A higiene pessoal é o factor chave da integração social desta comunidade carrazedense no espaço escolar. Resolvido este problema será muito mais fácil a sua adaptação.
Actualmente, na sua grande maioria, as crianças estão escolarizadas, mas só frequentam o Primeiro Ciclo. No presente ano lectivo já são mais de 15 por cento da comunidade escolar.
Contam-se pelos dedos de uma mão as que frequentam outros ciclos (pessoalmente só tive conhecimento de duas). Genericamente, são pouco pontuais, faltam muitas vezes, apresentam um aspecto descuidado e pouco higiénico, têm fraco aproveitamento escolar, visível no reduzido número dos que frequentam o 4.º ano de escolaridade.
A pouca assiduidade e os hábitos de higiene são os principais factores de integracão e sucesso educativo; acrescidos de poucos apoios, turmas grandes e complexas, alguma desmotivação e desinteresse dos agentes educativos são outros condicionalismos.
Parece-nos estar provado que havendo incentivos externos se combate o absentismo deste grupo. É o caso das “ameaças” de “corte” dos subsídios, ou a experiência na escola do 1.º Ciclo Carrazeda onde a distribuição gratuita de lanche no período da tarde tem proporcionado uma frequência de 100 por cento.
Actualmente, na sua grande maioria, as crianças estão escolarizadas, mas só frequentam o Primeiro Ciclo. No presente ano lectivo já são mais de 15 por cento da comunidade escolar.
Contam-se pelos dedos de uma mão as que frequentam outros ciclos (pessoalmente só tive conhecimento de duas). Genericamente, são pouco pontuais, faltam muitas vezes, apresentam um aspecto descuidado e pouco higiénico, têm fraco aproveitamento escolar, visível no reduzido número dos que frequentam o 4.º ano de escolaridade.
A pouca assiduidade e os hábitos de higiene são os principais factores de integracão e sucesso educativo; acrescidos de poucos apoios, turmas grandes e complexas, alguma desmotivação e desinteresse dos agentes educativos são outros condicionalismos.
Parece-nos estar provado que havendo incentivos externos se combate o absentismo deste grupo. É o caso das “ameaças” de “corte” dos subsídios, ou a experiência na escola do 1.º Ciclo Carrazeda onde a distribuição gratuita de lanche no período da tarde tem proporcionado uma frequência de 100 por cento.
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