal de Mérito de grau BRONZE, uma vez que esta Associação é a única no Conselho, que durante todo o Ano tem no minimo 10 a 15 Actividades, as quais cumpre com o melhor desempenho e que leva o nome do Conselho para as páginas dos média feito esse que não é conseguido pelo Municipio de Carrazeda, que por estar no fim de mandato nem para as festas da vila se propos a terminar em grande com uma grandiosa feira da Maça e do Vinho. Quem passa por Carrazeda nem se apercebe que o Municipio está em Festa, pois nem uma simples iluminação alusiva á Feira de propos efectuar o então ainda Edil Eugénio e Castro.. Deixe que lhe diga Sr. (ainda Presidente) fica-lhe muito mal essa atitude para os Carrazedenses

Anónimo disse...

Concordo com a medalha aos bombeiros. merecem. também seria bom oferecer viaturas novas de combate aos incendios e transporte de doentes, esclareça-se. pois os senhores comandantes sem farda já teem caaro novo - digo carrinha. de onde saiu o dinheiro para ela? que uso lhe dão? que proveito ás populações?

Anónimo disse...

Estes "MAÇONS" fizeram tudo sem régua, esquadro, transferidor e COMPASSO. Por isso, parecem, por exemplo, as curvas das estradas da Foz do Tua e da Barragem da Valeira. Neste caso, o que é que os Carrazedenses precisam de fazer para usufruirem do mesmo tratamento e do mesmo OLHAR????????

Anónimo disse...

Para mim, a valorosa Associação de Pombal de Ansiães era merecedora de uma medalha de mérito em OURO! O atribuir-lhe apenas o bronze, é um autêntico insulto (mais um) a todos os Pombalenses. Mas quase estou em crer que os Pombalenses, espertos e honrados como são, saberão dar a resposta adequada aos principais responsáveis políticos que fazem e fizeram parte da actual cãmara municipal.

Anónimo disse...

O Senhor Presidente da Câmara não satisfeito com o mal que fêz ao Pombal guardou a Medalha mais pobrezinha para atribuir à ASSOCIAÇÃO mais activa do concelho ou até do Distrito,era com essa Medalha que se queria redimir?.
Pelo que me consta não compareceram à galardoação,não fizeram mais do que aquilo que deviam,quem não se sente não é filho de boa gente e o POMBAL SEMPRE FOI E É TERRA DE BOA GENTE.

mario carvalho disse...

"Linha do Tua não é rentável"
2009-09-02
GLÓRIA LOPES
O deputado socialista Mota Andrade considera que não faz sentido apostar no transporte ferroviário no distrito de Bragança, nomeadamente na reconstrução da Linha do Tua, entre Mirandela e Bragança, tal como tem sido reivindicado pelo Movimento Cívico Pela Linha do Tua, que deseja ainda a ligação a Puebla de Sanábria, para permitir uma conexão com a rede de alta velocidade espanhola que terá uma paragem naquela localidade fronteiriça.

O deputado afirmou, anteontem à noite, que o troço em causa não teria rentabilidade económica. "A ferrovia não pode servir para transportar duas pessoas e transportar um cabaz de laranjas por dia, tem de haver pessoas e mercadorias", afirmou.

O deputado eleito por Bragança defende que o que a região necessita "uma boa rodovia", acrescentando que o transporte rodoviário no distrito "não se pode discutir, não se podem investir milhões de euros para transportar uma ou duas pessoas". Para Mota Andrade, há uma questão técnica de falta de viabilidade.

Outro deputado do PS, Luís Vaz, referiu que tem havido "muita demagogia" em relação à revitalização da Linha do Tua, no troço entre Mirandela e Tua, porque, para o troço ser explorado, teria de ter rentabilidade para a empresa que o explorasse.

"Nas actuais condições, a linha não serve as populações, o seu estado é mau, já lá morreram quatro pessoas, três delas eram funcionários da CP que, aliás, são quase os únicos que a usavam", criticou.

Luís Vaz defendeu que a Linha do Tua só tem viabilidade para o turismo enquanto linha estreita. "É preciso que exista um operador interessado em explorá-la", justificou.

Comentário:

Quem são os responsáveis pela situação a que se chegou em trás os Montes?:
- Pela desertificação?
- Pelo abandono
- pelo encerramento dos serviços publicos?
- Escolas, Hospitais,urgencias, Correios, tribunais, telecons, caminhos de ferro? etc, etc, etc,.

Serão todos os transmontanos?? Talvez . Mas e aqueles que por eles foram eleitos para os representarem e defenderem os seus interesses e os da sua terra???
Não terão eles a maior responsabilidade???


2 ou 3 pessoas? Quererá dizer parolos??!!! Com os quais nem se mistura.... Quantos cabazes de laranjas transportou para Lisboa?!

Estes senhores quer mota, quer vaz , quer adão quer todos os que os precederam conhecem melhor o Brasil ou a Irlanda ou Lisboa do que a sua própria terra.

escrevi em 2006:

" Os transmontanos serviram Portugal ao longo da sua História com bravura e sem louros sendo muitas vezes os próprios transmontanos envaidecidos pela pompa de Lisboa
"Os Carrascos" do seu próprio povo que tão orgulhosamente neles confiava.."

Infelizmente mantem-se cada vez mais actual..

Quanto às AE... são bem vindas se acompanhadas de posições e investimentos que façam com que as pessoas venham e fiquem ... não que que vão e não voltem...

As pessoas para o combóio são as mesmas que para as AE ou até menos porque são idosas, pobres e não têm carro... Têm de esperar pelos Santos quando vêm.. Basta ver o movimento na A7.




Vale a pena recordar:


http://jpn.icicom.up.pt/2006/03/29/autarcas_contra_o_fim_da_linha_do_tua.html

Anónimo disse...

è MELHOR TODOS FICEREM A SABER QUE A ASSOCIAÇÃO DE POMBAL DE ANSIÂES; NÃO FOI RECEBER A MEDALHA.
POr isso mesmo por se desconhecerem os critérios com que a mesma foi presenteada.

Anónimo disse...

Já lá vai algum tempo (3/4 anos) que a Assembleia Municipal de Carrazeda, por unanimidade, atribuiu um voto de louvor aos Bombeiros Voluntários de Carrazeda. Por isso, nada de novo!

Anónimo disse...

Concordo com um comentário que já li. Medalhes serem atribuídas aos políticos e Américo Ribeiro, foi concerteza um falhanço do Presidente da Câmara, estas pessoas quando trabalhavam para a Câmara ou eram pagas ou comiam bons almoços e jantares por conta da Edilidade, mas Eugénio de Castro quis ficar bem visto.
Um Independente

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"FALA(escreve)UM SOCIAL DEMOCRATA"
Mota Andrade, Adão e Silva ou Luís Vaz, é tudo "farinha do mesmo saco".
Nunca precisaram de se colocar em frente aos eleitores para serem eleitos, explicando aos mesmos a razão de cada candidatura, porque desde sempre bastou ao povo ter à frente um símbolo partidário para se fazerem eleger!
O povo, na generalidade falando, politica e culturalmente "cego", aceita estas regras e, consequentemente, a sua desgraça!
Desde o turismo à agricultura, passando pelo comércio e indústria, sempre estivemos animadamente conversados!
No entanto o problema continua a residir internamente em cada concelho do distrito ou mesmo da região, se quisermos!
Não temos representatividade condigna, pois os que internamente se fazem eleger apenas e desde sempre se preocuparam com os seus tachos pessoais e de seus afilhados do partido e daí não saem nunca!
Quando se vão embora é porque estão já cheios, só vomitando demagogia barata e entretando vão com a certeza de terem feito uma sementeira a "eito" de compadres, de filhos dos compadres, derretendo a maior parte do dinheiro dos Municípios em vencimentos para pessoas desnecessárias à função pública local!
Se pelo menos dessem trabalho a trolhas, pedreiros, carpinteiros, canalizadores, electricistas, serralheiros, para restauro da urbanidade patrimonial do concelho, incluindo o património religioso, ainda vá que não vá, mas NÃO!
É só tachos para secretarias ou piscinas, centros de apoio ou cívicos, às moscas,que depois já nem têm onde os meter!
Até se importam nomeados políticos de concelhos exteriores só para fazer fretes a colegas..., mas aqui espero só pela entrada do próximo inquilino para ver se o que está combinado, funciona!
Sobre a linha do Tua todos em uníssono dizem e clamam por rentabilidade, sem se lembrarem que a mesma tem de ser pensada e proposta dentro dos termos e vertentes adequados, pensando nas pessoas a quem essa aposta se dirige!
Mas isso dá muito trabalho a um deputado que só se habitua a "sentar e erguer" no parlamento!
O contrário também pode ser verdade, mostrando a total inviabilidade!
Mas então apresentem esse estudo!
De resto é pena que cada um dos eleitos para o concelho ou para o Distrito, fazendo um tempo, vão-se embora como acontece com este de Carrazeda e mais nada sobra, a não ser que venha um lunático como também este de Carrazeda, para oferecer umas medalhas, que não dão sequer para limpar o cú, mas que animam uma hora ou duas de um fim de um qualquer fim de semana de uma localidade que flagelou, onde meia dúzia de caciques, culturalmente mal alimentados, aplaudem o massacre.
Assim Carrazeda não mudará nunca e num concelho que ainda há muito pouco tempo comemorava o 28 de Maio, tornar-se-á num caso muito especial de estudo, não Nacional, mas sim Europeu!
SD=/

Anónimo disse...

Ainda estás por aí anónimo de 28 de Setembro, às 09:12:00 PM ??!! Essa de uma viatura de nove lugares não servir para transportar doentes, está de gritos! Só uma curiosidade: é mesmo ignorância ou doi-lhe qualquer coisita!?.....

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário anterior, permitam-me uma rectificação: referia-me ao comentador de 28 de Agosto, às 09:12:00 PM, quando diz, com uma escrita bacoca, que os Bombeiros precisam de viaturas de transporte de doentes......!