22 abril 2007

O acidente na linha do Tua

... que fez três mortos ocorreu em Fevereiro, mas em Abril ainda não se sabe quando será reaberta aquela via férrea, tendo o Governo enviado os relatórios da Refer e do Instituto Nacional do Transporte Ferroviário para o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que os deverá apreciar no prazo de 90 dias.
É contra esta situação de "desinteresse" por parte do governo que o Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) emitiu um comunicado onde exige a "rápida reposição das circulações de Carvalhais [Mirandela] ao Tua" e a "coragem politica de assumir um compromisso com as populações locais, pela sua mobilidade e divulgação turística".
É que é nesta altura do ano que a linha do Tua começa a ter maior procura, sobretudo de turistas estrangeiros que todos os anos percorrem aquela via e costumam ficar alojados na região. No entanto, as obras para reparar a linha ainda nem sequer começaram.
O MCLT diz que o prazo previsto de cinco meses para repor a estrutura é "escandaloso", uma vez que se trata de um pequeno muro de suporte ao longo de 50 metros. E insurge-se também contra a "política de silêncio e encobrimento" do Governo por recusar a divulgação pública dos relatórios ao acidente, dos quais só seleccionou algumas partes para colar num comunicado.
Os defensores daquela ferrovia lembram que a linha do Tua é de todos e não só de alguns e que tem um potencial turístico subaproveitado.


No Público