14 agosto 2007

Contrastes

Estão praticamente concluídas e foram Domingo inauguradas pelo senhor bispo de Bragança e pelo senhor presidente da Câmara de Vila Flor as obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Assunção de Vila Flor.
"A intervenção principal assentou na requalificação do santuário, num pórtico de oito metros de altura e numa nova escadaria, sob a qual se esconde um centro de visitantes, auditório, bar, venda de recordações e estruturas sanitárias, entre outros benefícios. Uma outra intervenção paralela, suportada pela Comissão Fabriqueira de Vila Boas, incide na área destinada aos feirantes que ali assentam arraias por ocasião da festa da Senhora da Assunção." (Brigantia)

Este santuário leva ao local todos os anos milhares de pessoas e constituiu no domínio do turismo religioso um dos centros mais importantes do distrito. As obras vêm criar espaços em falta, como sejam o atendimento aos peregrinos, tornar melhor e mais grandioso o acesso à capelinha, numa frase, valorizar todo o espaço envolvente.

Visitei o Santuário ontem à noite e gostei. Fiquei surpreendido com a grande quantidade de pessoas que já o frequentavam a dois dias do início da romaria. Também na vila de Além Sabor, os cafés estavam bem "compostos". Impossível não fazer comparações com o lado de cá, habitualmente mais "deserto".

E depois pelo lado de lá, parece-nos haver uma diversificação de investimentos camarários feitos com uma clara intenção de despoletar as (poucas) sinergias de desenvolvimento numa abrangência concelhia. São as obras acima descritas, a área de lazer da barragem do Peneireiro, o centro escolar de Santa Comba da Vilariça... Por cá apostamos no pinoco, numas obras do castelo (oxalá a visita da senhora ministra da cultura ajude a clarificar intenções) e num museu do Vilarinho da Castanheira em que não se descortinam propósitos claros.

Sem comentários: