31 julho 2009

Pensar dos leitores



Antes e depois
Onde está aquele lindo edifício da Junta de Freguesia, para o qual muito contribuiu Emídio Carvalho, Fernando Baltazar e Ponas ? Será que o Luis de Matos passou por Carrazeda ?

Fotos e pensar de um leitor
(recebido por correspondência electrónica)

20 comentários:

Anónimo disse...

Será que agora não existe mais que a arte minimalista? Sou apreciador de qualquer tipo de arte, incluindo arte contemporanea e abstrata, mas penso que se anda a exagerar na simplicidade de obras que, para além de fraco sentido estético, pouco significado sugerem a que as observa.

Ou será tentativa de contrastar fortemente com as obras antigas que habitam no nosso concelho, que nada têm a ver com as modernas?

Anónimo disse...

Será que este é o "T" da telepatia ou do telúrico e temerário Carrazedense?

BrainStorm disse...

...agora, que o "monopólio" do granito desapareceu desta terra, começamos a sentir a sua presença (exagerada e DescontextualizadA) pelos poucos espaços verdes que possuimos. Pergunto eu: será isto uma forma de valorizar e atrair a população para os nossos pobres jardins, se assim lhe posso chamar!? Cultura nos jardins com monstruosidades destas, ocorre-me logo este pensamento: esbanjar dinheiro numa altura em que o granito parece ter desaparecido dos horizontes carrazedenses...

Anónimo disse...

onde está a abertura do espirito para poder ver o 'T' como uma obra de arte?

AQUI NAO

onde está de novo a má lingua conservadora e ignorante deste blog?

está aqui
---


oh gente. se fazem algo é porque fazem e nao se enquadra.


---

continuem atras do burro, sempre a criticar, sempre de arrasto como a carroça. e havera um tempo em que nao se distingue o jumento do atrelado.

---

(;)

josé alegre mesquita disse...

Não tenho por hábito responder a anónimos,porém... dir-lhe-ei que a sua vista deturpada pelo preconceito ao confundir a parte pelo todo só mostra uma profunda ignorância, que pela argumentação odienta e pouco reflexiva não é de estranhar.
De um modo geral, eu tenho aplaudido a iniciativa, até acho que esta é a grande obra do actual executivo: porque original, duradoura, de visão de futuro, com potencial a desenvolver... Já aqui o referi várias vezes neste blog.
Só que é normal que outros tenham outra opinião e a publiquem (é o caso desta mensagem recebida de alguém perfeitamente identificado que eu transformei em "post") olhos nos olhos com frontalidade e não de forma reles e no anonimato como é o seu caso.
A obra referida para além do seu valor escultórico e artístico não se enquadra na zona envolvente e com isso perde muito do seu valor. Esta é a minha opinião.
Quanto ao resto... aplausos

Anónimo disse...

"onde está a abertura do espirito para poder ver o 'T' como uma obra de arte?"

Onde está? Eu considero que tenho grande abertura de espírito e adoro arte, mas não considero, tal como muita gente neste conselho pelos vistos, que qualquer pedra só por ser pedra em cima de relva é uma obra de arte. São necessários muitos mais requisitos para assim ser considerada e estes "Ts", que se fossem "Xs" ou "Zs" fariam o mesmo efeito, pessoalmente não me parece que os cumpram, mas nem de longe.

Por isso pergunto-lhe eu a si, onde está a sua abertura de espírito para Não ver os "Ts" como obras de arte.

Anónimo disse...

O anónimo que redigiu a mensagem no dia 31, pelas 10:59:00 PM, salvo o devido respeito, creio que não sabe distinguir uma frase INTERROGATIVA. Portanto, caro José A. Mesquita, continue como tem feito até aqui, e o melhor que tem a fazer, é ignorar aquelas pessoas.

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo com o José Alegre Mesquita. A obra, até é de louvar, mas o enquadramento é que está mal.Este tipo de arte ficaria muito melhor, por exemplo na rotunda da Igreja ou na dos Escuteiros. É evidente que outros locais haveria. Aqui, "abafa" literalmente o edifício da Junta. Acho que ainda é possível corrigir, basta a Câmara dar a mão à palmatória!
AJS

Anónimo disse...

O que uns "Tês" fazem! Às tantas incomoda mais o painel publicitário que se encontra junto ao muro da junta. Podiam colocá-lo noutro local!
Claro que a arte é subjectiva e respeito inteiramente quem discorda do que se vê na imagem, no entanto, penso que muitos dos que dizem não gostar a penas o fazem por motivos políticos, o que me parece errado!!!

Anónimo disse...

Se retirarem alguns entraves - sinalização rodoviária e o mupi publicitário - à visualização da obra e ao próprio edifício da Freguesia, que, contrariamente ao que se diz, continua bem visivel, de certeza absoluta todos poderão fruir aquela obra de arte. De resto, se se gosta ou não, entramos no mundo subjectivo da arte. Não existe obra artística que obtenha o pleno... Convenhamos, a iniciativa é óptima em termos culturais - quanto mais não seja, consegue espicaçar o sentido crítico de todos. Parabéns aos promotores

Anónimo disse...

Que insulto à fonte das sereias estas belas "esculturas"...

Anónimo disse...

ò amigo você é um saudosista daqueles que não anda para a frente!

Anónimo disse...

Nós somos da zona do granito, por isso mostre-se ao mundo aquilo que de bom temos. No entanto, e salvo os meua parcos conhecimentos, as esculturas que se encontram na Junta de Frequeia, dado ao seu tamanho, não se enquadrem naquele espaço, mas não sou escultor, é só a minha modesta opinião.
Toninho

Anónimo disse...

Admiro imenso as obras em granito e Carrazeda está embelezada com algumas que deveriam ter custado muito dinheiro à AUTARQUIA que ainda por cima se encontra endividada atè às orelhas.
Senhor Presidente, acha que havia necessidade de fazer tal despesa quando nòs estamos rodeados de belas esculturas que a Natureza nos legou?
O Senhor Presidente concerteza que jà visitou a "CABREIRA ONDE SE ENCONTRA A CHAMADA QUINTA DO POBRE".Aì como em outros locais deste Concelho de certeza que encontraria verdadeiras obras de arte que se enquadrariam muito melhor no nosso meio que é "exclusivamente rural".Claro que os gostos não se discutem,o que se deve discutir è o dinheiro que o SR desperdiçou sem necessidade alguma,que è o dinheiro daqueles que trabalham e pagam impostos.
Pelo que vejo o SR não gosta das coisas naturais prefere as coisas mais artificiais, são gostos!...Não posso deixar de dizer que mesmo assim quem ficou a ganhar não foi CARRAZEDA pois as receitas desse investimento nem sequer serviu para beneficiar os CARRAZEDENSES como aconteceu com outros foi parar a outras paragens,por aqui se vê porque è que o Concelho não desenvolveu o SR sempre quis dar aos de fora as receitas que poderiam aqui ficar.
Para se tornar uma localidade atractiva não è preciso gastar rios de dinheiro, basta saber pensar e sobretudo ter gente nomeadamente na Arquitectura que saiba o que faz e tenha gosto por isso.

Anónimo disse...

Porque é que antes de fazerem as ditas esculturas não pensaram gravar nas mesmas o que é que elas representam.Claro que as pessoas têm o direito de se interrogar tanto sobre os três Tês como sobre todas as outras.Eu penso que ao existirem as esculturas elas teriam que nos dizer o porquê de ali estarem. Lembraram-se da obra sem primeiro pensar no significado que elas nos deviam transmitir.
Assim sendo claro que as pessoas olham para aquilo e ficam a saber o mesmo.
POR FAVOR, HAJA IDEIAS VÁLIDAS E ESCLARECEDORAS,NESTA TERRA JÁ NÃO ME ADMIRA QUE ASSIM SEJA,É ASSIM EM TUDO.HAJA PACIÊNCIA.

Anónimo disse...

É defacto arte, seja abstrata ou não, com algum fundamento e/ou sentido, mas é realizada com matéria prima do conceho.
Interessava-me saber, se é que alguém me sabe responder, porque naquele local e não em outros que poderiam e deveriam promover mais espaço verde?

Anónimo disse...

Por favor, deixem-se deste tipo de "esculturas"(?)principalmente naquele lugar. Aqui, qualquer ecologista diria que, a relva faz muita falta aos "bichinhos". Felizmente, na vila, há alguns espaços mais adequados e que precisam, a meu ver, urgentemente de ser embelezados. Por isso, cada um e cada uma, no seu espaço. Não misturem as coisas. Já chega de "saladas russas" e/ou miscelâneas. Mais: agradecia que dessem espaço a cada Ser (vivo e não vivo) para vegetarem, florirem e "crescerem" em harmonia. Não confundam as coisas. Não plagiem e/ou importem arquétipos que nada nos dizem em termos culturais. No futuro, a história local, falará de tudo aquilo que os nossos olhos vêem. Porém, desculpem lá a franqueza com que o faço; mas, há muitos que apesar de verem, fazem de conta que não vêem. Não tenham receios. São livres. Manifestem-se de forma civilizada e deiam a vossa opinião através do meio que julguem ser melhor e mais eficaz. Por isso, o que alguns querem é que as coisas emirjam. Não interessa se é de uma forma equilibrada ou não. O importante é florescer. Mas, como diz o povo, por muito que a semente seja de qualidade, ela não se desenvolverá se não tiver, por exemplo, um bom ambiente a todos os níveis, para frutificar e se multiplicar.

Cumprimentos

Carrazedense

Anónimo disse...

Fossem buscar testemunhos da nossa história às aldeias.Não foram buscar a PEDRA DE ARA ao POMBAL para levarem para as RUÍNAS DO CASTELO DE ANSIÃES,faziam o mesmo nas outras aldeias e embelezavam a VILA.Pois é,nem em todas as aldeias as pessoa são pacatas como no POMBAL.Sobre isto alguém tem responsabilidade,façam um exame de consciência e tenham coragem de dizer isso ao POVO,ou então façam o favor de a ir buscar e colocá-la no lugar de onde ela nunca devia ter saído.
POMBALENSE RESIDENTE.

Anónimo disse...

Não sou apreciadora da arte abstrata,gosto mais de outros tipos se arte,contudo não sensuro quem goste mas ver Carrazeda cheia de pedaços de granito sem que nada tenham a ver com o nosso meio acho que é um atrevimento,mas manda quem pode.
O SR Presidente quando deixou a Câmara do Machico na Madeira nem sequer uma esferográfica lá deixou,quando deixar a de Carrazeda concerteza que não quererá deixar um único cêntimo e então toca a estourar dinheiro até ao fim.Gostava de saber a opinião ou seja a postura tomada pela Oposição neste caso.
Fico a aguardar pela resposta.

Anónimo disse...

A resposta da oposição será aquela que pelos mesmos foi dada ao longo deste infeliz mandato autárquico.
Nem mais nem menos!
Ora aqui está uma boa matéria para análise do que em Carrazeda se passa relativamente a todos os políticos locais (TODOS)!
Mas a infelicidade é tão grande que tendo sido já muitas as vezeses que vi escrito nos blogues, este desafio aos mesmos, nunca por nunca os visados dizem nada de nada!
Sou de opinião que estes indivíduos não merecem qualquer credibilidade.
Julgam-se os sabichões em táctica política, mas se eles não percebem nada de política, muito menos perceberão de tácticas ditas!
São a "coisa" mais fraca que politicamente já vi em toda a minha vida de 58 anos!
Não têm moral sequer para criticar EC ou outros!
Pena é que haja tantos iludidos que correm atrás e vão fazendo reclamo nas esplanadas como sendo seus donos de suas vontades....MISERAVELMENTE!
Falam em Carrazeda mas não conhecem Carrazeda, falam do concelho mas não o conhecem, falam de turismo e pensam que se trata de bananas, enfim falam de tudo como que tudo seja apenas uma vulgaridade a que todos botam mão!
Este concelho está de facto de rastos...
Mal por mal acho sinceramente que EC que devia pensar melhor!
Não pensando melhor, que não se comprometa e os deixe nadar...não merecem mais!