30 junho 2007

A pedido de várias famílias

As críticas foram abundantes, mas também houve muitas famílias que me pediram encarecidamente que desse continuidade á rubrica “mentiras piedosas”. Comentam que, encaram os assuntos pelo lado gracioso e que interiorizam neles aquilo que gostariam também de ter o ânimo de dizer. Concordam ainda que os temas não esgotam e que, pelo contrário, se trata de “um poço sem fundo”. Reconhecem contudo que “as mentiras” não têm tido nada de “piedosas”, considerando-se que, a haver piedade nos textos, esta deveria ser dirigida aqueles que são obrigados a sustentar “o sistema”. Este argumento foi decisivo para determinar agora modificar ligeiramente o nome da rubrica, com vista a atinar com mais sinceridade e franqueza naquilo que digo.
O objectivo mantém-se e passa pela procura de, ser o mais verdadeiro possível na busca da mentira, com a ajuda de todos.


Mentiras Verrinosas

- Aqui se tem falado da desertificação do concelho. È a desertificação de ideias, é a desertificação de quadros válidos, è a desertificação das aldeias, etc. A dúvida agora está em saber-se quais as causas principais. È que, com a percentagem de negativas nas notas dos nossos alunos do 6º ano, nos exames nacionais a Matemática e Português, já se julga que um foco importante de desertificação poderá estar na nossa EB 2/3. Sobre este assunto há mesmo quem discorde do Governo que obriga agora a trabalhar-se até aos 65. Considera-se que para estes professores não é necessário trabalhar muito mais tempo para que o deserto se instale completamente.

- Há quem diga que certos presidentes de Juntas de Freguesia nem “mal feito” fazem. Parabéns para eles que assim não podem ser responsabilizados de nada.

- Alguém soube quem foi o vencedor da corrida dos três “ topo de gama” da nossa C.M. que fizeram uma deslocação conjunta a Lisboa, recentemente!

- Regista-se a cidadania com que os nossos comerciantes estão a pagar, os impostos cobrados mais recentemente. Eles entendem que o objectivo é saudável. Depois das taxas dos reclames luminosos vai seguir-se a taxa dos toldes publicitários e das rampas de acesso às habitações. Parabéns aos responsáveis pelo sentido cumpridor que patenteiam.


- Diz quem experimentou que, são tenros os novos postes de electricidade da zona restaurada da vila. A este propósito, vão ser brevemente feitos testes á eficácia do traçado de algumas curvas, em ruas e cruzamentos agora delineados. Se a carroça em andamento não capotar nas curvas, será sinal que o traçado aprova.

- Foi considerada brilhante a participação dos nossos representantes na reunião da Associação de Municípios que decorreu nos Açores.
No final do ajuntamento e impressionados pelos exemplos expostos pelos nossos representantes, os conferencistas saíram, uns a mancar do lado esquerdo e outros a coçar as orelhas.

- Dizem alguns funcionários da nossa C.M. que o Mercado Municipal funciona.

- Reina a decepção com o programa feito sobre o Concelho, pelo Dr. José Hermano Saraiva que “jura dizer a verdade, só a verdade e nada mais que a verdade” e, acabou por da exemplos e falar só em abandono, desleixo, esquecimento e ruínas.

- Afinal depressa foi encerrada a Piscina Municipal aquecida. Dizem que havia muitos que já estavam a ficar viciados.

HÉLDER CARVALHO

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de o ver de volta.
Um abra�o amigo,
Falc�o Peregrino

Anónimo disse...

Gostei de o ver de volta.
Um abraço amigo,
Falcão Peregrino