16 de Outubro 1884 - início das obras em Mirandela
27 de Setembro de 1887 - conclusão da linha e abertura à exploração.
"A verdadeira pompa da inauguração ficaria para o dia 29 de Setembro, altura em que o Rei D. Luís I e o Príncipe Herdeiro D. Carlos inauguravam a linha em Mirandela. De entre a comitiva régia, destaca-se ainda a presença do grande artista português Rafael Bordalo Pinheiro, criador da figura incontornável do "Zé Povinho". A locomotiva da inauguração, a Trás-os-Montes (da construtora alemã Emil Kessler em Esslingen, com o número E81), foi pilotada pelo próprio Dinis da Mota, locomotiva essa que ficou guardada depois de ser retirada de circulação nas cocheiras da estação de Bragança. A partida do Tua foi assistida por uma grande massa, de entre a qual representantes das Câmaras de Alijó, Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. A chegada dos comboios a Mirandela foi efusivamente recebida, e os convidados de honra, de entre os quais o Governador Civil de Bragança, o Bispo de Bragança-Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, e representantes das Câmaras de Macedo de Cavaleiros, Valpaços, Bragança, Vila Flor e Alfândega da Fé. Foram todos acolhidos com um banquete nas instalações do cais de mercadorias da estação, decorado para o efeito por Manini e Marques da Silva. A corte Real foi hóspede dos Condes de Vinhais, antes do regresso à capital do Reino."
1 comentário:
a minha homenagem e do MCLT (Movimento que engloba todos os que se preocupam com a defesa e valorização deste património e da sua valorização para o desenvolvimento de Trás os Montes) aos visionários e a todos os com genialidade, capacidade . inteligencia e determinação conseguiram transformar o sonho em realidade.. e levantando o rabo das cadeiras da ociosidade de Lisboa
em 2 anos, no sec XIX
construiram a maoir obra da Engenharia Portuguesa....
e que alguns Engenheirozecos do
Séc XXI querem encobrir... por afogamento
mario carvalho
Enviar um comentário