11 janeiro 2007

"bairrismos serôdios"

Duplicou o número de mulheres do distrito de Bragança que procuram o Centro Hospitalar Vila Real/Régua para dar à luz. O fenómeno surge na sequência do encerramento da maternidade de Mirandela.
Desde 11 de Setembro, dia em que encerrou a sala de partos na cidade do Tua, e até ao final do ano, deram à luz em Vila Real 72 mulheres provenientes do distrito de Bragança, mais 51 do que em igual período de 2005. Mirandela e Carrazeda de Ansiães são os concelhos que mais recorrerem aos serviços hospitalares de Vila Real, não estando a encaminhar as grávidas para Bragança.
Para o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), para onde, depois do encerramento da maternidade de Mirandela, deveriam ser encaminhadas as grávidas, o facto é sinónimo de “bairrismo serôdio”. Desconhecerá o senhor director que grande parte das parturientes dos sul do distrito ficam mais perto de Vila Real? A opção pela maternidade de Bragança foi um perfeito disparate e a decisão está prenhe de um "bairrismo serôdio", a que se acrescenta uma visão muito estreita, como o dissemos. Mirandela era mais central, tinha melhores condições e mais hipóteses de manter uma sala de partos no distrito. Assim, mais tarde a maternidade de Bragança acabará por fechar !...

Sem comentários: