02 novembro 2005

Problemática dos ciganos em Carrazeda

A higiene pessoal é o factor chave da integração social desta comunidade carrazedense no espaço escolar. Resolvido este problema será muito mais fácil a sua adaptação.

Actualmente, na sua grande maioria, as crianças estão escolarizadas, mas só frequentam o Primeiro Ciclo. No presente ano lectivo já são mais de 15 por cento da comunidade escolar.

Contam-se pelos dedos de uma mão as que frequentam outros ciclos (pessoalmente só tive conhecimento de duas). Genericamente, são pouco pontuais, faltam muitas vezes, apresentam um aspecto descuidado e pouco higiénico, têm fraco aproveitamento escolar, visível no reduzido número dos que frequentam o 4.º ano de escolaridade.

A pouca assiduidade e os hábitos de higiene são os principais factores de integracão e sucesso educativo; acrescidos de poucos apoios, turmas grandes e complexas, alguma desmotivação e desinteresse dos agentes educativos são outros condicionalismos.

Parece-nos estar provado que havendo incentivos externos se combate o absentismo deste grupo. É o caso das “ameaças” de “corte” dos subsídios, ou a experiência na escola do 1.º Ciclo Carrazeda onde a distribuição gratuita de lanche no período da tarde tem proporcionado uma frequência de 100 por cento.

Sem comentários: