06 agosto 2005

Lista do PSD - comentários

Ainda não conhecemos completamente as listas de candidatos do PSD a não ser a da Câmara Municipal e os cabeças de lista às juntas de freguesia (veja post candidatos do PSD). Sabemos que a lista para Câmara Municipal é uma escolha pessoal do Senhor Presidente. Sendo assim, não podemos deixar de fazer alguns comentários breves que julgamos pertinentes.

1- Todos os elementos efectivos da lista à Câmara Municipal, para além do cabeça de lista, são uma grande incógnita. Não se lhe conhece obra e, para além disso, nunca tiveram uma intervenção digna desse nome na causa pública carrazedense.

2- A lista referida é renovada com três novos nomes. Quando um partido se mantém no poder por tantos anos, é fundamental que se façam estas regenerações. Quando muito a mudança dos nomes, dará a ideia para a opinião pública da modificação também de política e de renovação de forças e empenhamento.

3- Todos os nomes são algo surpreendentes, pelo que se disse atrás, mas também porque um deles era conotado com o PS.

4- Para além do líder, apenas um elemento transita da anterior. Exactamente o 4.º lugar que já o era. No mínimo, curioso!

5- Dos cinco efectivos, dois estão ligados à agricultura. Para quem pensa que a actividade está a desaparecer esta tem uma presença forte na lista em análise.

6- O desconhecimento de grande parte dos elementos pode mostrar que se quer arrepiar caminho e mudar as estratégias.
Haverá um mal-estar latente que produza este efeito? Se sim, esta é também uma “espada de dois gumes”, isto é, reconhece-se que pouco se fez ou o resultado é insatisfatório.

7- Para além do cabeça de lista é tudo gente jovem. No nosso país, isto parece ser mais vantagem que desvantagem. Aí, presumivelmente ganhou-se alguns pontos. O dinamismo sobrepõe-se à experiência. Veremos se a opção é a certa.

8- Das três novas entradas, duas delas não residem no concelho e nada mais nada menos que a possível vice-presidente em caso de nova vitória dos laranjas.
Sem qualquer espírito xenófobo, pergunta-se: o que significará esta opção?
Apenas se poderá especular.
Não haveria gente residente disposta a arriscar no desgaste de tantos anos de executivo?
Será uma forma de fazer retornar aqueles que partem e assim compensar a grande desertificação que nos asfixia (a maior da região Norte)?
É gente que transporta novas ideias e o concelho só ganhará com isso?
Será uma forma de se mostrar que no concelho não residem quadros à altura?

9- Isto de trazer gente de fora já teve consequências negativas na associação “Por Carrazeda”. Muitos dos sócios, quiçá a maioria, eram residentes e fora do concelho e a agremiação deixou de ter vida, quiçá por falta de participação e interesse no seu dia a dia. Se assim for é um filme já visto!

10- Os dois candidatos que se seguem ao senhor presidente transportam conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do concelho. A senhora parece ser especialista em arqueologia e o senhor em agricultura. Pela valorização do património, pela potenciação do turismo e pela componente agrícola passam os caminhos fundamentais para o desenvolvimento do concelho.

Concluindo: uma grande incógnita se levanta quanto ao possível desempenho desta equipa, mas ao mesmo tempo também alguma expectativa… (continua)

Sem comentários: