20 setembro 2004

mais sobre vias romanas

"Nem todo o caminho de lajes de pedra é romano, mas todas as vias romanas têm uma característica comum: foram construídas para veículos com rodados. Aliás muitas das vias nem sequer utilizam lajes, tudo depende de qual o método utilizado nesse local. Nas ruas das cidades era frequente a utilização de lajes como camada final para melhorar a salubridade pública facilitando a sua limpeza. Daqui se concluiu erradamente que todas as vias teriam lajeado de pedra, impróprio para a circulação de veículos de rodas a grande velocidade. Na realidade, as vias tinham um pavimento compactado, liso, suportado por uma estrutura eventualmente com uma camada de lajes de pedra. Ao longo dos séculos este pavimento foi desaparecendo deixando a descoberto somente o lageamento conhecido por stratal de onde deriva a palavra estrada. Ver artigos de Isaac Moreno Ver artigo de William RamsayA rede de estradas dividia-se em Viae Publicae ou Militares, as grandes vias principais interligando todo o Império, correspondentes às nossas nacionais, as Viae Vicinales, estradas secundárias que ligavam os povoados às grandes vias e as Viae Privatae ou Agrari, caminhos de acesso privados."

"Vias secundárias romanas identificadas em Carrazeda de Ansiães

Ponte Romana de Pereiros, Carrazeda de Ansiães
Pombal, Carrazeda de Ansiães
Tralhariz, Castanheiro, Carrazeda de Ansiães (Villa da Quinta da Ribeira)
Arnal, Carrazeda de Ansiães
Ponte do Galego sobre a rib. de Linhares, Marzagão (24 m)
Lavandeira, Carrazeda de Ansiães (calçada)
Covas, Seixo de Ansiães (minas romanas na Quinta da Senhora da Ribeira)
Travessia do rio Douro(Durius) no Vale do Vesúvio"

http://viasromanas.planetaclix.pt/#chavesmoncorvo de Pedro Soutinho

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