13 maio 2008

O lugar do morto

Por mais comentários que se façam nos próximos tempos, sobre a próxima liderança para o município, há uma circunstância que ninguém questionou e que no meu entendimento deveria ser decisiva.
Alguém faz uma ideia da situação económica e financeira do município!?
Perante o desconhecido pode imaginar-se um “mar de rosas” ou então olhar-se só para os espinhos. Na realidade nem se sabe se será possível perspectivar-se o “ meio-termo”.
Alguém faz ideia da percentagem de valor financeiro que é dispensada apenas para pagar os salários de uma Câmara, que tem um organigrama de quadros igual ao da cidade de Beja! E neste caso, quem saberá fazer-me a comparação entre o que recebe de duodécimos uma Câmara como a de Carrazeda e, outra como a cidade de Beja!? Afinal que dinheiro sobra para investimentos!? Onde se poderá fazer contenções!? Será na construção do Centro Escolar!? Será na vertente social!?
Que dinheiros se devem!? Que juros se pagam!? Que compromissos existem para o futuro!? Será que o poder central ou a Comunidade Europeia – para o caso tanto faz, continuarão no futuro a prever apoios para as regiões “ mais desfavorecidas”!? Afinal que herança nos fica!? Projectos sem papel e uma máquina desmotivada e cheia de vícios?
Só com respostas aproximadas para estas questões me parece que seria honesto questionarmo-nos sobre se alguém tem vontade e capacidade para se assumir como candidato nas próximas eleições autárquicas. O que está em causa já nem será a obtenção de uma boa reforma já que no meu entendimento o que consigo prever será um Inferno que em boa verdade ninguém tem obrigação de suportar. Ou alguém acredita que se assim não fosse o lugar ficava vago!

17 comentários:

Anónimo disse...

O último parágrafo do texto diz tudo...
Eu também não gosto tomar injecções, por isso fujo com o rabo à seringa!!!

Anónimo disse...

Eis o senhor Hélder Carvalho no seu melhor, sempre a vapor!!!!

Anónimo disse...

Estas questões do amigo Hélder Carvalho são bastante pertinentes, oportunas e objectivas. Mas, por outro lado, o próximo presidente do executivo, seja ele quem for, deve colocar acima dos interesses pessoais, todo o esforço, vontade e competência ao serviço da sociedade local (sem olhar à cor política de cada um), para tentar minimizar os estragos causados pelo fraco índice de desenvolvimento geral de Carrazeda, ao longo de todos estes anos, como é do conhecimento de toda a gente ou, pelo menos, das pessoas mais atentas. Para isso, também é necessária muita coragem e ter conhecimento interno da situação financeira da autarquia. Ora, quem me parece, neste momento, que reúne melhor todas estas condições, é o PROVÁVEL candidato do Partido Socialista, Augusto Faustino, pois tem sido um vereador muito atento e opositor pela positiva (o que não é fácil), é-lhe reconhecida a sua competência administrativa nas empresas que gere, no excelente trabalho protagonizado à frente da Associação dos Comerciantes locais e em outros serviços, nos investimentos que tem feito na sua terra que ele certamente adora e pela sua proverbial lucidez política. Mas isto é apenas a minha modestíssima opinião que, evidentemente, não é consensual nem deverá sê-lo. Mal estaríamos nós se todos pensássemos da mesma maneira...

h. r.

Anónimo disse...

estará a querer alguma coisa srº h.r ou a preparar-se para algo?!!!!!

Anónimo disse...

Com todo o respeito devido ao Senhor Augusto Faustino, penso que está a anos luz de poder ser Presidente da Câmara! O Senhor H.R. de facto parece estar á espera de algo! claro está que apenas o tempo o dirá.

Anónimo disse...

Ó camara helder rodrigues explique lá três citações suas: "o próximo presidente do executivo, seja ele quem for", "PROVÁVEL", "Vereador muito atento".

Anónimo disse...

Tosdas as interrogações do texto têm razão de ser!
Realmente, ninguém sabe de nada!
Caiu-se numa marasmo lamentável ao longo de anos e anos, tudo sendo permitido.
Agora que se vslumbra uma ténue possibilidade de mudança cai o Carmo e a Trindade, por isto e por aquilo!
Lamentável!
No entanto o Partido Socialista, aos costumes, disse nada!
É evidente que não havendo comissão política, o poder não pode ser tomado de assalto e que eu saiba, o Vereador com mais visibilidade da oposição (não é por ser alto)nem sequer é, que eu saiba também, militante do PS.
Se já o é há pouco tempo, deveria ter um pouco mais de cuidado com estas filiações de puro oportunismo político, mas em Carrazeda tudo é possível!
É que ele já foi do PS, depois saiu para o PRD, depois ficou independente e agora...sabe-se lá!
Por outro lado esta oposição, que se pretenderia política fez imensas asneiras por omissão,por incompetência, por manifesta falta de coragem, por subserviência política, por conveniência etc..
Desde as viagens que lhe foram oferecidas para se calarem em matérias de enorme responsabilidade, como sendo o Centro Cívico, a Variante, A Empresa de Águas de Carrazeda e sua funcionalidade contractual, etc.,etc., acabam por não merecer o mínimo de credibilidade.
Só por estupidez se pode meter a cabeça na areia e fazer de conta, mais uma vez, que nada se passa!
Aguardemos com serenidade o que o PS vai fazer nesta eleição da militância concelhia.
Aí se ficará a saber com o que este concelho pode esperar!
Parece-me bem que a montanha nem um ratinho vai parir!
Mas também um "leirão" pouco valerá se, como penso, vier a ser a solução engendrada.
É só esperar!

Anónimo disse...

fracos serão os MOTAS os VARAS se não conseguirem outro candidato, até porque o tal FAUSTINO com o respectivo respeito que merece já mostrou aquilo que vale," será agora a possibilidade de o PS ganhar a Camara uma vez que o tal Génio (sem respeito algum),não será candidato ".Isto diz tudo, pobre partido se não encontra melhor... e sabe srº h.r, não é em cima da hora que os candidatos se mostram simpacticos e afáveis etc etc, mas devem ser humildes e simpaticos sempre o que me parece que nem o srº nem o srº faustino são possuidores dessas qualidades...não é necessário ser rico ou doutor para ser candidato, parece que basta ter o ensino básico, mas são necessarias muitas mais qualidades e por ventura ha-de haver alguem nesta Terra que as tenha, penso eu de que....

Anónimo disse...

Faustino-- para presidente... Preferia o Chico Aragão!!!
Não haverá melhor para escolher?!
É pessoa de nariz empinado... gosta de manter distancias e até axo q é arrogante!
Sera q n se arranja melhor!?

Anónimo disse...

nao percebo porque è que o h. r. nao pode ser presidente da cAMARA. tem todas as qualidades deste e mais alguas.

Anónimo disse...

Não pode ser presidente da camara porque não é coerente,..não foi este Srº que há uns tempos dizia neste blog que nunca mais faria qualquer comentario... e as pessoas crediveis quando dizem uma coisa devem manter o dito, se não correm o risco de perderem toda a credibilidade, mas a vontade do voar alto obriga as pessoas a passarem por situações ridiculas diria até de chacota...

Anónimo disse...

o PS já se preocupou em arranjar uma concelhia credível?
um socialista MJFIEL.

Anónimo disse...

Eu não sou socialista mas eu tamém acho que o prof. H. R. deve ser muito bem aproveitado nas próximas eleiçoes e se não for a presidente que seija na cultura e no desporto pois acho que no concelho é a pessoa que mais nos pode ajudar porque é muito competente e boa pessoa.

JAS

Anónimo disse...

sempre pode treinar o carrazeda.Coitado do faustino.Deu a car e agora descartam-se dele.Não faltam boas pessoas em Carrazeda para serem presidente,porque insistem tanto nos reformados?

Anónimo disse...

Acho que as pessoas estão a atingir o limite da decência para entrarem em disputa pessoal...
Por simpatia ou antipatia!
Não passam disto!
Certo é que todos devemos ter opinião e mainifestá-la, mas
Competente, porquê ?
Incompetente, porquê?
Mau, poprquê?
Bom, porquê?
Simpático, porquê?
Sisudo, porquê?
Educado, porquê?
Mal educado, porquê?
Não basta, não gostar!

Anónimo disse...

mas isso nao è o que meu povo gosta, a começar pelo admnistrador do blogguer?

Anónimo disse...

Pois é.
Infelizmente!