24 julho 2009

A Linha do Tua não tem interesse turístico?

A opinião foi defendida pelo deputado socialista Luís Vaz, eleito pelo círculo de Bragança, (...) na Assembleia da República. Durante o debate sobre a petição da Linha do Tua apresentada há um ano pelo Movimento Cívico que tinha como propósito defender a linha do Tua da construção de uma barragem, o deputado afirmou que a linha já não tem utilidade ao nível do transporte. Luís Vaz salientou que a ferrovia poderia ter potencial turístico, mas não há agentes interessados em explorá-la. A via-férrea deixou de ser útil para as pessoas que li vivem e trabalham, pois
optaram pelo transporte rodoviário, afirma, acrescentando que a linha foi encerrada em devido tempo, mas posteriormente por acção da câmara de Mirandela, um pequeno troço foi transformado em metro de superfície sem as necessárias adaptações e que acabou por provocar alguns acidentes mortais que eram sobretudo funcionários. A linha-férrea tem interesse não para o transporte das populações mas turístico, o que é certo é que não conheço um único operador que se tenha interessado pela sua exploração.

Quem não gostou de ouvir estas palavras foi a deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto. Fiquei quase sem palavras depois de ouvir a intervenção do deputado do PS, critica, citando o mundo evoluiu e as estradas avançaram, a via-férrea deixou de ser útil, não há operadores turísticos interessados. Só faltou concluir dizendo; Viva a barragem, viva a EDP, afirma Helena Pinto.

O presidente da administração da Metro de Mirandela e autarca local ficou surpreendido com esta posição de Luís Vaz. José Silvano considera que as declarações do deputado socialista denotam inveja de Mirandela. Para mim é uma surpresa que um deputado que eu pensava que era eleito pelo distrito de Bragança seja apenas um deputado de Macedo de Cavaleiros critica o autarca, acrescentando que quando diz que a linha do tua não tem operadores turísticos interessados na sua exploração é porque não conhece o vale do Tua e como a linha não passa em Macedo tem inveja que ela termine em Mirandela. José Silvano adianta ainda que há três empresas turísticas de qualidade que estão interessadas na exploração da linha.

Ler aqui

7 comentários:

Anónimo disse...

Acho ABSOLUTAMENTE LAMENTÁVEL, esta opinião do Luís Vaz!

h. r.

Anónimo disse...

Luís Vaz disse a realidade, toda a gente nota e vê que é verdade.

Anónimo disse...

Para estes políticos, só interessa o eixo da IP4, futura A4. O resto é paisagem. Continuem a votar neles e terão o respectivo pago.

Anónimo disse...

É revoltante o que esse tal Luiz Vaz diz. Que vá cavar a terra! Cá por mim não voltará a ser ele eleito pelo círculo eleitoral de Bragança.

Anónimo disse...

Cá está mais uma vez o abuso dos jornalistas! O título da notícia não corresponde ao que o deputado Luis Vaz disse e a própria notícia desenvolve: - O que ele diz textualmente é que "a ferrovia poderia ter potencial turístico, mas não há agentes interessados em explorá-la". E esta é que é a verdade nua e crua, independentemente dos gostos ou desgostos da deputada do Bloco ou do dr. Silvano. Porque um anterior Governo, celebrou com as Cãmaras um protocolo para a sua exploração turística e que fizeram as Cãmaras, incluindo a de Mirandela ? Nada. E agora choram lágrimas de crocodilo? O Luis Vaz é que tem culpa ? Daaaa...

mario carvalho disse...

Eu defendo Trás os Montes e a linha do Tua...

Não voto nos seus carrascos


abraço

mario

Anónimo disse...

Não defendam aqueles que ofendem a REGIÃO. Tenham dó do património natural. É uma ofensa à NATUREZA, agirem assim. De politiqueiros estamos fartos. Precisamos de HOMENS que saibam dedender este "TORRÃO", onde a BELEZA NATURAL é o melhor do seu "REINO MARAVILHOSO".