18 abril 2007

Um Homem bom, um bom homem

Foi num Domingo à tarde, que visitei o Centro Social dos Mogos. Ali estão as pessoas à espera que o tempo passe, que ficam contentes quando as visitam. Falam de um passado recente, das suas doenças e da esperança de melhoras, umas já estão doentes e acamadas, outras convivem na sala de estar, com o televisor por companhia e os familiares e amigos, que as visitam. Falei com o homem que me tinha baptizado, e que me reconheceu, sorridente lá estava resignado com o seu sofrimento e a viver os dias que Deus concede
Por ali passava a solitária carruagem que ceifa silenciosamente a vida e da Lei da vida nos vai libertando. No dia seguinte partia uma senhora e hoje dia 18/04/07 também deixava a recordação da sua passagem o Cónego – Virgílio Cirne Vila Velha, que foi Pároco de Carrazeda de Ansiães.
Ao padre, e ao Homem que durante muitos anos serviu a comunidade, com as suas virtudes, defeitos e lutador pelos ideais que professava, a minha singela homenagem e que Deus perdoe os seus pecados e a sua alma repouse em paz.

Manuel Barreiras Pinto

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel que triste noticia me deste...ainda esta tarde estive a reler o depoimento que o Padre Virgili me deu no Verão de há dois anos para o meu próximo livro Terra Sem Chão...Penso que embora possam existir pessoas que não tenham gostado do Home mas acho que é merecedor da mais digna homenagem ficando prepétuado o seu nome num nome de rua.
Adorei sempre falar com o Homem e o Padre...Os meus sentomentos e paz à sua alma e que lá do alto nos guie....

Anónimo disse...

Foi sem dúvida a pessoa que mais marcou todo o século passado em Carrazeda. O Sr. Padre Virgílio como sempre o conheci,meu professor de religião e moral nos anos 60,um espírito aberto com um coração do tamanho do mundo e uma inteligência fora do comum. A minha homenagem. PAZ À SUA ALMA.