21 dezembro 2006
Refer investe dois milhões na Linha do Tua
A empresa Rede Ferroviária Nacional (Refer) anunciou um investimento de cerca de dois milhões de euros na consolidação da linha do Tua, dizendo que, desta forma, está a caminhar para a sustentabilidade económica daquele troço ferroviário.
Este investimento poderá, todavia, ser um obstáculo à intenção da EDP em construir uma barragem na foz do rio Tua que, a ser concretizada, implicaria o encerramento da linha férrea entre o Tua e Mirandela.
O director-geral de exploração e infra-estruturas da Refer, Eduardo Frederico, revelou, também, que a empresa "acabou de automatizar as passagens-de- nível da cidade de Mirandela e está emconcurso a remodelação da linha entre o Cachão e Mirandela, o que traduz uma manifestação inequívoca da de que a linha não encerre".
Para o presidente da Câmara de Mirandela esta é uma boa notícia, porque, na opinião de José Silvano, "o investimento da Refer vai ser um argumento de peso para que a EDP pondere a vontade de construir a barragem do Tua e, dessa forma, se evite a morte da linha férrea entre Mirandela e o Tua."
Refer toma conta
Há ainda outra novidade. Actualmente a CP e a Refer fazem a gestão da linha entre o Tua e Mirandela, enquanto a sociedade do Metro Ligeiro de Mirandela tem a seu cargo a exploração da linha entre Mirandela e Carvalhais. Em breve, a Refer passará a ser o agente único de circulação ferroviária, regulando o tráfego a partir do Tua
Relativamente às estações que integram a via férrea e que estão em avançado estado de degradação, Eduardo Frederico revela que a empresa "está receptiva a propostas para a sua recuperação", sendo que já existe um protocolo com a Câmara Municipal que determinou a entrega do edifício da estação da CP da cidade à Autarquia com o intuito de transformar aquele imóvel numa pousada da juventude.
Fernando Pires no JN
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário