Período de Intervenção do Público – ponto 3 em 30/09/2010 –Na hora de mastigar qualquer coisa.
Senhor Presidente da Assembleia; Senhor Presidente da Câmara; Senhores Vereadores; Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores.
É com grande alegria e entusiasmo, que tomo o uso da palavra nesta Assembleia Municipal, sem ter a necessidade de mentir e enganar o eleitorado, para aqui estar presente a representar qualquer partido.
É esta liberdade um factor importante que se deve ao 25 de Abril e aos militares.
Sr. Presidente da Câmara, sorria está na sua casa, faça como o Presidente desta Assembleia que discretamente já olhou para o relógio por três vezes, mas tenham calma eu vou entrar no assunto ou vários assuntos.
Antes porém dar os parabéns ao nosso Presidente da Câmara que foi em viagem à China a aprender a usar a paciência, para lidar com os problemas da região. Há sempre um se… uma consulta que ainda não obteve resposta e um parecer que está a caminho, ou a decisão do Tribunal de libertar as cauções das obras públicas para depois o Municipio agir em conformidade. E tu que dizes ao alargamento do cemitério velho?!!...
E vós senhores deputados que pansais sobre o funcionamento aos dias de Feira do Mercado Municipal. Saibam que tem 16 espaços, que só dois são ocupados em dia de Feira e cá fora continuam carrinhas a vender o queijo, presunto etc, produtos alimentares sujeitoa às moscas, pó, e outros agentes nocivos à saúde pública, se a ASAE não age, porque esperais?!!. Agi em conformidade e pedi responsabilidades.
No Alto do Vilarinho mais gave não é a ausência de passeios, é a conclusão daqueles dois enormes blocos habitacionais, cuja Empresa encarregada da obra faliu e agora?!! Esperamos que com o tempo venham a baio e depois o Município toma conta e faz os acabamentos, está pensado, está no Orçamento.E já agora o que fazer com a pista do Circuito de Mota-Cros, era aconselhável fechá-lo, faz muito barulho o ruído das motas e o campeonato e as provas ali realizadas, não trazem assim tantos benefícios à nossa terra. Que interesse tem a Sic fazer a reportagem das provas. Os habitantes da zona e as crianças agradecem.
Òh senhor Presidente, eu falei na pista de corta mato, não sabe obde fica?È normal, as coisas estão sempre a mudar. Não. Não Sr. Presidente desta vez não vou falar das Piscinas Municipais, era o que faltava, façam como eu, tomem banho em casa. Em alternativavão a Vila Flor que è á borla.
Não vou falar – vozes diversas, porque não te calas – do Centro Cívico e do fiasco que foi a sua inauguração.Pronto, estou quase a acabar, paciência de chinês , e como vai o Museu de Vilarinho da Castanheira?!!!! Termino como iniciei. Obrigado senhores Presidentes, Vereadores e membros desta Assembleia, pela oportunidade que oferecem ao povo de se poder exprimir. Deve ser bom estar desse lado – não sorriam – pois não foi com o meu voto que foram aí parar. Tenho dito.
15 comentários:
Sr. Manuel pinto :
Como vizinho da capela Senhora de Fátima, podia ter falado em arranjo á zona envolvente da mesma, já agora também uns projectores, é a única capela do concelho que está ás escuras... mj
Em tempo:
- Além do arranjo urbanístico do espaço envolvente da capela de Nossa Senhora de Fátima, também podia (devia!) ter falado na falta de iluminação pública da rua Nossa Senhora da Graça próximo do Quartel da G.N.R.. Não sei se sabe Sr. Manuel Pinto, mas compreenderá que sendo uma artéria desta vila que dá acesso à instituição pública mais visitada (Centro de Saúde), não tenha qualquer iluminação. Bastavam 4 a 6 candeeiros. É lamentável que não haja dinheiro para esse investimento. Será que é preciso contrair algum empréstimo? Será que isso, pode arruinar as finanças autárquicas? Não compreendo, confesso. Coisas da vida!... O que é preciso é que não faltem os euros para pagar aos "utentes" que se servem da democracia, já que, esta é, sem qualquer margem de dúvidas, a maior empregadora do país. Mas, como sabemos, a DEMOCRACIA, não tem nada a ver com isto. A culpa, essa sim, é daqueles que se servem dela de uma forma pretensiosa e, às vezes, até bastante arrogante.
Um carrazedense atento
Por amor de Deus, que está esse Presidente da Junta de Carrazeda a fazer, será que ainda nao viu isso, porque essa parte é da responsabilidade da junta comunicar á Camara Municipal, que existe pouca iluminação, ou será que ele só quer protagonismo, dizendo que é ele que faz, quando tem sido a Camara, ele atá á data nada fez, vejam que ele fez pela rua junto ao campo de futebol, nao sei o nome, junto á casa do Sr. Horacio (burros)nem uma carrada de toute venant lá descarregou, e coisas mais,nao olhem só para a Camara Municipal, porque muitas reparaçoes serao também da responsabilidade da junta, ou entãop esta a Camara que lhes cportem algumas verbas
Este último anónimo ou é ignorante ou anda distraído ou as duas coisas juntas. Então quem é que lhe disse o presidente da junta não comunicou já à câmara esse problema de que fala? E quem lhe disse que a Junta ainda não fez nada? Anda cego? O que o presidente da junta mais tem feito é alertar a câmara e pedir-lhe ajuda. Só que a câmara diz que não tem dinheiro e nada faz. Este anónimo deve ser um daqueles criados do antigo presidente.
Não quero culpar nem desculpar ninguém;
Certo é, que à décadas que as coisas falham como:
Rua do Cardal, Campo de Aviação, Sr. dos Aflitos etc.
Arranjo urbanístico Sª. de Fátima, Moinho do Vento, Fundo da Vila e, mais...
com a luz pública, acontece a mesma coisa.
Vamos esperar para ver no que isto dá !!! mj
louva-se aqui a mudança de opinião do sr. PC que, em campanha eleitoral à proposta de baixar o IMI, por quem já tinha feito contas e representava um valor pouco significativo - era apenas um sinal aos munícipis, o sr.PC a apelidou então de demagógica e eleitoralista. quando se muda de opinião para melhor há que aplaudir:..mas não só ao PC, pois a decisão foi unânime de todo executivo Municipal!
Amigo anónimo de Sexta Feira 02,27:
Antes de mais deixe que lhe diga que não é boa educação tratar, seja quem for por “Ignorante”, só dá a conhecer o baixo nível cultural que Vª Exª aduz.
No que confere ao S. presidente da Junta em alertar a Câmara para certos e determinados defeitos, deve-se ao facto da insistência e determinação activa dos membros da Coligação “Juntos Por Carrazeda”. Pelo que sei estes não lhe têm facilitado a vida ao autarca.
Seja bem vindo com melhores comentários
Caro Manuel Pinto!
Quando o Presidente da Assembleia chegou ao ponto 3 da agenda da reunião de 30/09/2010. Não o vi nem a si nem a ninguém a pedir a palavra.
Como deve de imaginar existe um regulamento da assembleia que aconselho vivamente à sua leitura.
No entanto se é que esteve presente nesta assembleia ou se apenas estava no "bastidor" sabe que foi solicitada por um membro da assembleia a possibilidade do público poder intervir noutros moldes que não os que estão estipulados no actual regulamento, por todos concordarmos que é importante a participação de todas as gentes do concelho.
Se tão atentamente segue os problemas do concelho e as reuniões ordinárias da assembleia municipal sabe sua excelência que a “pólvora” que sua digníssima pessoa esta a tentar descobrir já foi apontado Á MUITO MUITO tempo.
Se queria tanto participar e expor as suas ideias/questões porque não aguentou até ás 12:15? Hora do ponto 3? Será que o seu estômago falou mais alto pelo repasto que reclamava?
Ou não mereceriam os Carrazedenses deste concelho a sua exposição nesta assembleia? O debate das suas ideias e o esclarecimento das suas dúvidas?
Eu pelo menos teria muito gosto em conhecer tão ilustre pessoa e de estas suas ideias/ reclamações AO VIVO.
Porque sim EU estava LÁ e o meu estômago não falou mais alto.
Amigo tenha lá dó de todos nós e não se esconda atrás de um monitor e de um teclado.
Cumprimentos
Gilberto Ferraz
Para o anónimo de sáb. Out. 02, 07:41 : se v. tivesse lido com mais atenção, teria verificado, sem qualquer dificuldade, que não tratei ninguém de ignorante, apenas coloquei essa hipótese, conforme o atesta a conj. disjuntiva "ou". Portanto, o seu comentário pretensamente moralista, não cabe aqui. Quanto ao resto do seu comentário, estou perfeitamente de acordo com ele, pois é verdade que a coligação de direita (que espero não esteja lá muito tempo) tem vindo a dificultar, encapotadamente ou não, a vida do presidente da junta.
Cumprimentos.
Olhe amigo anónimo:
Quer goste, ou não, terá que aguentar com a coligação de direita até ao fim do mandato.
Só espero que o homem forte dessa coligação não renuncie ao mandato, ao que já ouvi dizer - era essa a sua intenção.
Esse é que vos dá volta à mioleira, não é assim?
Governar aconchegado de uma Capa Camarária não é vantagem alguma. A vantagem seria resolver os problemas e apresentar proposta validas e exequíveis para melhorar a vida da população desse concelho pobre como o de Carrazeda de Ansiães e não argumentar que a culpa é do senhor Presidente da Câmara que não ajuda.
Já agora!
Que tipo de actividade tem elaborado o seu presidente da junta e (Companhia)?
Que tipo de intervenção tem feito nas Assembleias Municipais?
Que tipo de ajuda tem prestados aos mais carenciados do seu concelho? Nada, - Zero. Será que pelo menos conhece a realidade do estado em que vivem algumas famílias em Carrazeda? Me parece que não!
Só espero que de futuro este comentário sirva para o seu autarca calce as Botas de Campo e venha para o terreno conversar com os seus eleitores, analisando os seus problemas para lhes poder apresentar soluções. Mas pelo que sei (pessoa fechada e introvertida), este tipo de actividade só será levada a cabo perto das Próximas Autárquicas. Só nesta altura é que se promete o que não se pode fazer e se ilude o Zé-povinho. Não é assim?
Havia mais a dizer, mas fica para uma próxima, a quando do pedido de voto.
O Juiz
Olhe amigo anónimo:
Quer goste, ou não, terá que aguentar com a coligação de direita até ao fim do mandato.
Só espero que o homem forte dessa coligação não renuncie ao mandato, ao que já ouvi dizer - era essa a sua intenção.
Esse é que vos dá volta à mioleira, não é assim?
Governar aconchegado de uma Capa Camarária não é vantagem alguma. A vantagem seria resolver os problemas e apresentar proposta validas e exequíveis para melhorar a vida da população desse concelho pobre como o de Carrazeda de Ansiães e não argumentar que a culpa é do senhor Presidente da Câmara que não ajuda.
Já agora!
Que tipo de actividade tem elaborado o seu presidente da junta e (Companhia)?
Que tipo de intervenção tem feito nas Assembleias Municipais?
Que tipo de ajuda tem prestados aos mais carenciados do seu concelho? Nada, - Zero. Será que pelo menos conhece a realidade do estado em que vivem algumas famílias em Carrazeda? Me parece que não!
Só espero que de futuro este comentário sirva para o seu autarca calce as Botas de Campo e venha para o terreno conversar com os seus eleitores, analisando os seus problemas para lhes poder apresentar soluções. Mas pelo que sei (pessoa fechada e introvertida), este tipo de actividade só será levada a cabo perto das Próximas Autárquicas. Só nesta altura é que se promete o que não se pode fazer e se ilude o Zé-povinho. Não é assim?
Havia mais a dizer, mas fica para uma próxima, a quando do pedido de voto.
O Juiz
Senhor Gilberto Ferraz
Acredite que gostei de ver o que escreveu, mas tenho de comentar alguns pontos.
1º - Estive -como acredito que também esteve- presente na Assembleia referida, assisti a parte da intervenção da Drª* Otilia Lage, minha amiga de infância e colega de escola. Assisti a outras intervenções de Drs. e Drª um focou problemas do Seixo de Ansiães e entregou uma comunicação escrita para levar à acta. Assisti às respostas que o Dr. José Luis Correia deu a questões postas pelo Presidente da Junta do PS e da freguesia de Carrazeda,e ouvi falar sobre a ampliação do Cemitério Velho e a pregunta que foi feita ao autarca se na qualidade de Presidente da Junta, concordava com a dita ampliação, tendo ouvido deste uma resposta afirmativa.
Como verificará Vª Excelência, eu estive presente juntamente com um amigo da Linha do Tua, que esse sim queria intervir e não o fez porque acreditou, não haver tempo para intervenção do publico.
Lamento que não tenha visto no meu escrito a "ironia" que tentei dar, mas tocando em pontos que são reais e acredite que não me refugio atrás do monitor, nem fujo aos problemas.
Também acredito que sendo natural da Fontelonga e da família que conheço, certamente que terei todo o gosto em falar pessoalmente consigo, nos problemas que enfrenta o nosso concelho. Felizmente estou num patamar, e numa idade, em que posso julgar e falar sem medo, já paguei as minhas dívidas.
Ao ter conhecimento de alguns comentários de pessoas anónimas que visão alvejar a minha pessoa, como membro da Assembleia de Freguesia de Carrazeda de Ansiães (A.F.C.A) levou-me a que perdesse algum tempo, (e digo mesmo perder, porque é mesmo o sentido lato da palavra), com o objectivo de vos pedir encarecidamente, para não me envolverem nessa teia de anonimatos, apedrejamentos cibernautas de alvos políticos, porque eu politico não sou.
Posso-vos dizer que entrei na política por mero arrastamento, no entanto tenho a consciência que dei tudo o que sabia ao cargo que ocupei, LEALDADE, HONESTIDADE, TRABALHO e HUMILDADE, são sinónimos pelos quais sigo o meu padrão de vida familiar, laboral e social.
Agora não admito nem concebo que pessoas sem ocupação, escondidas por de trás de um computador possam fazer qualquer juízo seja ele a que propósito for, relativamente à minha pessoa.
A minha posição na A.F.C.A. será sempre tomada, não por ser oposição, mas antes por ser pessoa que tenta moldar a Vila de Carrazeda (minha terra) melhor do que a encontrou.
Esta é a minha filosofia de estar na A.F.C.A.
Quando for preciso dizer não, digo NÃO, mas se vir que há propostas credíveis digo SIM, venham elas de qualquer quadrante politico-partidário.
Termino com esta frase:
É isto o que me distingue de vós – Anónimos/pessoas sem rosto...
Abcdesporto
Olhe, sr. "o juiz" (ou devo dizer advogado?), a sua coligação de direita, sim, porque v. pertence a ela, só se aguentará até ao fim, se a maioria que constitui a Assembleia Municipal assim o entender por questões de estratégia política, caso contrário, virá por aí abaixo aos trambolhões e não haverá advogado encapotado nem juiz improvável que lhes valha. Quanto ao presidente da junta, tomara o antecessor, seu particular amigo e correligionário, chegar aos calcanhares deste em termos de competência e honestidade. Esperemos então pela altura do voto, que bem pode ser mais cedo do que o sr. falso juiz julga.
o manel tantos doutores ...
pois agora e´ moda comprar dout...
ass.dr.
Enviar um comentário