15 fevereiro 2009

Discussão pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua

O período de discussão pública do EIA da Barragem de Foz-Tua termina no próximo dia 18 de Fevereiro, às 24h.

Todos os interessados nesta temática e defensores da Linha do Tua devem participar nesta discussão pública, enviando uma carta, ou a ficha de participação disponibilizada abaixo, para a Agência Portuguesa do Ambiente.

Os documentos devem ser enviados por correio postal até às 24h do dia 18 de Fevereiro de 2009.

Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente
Rua da Murgueira, 9/9A - Zambujal
Apartado 7585
2611-865 Amadora

1 comentário:

Anónimo disse...

Tua: Verdes levam classificação da linha como Património de Interesse Nacional à Assembleia da República

Bragança, 20 Fev (Lusa) - A classificação da linha do Tua como Património de Interesse Nacional vai ser discutida a 05 de Março na Assembleia da República por iniciativa dos" Verdes", divulgou hoje o partido.

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Em discussão e votação vai estar um Projecto de Resolução do Grupo Parlamentar daquele partido que recomenda ao Governo que desencadeie o processo de classificação da Linha Ferroviária do Tua como Património de Interessa Nacional.

Em comunicado, o partido que tem assumido a defesa desta ferrovia contra a construção da barragem de Foz Tua, refere esperar "um debate sério sobre esta matéria e a consequente aprovação deste Projecto de Resolução por todas as bancadas parlamentares".

Para "Os Verdes", "a Linha do Tua é uma peça fundamental do património português, não só pelo papel essencial que desempenhou na História mas também pelo deslumbramento que proporciona a quem a utiliza".

"É uma obra-prima única e sem equivalente do nosso património ferroviário, ocupando um lugar relevante no Património Industrial que é cada vez mais valorizado a nível mundial", sustenta.

O partido ecologista considera ainda que "é de fundamental importância reconhecer e valorizar a paisagem constituída pelo vale e pela linha do Tua, potencializar este património natural e cultural e integrá-lo num conjunto de património já classificado, o das gravuras de Foz Côa e o Douro Vinhateiro".

"Classificá-lo como Património de Interesse Nacional é urgente como forma de promover um desenvolvimento sustentado da região, compatível com os compromissos assumidos no quadro da UNESCO", conclui.

HFI.