14 janeiro 2007

Massa Crítica

"O presidente da Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães, Rui Moreira, admite recorrer aos concelhos vizinhos para juntar massa crítica em três jornadas sobre desenvolvimento local, agendadas para os próximos meses.
É o "truque" que tem na manga para "espicaçar" os carrazedenses a participar nos debates, depois de ter verificado que qualquer palestra, seminário ou conferência que se no concelho realize tem pouca adesão e que são quase sempre os mesmos a participar.
"

É, no mínima, curiosa esta pretensão do senhor presidente da Assembleia Municipal.
Não saberá o ilustre autarca que a "política" seguida é a de "quantas menos ondas melhor"?
Desconhecerá o distinto edil que aqueles que mais criticam e têm ideias próprias são colocados à margem, apontados a dedo como os maledizentes ou tão só posicionados no "limbo" do esquecimento e do desprezo social?
O respeitável senhor ignorará que o usual por estas paragens é o de "um por todos", isto é, alguém pensa e executa, a maioria bate palmas e os poucos restantes ou riem às gargalhadas ou barafustam sem qualquer resultado?
Por outro lado, espanta-me esta tentativa de "espicaçar" a participação dos munícipes, quando o exemplo não começa na Assembleia Municipal a que preside, local privilegiado para se promover o debate e o confronto de ideias.
Apesar de tudo, louva-se a iniciativa, aplaude-se a tentativa, tememos sejam boas intenções e ... nada mais!

4 comentários:

Hélder Rodrigues disse...

Grande aplauso para esta análise do prof. Mesquita! Na verdade, haverá maior insulto para os carrazedenses do que o seu próprio presidente da Assembleia Municipal admitir ter que recorrer a outros concelhos para apelar à massa crítica?! A massa crítica, inteligente e com elevados índices de cultura e visão futurista para este "pobre" concelho, existe! Tenho a certeza de que existe! Só que, infeliz e boçalmente, são postos à margem por aqueles que gravitam à volta do poder local, a quem devem o "pão nosso de cada dia"... E assim se contentam neste obscurantismo de massas... Por isso, sr. presidente da Assembleia Municipal, se a sua pretensão é séria,como admitimos que seja, comece por espicaçar o seu presidente da câmara e os seus lacaios para que estes se abram à democracia, à realidade, ao desenvolvimento futuro deste concelho que todos nós, carrazedenses, pretendemos de alma e coração!

cardo disse...

Olá.
Boa análise a do professor Mesquita. Mas apetece-me dizer algo sobre o tema:
Espicaçar, é o que têm feito os que mandam dessa câmara e nunca descobriram que em democracia o mandato é para servir.
Espicaçar é o que fazem quando mudam as datas das festas da vila para os dias das festas das aldeias.
Espicaçar é quando “fecham”a feira, impedindo os das aldeias terem mais transportes nesses dias para irem à vila e depois queixem-se os comerciante que o povo vai aos fins-de-semana gastá-lo para Mirandela ou Vilas Real.
Espicaçar é o que fazem quando se metem a fazer variantes via Luzelos e aí está.
Espicaçar é quando fazem uma obra de estrada nova, Pinhal do Norte e... a acabar num todo terreno que mais parece no Dacar.
Não espicacem mais os ceguinhos e trabalhem para merecerem o que o povo lhes paga, pois são os nossos impostos que alimentam tal gente.
Oxalá o povo um dia destes caia em si e finalmente espicace essa gente que tem secado o concelho e no fim vão com a choruda reforma e a factura é para o povo...
Olho neles.
Cardo

pelaverdade disse...

Li no Jornal de Notícias que o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães se lamenta porque os eleitos para a Assembleia Municipal entram mudos e saem calados em cada reunião. Isto, sem discutirem quaisquer problemas com interesse para o concelho.
Acha que é mais dinheiro por uma horita de reunião que lhes vai trazer mais criatividade?
Está surpreendido o senhor Presidente da Assembleia Municipal?
Eu não estou!
Apenas me surpreende que o senhor Dr. Rui Moreira ainda não tenha compreendido que é precisamente isto que o Presidente da Câmara, senhor Eugénio Castro, pretende.
Consolidar a sua ditadura com mentalidades apáticas e sem visão que o servem mediante a compensação de uns tantos lugares aqui e além e grandes promessas de empregos ou remunerações em quaisquer trabalhos.
O senhor presidente da câmara municipal ri… afinal ele só sabe rir, rir, rir, etc…

A propósito,… alguém sabe por onde anda o sr. Presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães que ninguém vê nesse concelho triste e abandonado?
Até se podia publicar um anúncio nos perdidos e achados:
“DESAPARECEU O PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES, COM MOTORISTA E MERCEDES CHEIO DE GASÓLEO PERTENCENTE À CÂMARA.
A quem os encontrar agradece-se informe a Assembleia Municipal para mandar ir buscar o Mercedes que pertence ao município. Oferece-se como brinde o Sr. Eugénio Castro.”
Quem paga estas deslocações privadas e ajudas de custos em Lisboa?????
Os senhores vereadores do PS andam a dormir?????

Já agora… O sr. Dr. Rui Moreira anda a pôr-se em bicos de pés para que os desde sempre incompetentes PSD o encaminhem para ser candidato a presidente da câmara municipal de Carrazeda de Ansiães nas próximas autárquicas com a bênção do “dono” da comissão política, Eugénio de Castro.
Como podem as pessoas de Carrazeda de Ansiães apoiar um senhor que desconhece completamente os interesses e problemas desse concelho?
Concerteza já sabem que a vida dele é tratar aqui doentes mentais. Precisam dos seus serviços? Espero que não.
Lá saberão, pois ainda há poucos dias o Sr. Dr. Rui Moreira dizia num jornal que se fosse preciso ir buscar “massa crítica”, a ia buscar a outros concelhos vizinhos.
Indirectamente foi dizendo que os habitantes desse concelho não têm inteligência nem massa crítica para as Assembleias. Enfim, que são asnos!
Pobre Carrazeda!

cardo disse...

Olá.
Sobre onde para o presidente da Camara apetecia-me dizer algo.
Tem sido tão normal em Carrazeda que o prsidente no segundo mandato desapareça e fique o vice com delegações.
Os vencimentos estão garantidos para ambos, é só fazer o tempo para a reforma.
oxalá o povo um dia destes caia em si e finalmente se aaperceba da qualidade dos erviços que prestam esses semhores.
Olho neles.
Cardo