....No que respeita ao projecto do aproveitamento hidroeléctrico de Foz Tua, pertencente à EDP, da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada, emitida em Maio de 2009, não decorreu a necessidade de alterações substanciais ao projecto. Como alteração mais visível, regista-se o impedimento de construção da estrada de ligação pelo coroamento, para salvaguarda da flora e vegetação da margem esquerda do rio Tua. A EDP está a desenvolver o projecto e o RECAPE (relatório de conformidade ambiental do projecto de execução com a DIA) relativo àquela barragem, prevendo-se a possibilidade de arranque das obras até final de 2010.
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8754
Incrível..
o único impedimento que existe no Dia condicionado é e cito:
... regista-se o impedimento de construção da estrada de ligação pelo coroamento, para salvaguarda da flora e vegetação da margem esquerda do rio Tua.... .
Ridículo... destrói-se todo um vale e uma linha de cf únicos mas não se autoriza uma passagem entre Alijó e Carrazeda que beneficiaria as populações, por cima do muro da barragem ... porque isso destrói a fauna e flora da margem esquerda...
quem apoia isto?
é ou não gozar com o pacato povo?
Mário Carvalho
19 comentários:
E EDP (e o governo<9 fazem tudo para não aumentar os custos desta barragem.
O ex-presidente da CM de Carrazedatem grandes culpas no cartório...
Vamos ver como se comnporta este...
Caro Mário: é isso mesmo! É que há quem pense que a inteligência mora em Lisboa! Está tudo feito para que brindem com Moet ao fim daquele paraíso, com sorrisos cínicos! O que me questiono é:
será que mesmo com «contrapartidas» para a região, afundar aquele vale é uma solução sustentável? Pobres dos que vão ficar...
Caro Mário: é isso mesmo! É que há quem pense que a inteligência mora em Lisboa! Está tudo feito para que brindem com Moet ao fim daquele paraíso, com sorrisos cínicos! O que me questiono é:
será que mesmo com «contrapartidas» para a região, afundar aquele vale é uma solução sustentável? Pobres dos que vão ficar...
Então não pode haver nova estrada, para não estragar a fauna e flora...Que será toda destruída pela própria barragem!
Entretanto, não se menciona uma condição contemplada na DIA, a reposição da ligação ferroviária que será interrompida, alegando (falsamente) que tal não é possível.
Ou seja, faz-se barragem, e para a população NADA! Para a região, ZERO contrapartidas, para o bem do país pouco, pois a EDP é privada.
Sacrifica-se o futuro duma região para beneficiar uma empresa, EDP sociedade anónima multinacional!
Quem achar bem que diga agora.
Sozinho sou um grão, mas todos juntos seremos uma barreira capaz de travar esta barragem,Salvar a Linha do Tua e acima de tudo,Mostrar ao Gover no e à EDP que a linha é Nossa e não de uma empresa privada!
Salvar todo vale e identidade de um povo e incluindo a linha.
Que eu saiba, e não é necessário ir à universidade, a dita linha é que destruiu o vale à custa de muita dinamite. Antes da linha, sim é que era um vale lindíssimo. Agora, já nada interessa, venha a barragem e afunde para sempre aquela aberração do século passado que destruiu um vale tão lindo.
"Que eu saiba, e não é necessário ir à universidade, a dita linha é que destruiu o vale à custa de muita dinamite. Antes da linha, sim é que era um vale lindíssimo. Agora, já nada interessa, venha a barragem e afunde para sempre aquela aberração do século passado que destruiu um vale tão lindo."
Opinião mais estúpida de sempre.
ora cá temos um Judas anónimo
quanto foi 30 dinheiros ou um bolo engana tolos?
Este último anónimo do dia 20 às 11:49:PM, deve ser de uma inteligência rara... a ser assim como ele diz, ainda hoje devíamos estar na Idade da Pedra Lascada! Ele há cada um!
IL
Verdade nua e crua: - A linha destruiu o vale. Basta ter olhos.Porque razão não aceitam a realidade ? E o burro sou eu ? Hein?
não sei porque é que precisam de chamar burros aos outros para defender a linha. é mesmo típico de quem não tem argumentos.
onde estarão todos os defensores da extinção da linha do tua?
E os que tudo prometeram para o desenvolvimento de Carrazeda com a construção da Barragem?
Onde estão os milhões de euros , os milhares de postos de trabalho, as rendas?
Onde estão os que se comprometeram a colocar o S.Lourenço numa redoma e a tornar o rio navegável?
Será que já fizeram o negócio deles e agora desaparecem?
Espero que não .. Espero que venham defender as "suas certezas"
custe o que custar denunciando quem os aliciou e justificar-se perante os carrazedenses
O autorarro directo demora quase 1h30min entre o tua e o pocinho mas se for o que para em todas as tascas demora quase 2h e meia…
quanto demora o combóio?
só quando lhes desviarem a água da rega do vosso quintal é que dão conta ??? e depois é a sacholada??
Acordem amigos
mario
http://www.diariodetrasosmontes.com/cronicas/cronicas.php3?id=494&linkCro=1
Depois de todo o encanto... vem o desencanto
abraço
mario
Barragens, futebol e outros sebastianismos
Não sou militante radical de nenhum movimento ecologista, como não sou adversário de tudo o que cheire a futebol. Como em tudo na vida, ecologia e futebol, como o sal na comida, quanto baste!
Confesso que senti alguma simpatia pela defesa acalorada que algumas personalidades - dentre as quais destaco o Sr. Presidente da Câmara de Moncorvo - fizeram da barragem do Baixo Sabor. E fui sensível ao argumento de que os ecologistas só aparecem quando há iniciativas e que, quando tudo está calmo, não se vêem por lá.
Após o debate feito na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se discutiu o estudo de impacto ambiental, parece-me que a inicial simpatia não pode permanecer sem uma importante reflexão crítica. Ao que pude ler na imprensa, a maioria dos intervenientes no debate, pessoas com formação científica em diferentes especialidades, desvalorizam aquele estudo, por considerarem infundadas as suas conclusões e errados alguns pressupostos em que se baseavam. É verdade que a crítica dos docentes foi feita pela negativa, desvalorizando o estudo mas sem apresentar soluções ou sequer sugestões alternativas de desenvolvimento. Isto pode levar-me a uma primeira reflexão, que é esta: uma obra caída da generosidade do Governo não é boa em si mesma: ou se justifica tecnica e economicamente ou é aquilo a que se chama um elefante branco. Não deve funcionar aqui o ditado popular de que /“ a cavalo dado não se olha o dente”/, até porque há presentes envenenados.
Mas a verdade é que uma barragem só por si não cria desenvolvimemto e pode nem sequer ser factor de desenvolvimento. Basta olhar para outras e ver os resultados. Que desenvolvimento trouxe Castelo de Bode para a região respectiva? Umas quantas iniciativas oportunistas de urbanização clandestina, campismo mais ou menos selvagem e exibição bacoca de barcos a motor, com as consequências que daí resultam para a própria barragem e zonas envolventes.
Uma barragem, como sabem os transmontanos pela experiência do Douro, pode fazer com que se vejam uns fogachos de actividade económica durante o período da construção, motivada pela vinda de umas centenas de trabalhadores e quadros com salário certo, que alimentarão algum comércio local. Mas, terminada a obra, o que fica são alguns abarracamentos de operários em rápida degradação, esqueletos de máquinas e restos de materiais e paisagens escalavradas que levam muito tempo a recuperar.
Não podemos esperar que o desenvolvimento almejado venha sempre duma obra de grande envergadura, concedida pela boa vontade de um governo ou duma empresa do Estado: O Euro 2004, miragem do ano em curso como a Expo o foi em 1998, já não pode esconder a crise da construção civil que se seguiu à conclusão dos estádios; como não pode alimentar as ilusões dum crescimento sustentado do turismo nacional. O Euro 2004 pode ser uma montra, um cartaz, mas são os agentes turísticos que têm de organizar as ofertas de qualidade que tornem o nosso país un destino de referência.
Barragens, Aeroporto e Banda Larga ajudam a consolidar o orçamento
26/01/2010
Barragens e eficiência energética; escolas, hospitais, creches e lares; banda larga; TGV e Aeroporto (mas não estradas). Estas são áreas prioritárias de investimento assumidas pelo Executivo no relatório preliminar do orçamento do Estado a que o Negócios teve acesso. Em algumas delas é mesmo defendido que poderão ajudar a cortar o défice.
O Executivo adoptou um tom mais cuidadoso em relação à importância dos investimentos públicos: defende que são centrais para relançar a economia, mas evidencia, ao mesmo tempo, a importância de levar em linha de conta os impactos que poderão ter nas contas públicas.
O Executivo reconhece que nem todos os investimentos têm as mesmas virtudes, e salienta que no caso das barragens, do aeroporto e da banda larga, o impacto na contas públicas até pode ser positivo, uma vez que são financiados por privados, mas geram receita fiscal e contributiva.
Quanto aos investimentos da rede de estradas, dos portos e do TGV o executivo reconhece que as receitas que geram cobrem apenas parte dos custos do projecto, mas salientam que há várias atenuantes: aumento da base fiscal e da receita de longo prazo, beneficiam de financiamento comunitário, combatem o desemprego e aliviam os gastos com subsídios de desemprego.
in jornal de negocios
Sr. Mário Carvalho, uma vez que me parece uma das pessoas mais empenhadas de todas quantas por aqui vertem as suas ideias, gosataria de lhe perguntar se sabe ou tem a possibilidade de me esclarecer quanto à empresa da qual deixo o link:
http://www.lenaconstrucoes.pt/?????
correm rumores que o maior accionista desta empresa é o "Eng.º" José Sócrates ( sim o PM), dai que o video seja esclarecedor da alegria quando da visita do mesmo
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=176719&headline=20&visual=9.
"só falta mesmo é o cimento"....
Este País à beira mar plantado está a ficar miserável..os crimes de colarinho branco são uma vergonha...São estes Sócrates e Godinhos e afins que enriquecem à custa de atentados e gastos públicos por vezes fraudulentos.
Sou militante PS com cotas pagas, mas cada vez mais me envergonho da governação do meu partido....
1º a Grécia, e não duvidem que a seguir vai Portugal atravessar um enorme marasmo e ingovernabilidade...
Transmontano desiludido..
Sr. Mário ficarei atento eventual esclarecimento, caso o consiga obter
caro amigo
Obrigado pela questão
lamento só agora responder mas tenho estado ausente
Falou-se nessa ligação nomeadamente quando foi adjudicada a barragem do Sabor a esse grupo
Referia-se também uma ligação a Durão Barroso
Não tenho elementos mas vou tentar
pesquisar
um abraço
mario
se quiser pode começar aqui
http://bracaralendia.blogspot.com/2009/06/ao-sabor-dos-poderes.html
http://o-antonio-maria.blogspot.com/2009/08/portugal-117.html
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