07 agosto 2006

Mirandela vai ficar sem maternidade

«O ministro da Saúde, Correia de Campos, confirmou hoje que a maternidade de Mirandela, no Nordeste Transmontano, encerra no final do ano, mantendo-se em funcionamento a de Bragança.
(...)
Com o enceramento da maternidade de Mirandela, que servia a população do sul do Nordeste Transmontano, a única sala de partos que permanecerá aberta na região é a de Bragança, a norte, e a mais de uma centena de quilómetros das populações mais afastadas da capital de Distrito.»

3 comentários:

Blue Eyes disse...

E eis que quando pensavamos que já nos tinham tirado tudo...arranjam mais alguma coisa para nos tirar.Estamos destinados ao abandono...qual será o próximo passo fechar os lares de terceira idade?!Ser transmontano começa a ser um pesado fardo...começa pela falta de oportunidades de trabalho e acaba na falta de sensibilidade dos governantes para as nossas necessidades.
Bem me custa dizer isto...mas cada vez mais me passa pela cabeça dizer.. ainda bem que o meu filho não é transmontano e é pena...
Não é que Bragança não seja o nosso distrito...mas será preciso ir tão longe para nascer?!

AJS disse...

Tivémos e temos 2 filhos. O 1º nasceu em Mirandela há 27 anos ! É muito tempo. Nessa altura, ao 2º dia, tivémos de fugir, tal Maria e José, para o Porto(hospital de Sto António), caso contrário o nosso filho teria morrido. E o Obstetra, ainda é o mesmo (80 e tal anos), pasme-se! Cinco anos depois não quisémos correr riscos e rumámos em direcção à cidade dos Doutores, Coimbra, onde nos nasceu uma linda menina. Registámo-la em Carrazeda. E não foi por nascer em Coimbra que ela é menos transmontana que o 1º e os outros que nascem em Mirandela ou Bragança. Como podem ver o mal não é de agora e pelos vistos o Presidente de Mirandela, nunca se preocupou em melhorar quer as instalações da Maternidade, quer os serviços. Agora, que alguém quer fazer alguma coisa para melhor, então sim há que contestar. Porque não o fez antes ? Quer protagonismo? Pois seja! Mas que não seja à custa dos nossos filhos... e das pobres mães, que durante anos foram assistidas, muitas das vezes, pelas empregadas de limpeza do Hospital de Mirandela!

AJS disse...

Sr. Laranjinha!
Como é possível dizer tanto disparate. Em 1º lugar não tinha necessidade de repetir as propostas do seu partido. Porque fazendo a contabilidade dos encerramentos, o seu partido fica a ganhar. Diga-me em abono da verdade, que serviços é o Engº Sócrates já encerrou no nosso Distrito? Que eu saiba, nenhum. Mas sabemos que já abriu alguns. Parece mentira mas é verdade. Quanto a lutar por melhores serviços para o Distrito e concelho, prezo-me de ter participado nas decisões de muitas coisas boas que vieram para este Distrito e Concelho. Aconselho-o a ler as Actas, quer da Assembleia Municipal, quer da Câmara Municipal e verá que o meu nome está ligado a muita coisa boa que existe neste concelho. E mais não temos, porque alguns teimosos como o laranjinha não "enchergam mais". Muito se tem falado, por exemplo, no IC5. Sabe que fui eu o 1º a fazer a proposta em plena Assembleia Municipal de uma ligação do Pópulo a Carrazeda? É evidente que na altura, muitos como você, sorriram em sinal de desdém. Mas felizmente e ainda bem, graças ao Engº Sócrates, vamos ter o tal IC5. Aconselho-o também a consultar a documentação da campanha eleitoral para as Autárquicas de 1997 e verá lá todo um trabalho no sentido de dotar Carrazeda com melhores acessos, com melhores infraestruturas, etc. etc. Achei interessante ver neste Blog uma referência à criação de uma empresa em Vila Pouca de Aguiar "especialmente dedicada à comercialização dos produtos locais". Aconselho-o sr. laranjinha a ler o "Programa eleitoral do PS" para as Autárquicas 2005 e verá que também lá está isso. Enfim, diz o Povo e é verdade: - O pior cego é aquele que não quer ver ...