10 fevereiro 2009

EFEMÉRIDE VII

Pareceu-me pertinente recordar mais uma deliberação de Câmara, datada de 11 de Setembro de 1998. Tomei recentemente conhecimento de que alguns bem intencionados tentarão brevemente enriquecer-nos com mais um museu e, quando por exemplo se sabe que o nosso município ao lado abriu concurso para um segundo museu no Distrito dedicado a nossa Pintora Graça Morais, achei que devia valer a pena recordar esta deliberação que também aguarda a sua vez.
“ Proposta de Musealização da Telheira de Carrazeda de Ansiães”.
1 – Introdução.
A tradição do fabrico artesanal da telha constitui uma das actividades que, ao longo dos tempos, se desenvolveram em Carrazeda de Ansiães, existindo ainda hoje muitos dos seus vestígios físicos, relevando-nos a importância que a mesma conheceu num passado ainda não muito distante. Com esta proposta pretende-se desenvolver um Projecto de criação de uma pequena estrutura museológica, aproveitando para o efeito uma das últimas telheiras que laborou em Carrazeda de Ansiães. Com a musealização da referida telheira pretende-se também sugerir a inexistência de um equipamento com estas características na região de Trás-os Montes, possibilitando ainda que o mesmo desenvolva actividades que não se confinem apenas à sua àrea específica - o estudo e a divulgação da industria artesanal da cerâmica - podendo também actuar nas vertentes pedagógica e turística.
2 – Justificação de proposta.
Para além do que foi anteriormente exposto, a Proposta de musealização da referida telheira pretende igualmente alcançar os seguintes objectivos:
- Contribuir para a consciencialização da população para os valores do património cultural e um melhor conhecimento da si própria;
- Salvaguardar e recuperar um elemento patrimonial característico da região e que desempenhou um significativo papel económico e social;
- Constituir um instrumento de dinamização cultural, promovendo acções de divulgação do património da região e do exterior;
- Representar um instrumento de apoio pedagógico, tendo em vista a ligação escola-meio;
- Desempenhar um complemento de atracção turística, nomeadamente no âmbito do turismo cultural e do turismo rural, diversificando a oferta turística de Carrazeda e reforçando a sua atractividade.;
- 3 – Metodologia de intervenção com vista a concretizarem-se os objectivos acima expostos. Propõe-se o desenvolvimento desta proposta de acordo com três etapas:
3.1- Aquisição das instalações da telheira e respectiva área circundante, por parte da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Só após este objectivo ter sido alcançado é que existe uma base concreta para o desenvolvimento do Projecto.
3.2 – Celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa para o Património Industrial tendo por objectivo a elaboração por parte desta, do Projecto definitivo de musealização da telheira;
3.3 – Candidatura do Projecto de musealização da telheira ao PRONORTE- SUB-PROGRAMA C (?).
A Câmara Municipal após análise e discussão do referido assunto deliberou por unanimidade de votos dos membros presentes, a aprovação da referida proposta.
NOTA:É justo referir que esta proposta foi estudada e apresentada pelo cidadão Dr. Vasco Manuel da Paz Seixas, natural de Luzelos , aldeia com forte tradição nesta industria. Esta foi uma das, muito poucas propostas, apresentadas em Reunião por cidadãos exteriores à Câmara. Daqui remeto ao Vasco Seixas o meu sincero reconhecimento.


Esfumados os vestígios que havia na altura, relativos a este património, tudo indica que estas ideias recentes de construir aqui museus, nesta altura do campeonato, deverá conduzir aos mesmos resultados da proposta citada.Da minha parte, como de costume, deixo a minha humilde opinião. Porque não vão visitar os Lares do nosso Concelho e recolher os vestígios que ainda existem lá, do património cultural vivo que é o nosso. Infelizmente é a definhar nos nossos Lares que temos os nossos melhores museus.

14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa esta dos Senhores Vereadores, chamados então de oposição política ao actual presidente.
Para os "calar de início" foi então fácil comprar a parte urbana do projecto.
O resto que é o mais importante, ficou para o dia de são nunca, mormente com o justificativo do descalabro financeiro que vem sufocando o Município.
Da proposta e seu reparo, nem culturalmente se aproveitou o óbvio e gratuito, ou seja o chamado "museu vivo" que se encontra nos nossos Lares ou Centros de Dia concelhios, fazendo recolhas para memória futura!
Melhores dias virão?
Tenho apenas esperança que sim.
Certezas nunca há!
M. lameiras

Anónimo disse...

TESTE:

José Mesquita

Se eu não quiser votar no PS nem no PSD iesel não voto ou tenho alguma alternativa?

abraço

eu

Eu disse...

TESTE:

José Mesquita

Se eu não quiser votar no PS nem no PSD iesel não voto ou tenho alguma alternativa?

abraço

eu

Eu disse...

Caro Helder

Quantos anos tem?

Só efemérides , museus antiguidades

saudosista ou derrotado?

Está em baixo .. descanse e ressurja
é assim que pretende ser util à sua terra?

Honre o passado sim senhor mas prepare o futuro

EU

Anónimo disse...

Certezas nunca há...mas há uma, a esperança deve ser a última a morrer.
Proposta de grande significado e alcance...a do senhor Dr. Vasco Seixas.
Pena é que se olhe para o umbigo e não se saiba ver que para tudo é preciso ter sensibilidade para as prioridades...e só se pode dar o que se tem.
Por isso o grande autarca José Gama deu do bom e do melhor para Mirandela...aproveitou a estada na europa para projectar Mirandela e dar-lhe sentido europeu.
Carrazeda continua confinada a si mesma...mas ainda é tempo de fazer algo...o Concelho tem riquezas que é preciso aproveitar...
E ao que sei alguns actuais dirigentes da ACDZedes desde a primeira hora sempre pensaram na criação ali de um museu dinâmico que pudesse aproveitar a disponibilidade dos mais adultos para se manter aberto e como espaço ocupacional...espera-se é que a autarquia apoie essa inciativa.
S.Roque

Eu disse...

Graça Morais .. Vieiro Vila Flor

Muito acarinhada por Carrazeda

Qual a retribuição?

Eu

Anónimo disse...

Carrazeda não está confinada a si própria.
Sempre esteve e está confinada aos seus senhores, de ontem e de hoje.
E não pensemos que esses senhores são apenas os presidentes que por cá passaram!
Foram esses sim senhor, mas também e principalmente todos aqueles que sempre tiveram a mania de ser pais e mães de todas as vontades, nomeadamente políticas.
Estes nunca foram capazes de inovar, de mudar ou fazer mudar já que sempre foram influenciadores para o que queriam...
mas como quem para bem não presta...

Anónimo disse...

Jose Mesquita tenha calma que os partidos encontrarão pessoas credíveis que nos sosseguem, caso contrário conte com uma lista de independentes para lhe baralhar as suas opções.

Anónimo disse...

E um museu da burrice,alguem ja pensou em fazer?...
Com tantos intelectuais em Carrazeda até fazia falta.

Anónimo disse...

Concordo. A questão do confinamento analisada por esse prisma até tem um alcance enorme.
E até concordo com a análise.
Sem dúvida que os pais e mães de todas as vontades e verdades são também responsáveis por não terem inovado,mudado ou deixar mudar...essa é a questão, disso não duvido.
Mas é hora de se pensar na mudança,... e de se acreditar que é possivel a mudança, mudando-se os homens e sobretudo as politicas...
É triste o marasmo...a desertificação...a não participação...mas é preciso inverter o estado das coisas...
Lamento que a aposta do PSD tenha sido na pessoa que daria um bom vereador, disso tenho a certeza,e só porque um certo machismo campeia nas mentalidades dos interesses, foi excluida quem melhor poderia endireitar a autarquia com o apoio de uma boa equipa...mas como não há remédio é preciso dar o aval a novas politicas e a novas mentalidades, oxalá o vencedor traga novo rumo para CA.
PS...de facto há individuos que pretendem calar a critica apelidando de burros quem como ele comenta aqui...é pena sr anónimo de 12 1:52...se a sua verbe fosse séria não insultava por insultar...a sua sorte é que aqui funciona a democracia.
Ainda bem que há um Mesquita que através de um blog promove o debate e possibilita a informação!
MH

Anónimo disse...

Dá para ver que minguém pensa em Carrazeda, mas sim em si próprio, PENA que assim seja.
Discusta-se, explanem-se ideias, promovam-se projetos, só assim esta terra pode evoluir...

Anónimo.

Anónimo disse...

De facto é lamentável que haja quem aproveite a possibilidade de poder escrever num blog para aqui verter uma imensidão de asneiras!
Só quem não sabe nem se preocupa em saber;
Só quem não é capaz de pensar positivamente, pode ser capaz da asneira fácil só para dizer que existe!
Isto é irresponsabilidade nua e crua!
É lamentável!

Anónimo disse...

Meus deus até que enfim resolveram começar a ecrever os comentários menos bons ...
Bravo começam depois de velhos a pensar um pouco , burros burros mas lá vão aos poucos
...

PILOTO disse...

Sim senhor museu da burrice, porque ñ, com tantos bons projectos que ainda fazem falta no nosso municipio e tinha que sair um museu na rifa, porque sera que ñ nos sai por exemplo algo la pros lados do S.Lorenço, porque sera? E que tal linha do Tua + S.Lorenço = a progresso e trabalho. Que linda equação, ñ acham, deixem-se la de museus, para museu ja chega a propria Vila...