A Caixa do Correio
A Caixa do correio, é um poço de surpresas.Às vezes bem agradáveis, outras nem tanto, mas umas e outras são necessárias à vida e, se as boas notícias fossem em número elevadíssimo, quem acreditava nos maus momentos e nas contrariedades da vida?
Recebi uma carta do candidato do PSD –José Luís Correia- à Câmara de Carrazeda. Já tinha recebido uma outra da candidata independente Olímpia Candeias. Em qualquer dos caos, não eram cartas personalizadas, não tinham o endereço e caiu na Caixa do Correio, por acordo prévio com os CTT que são pagos por essa distribuição domiciliária, assim as cartas são minhas.
Não vou comentar o conteúdo de cada uma, porque são iguais na mensagem e pedem o meu voto.Com a consciência de que é um dever cívico votar, também tenho o direito de resposta a muitas, muitas dúvidas que me surgem na mente. Há muitas e muitas promessas que ficaram por cumprir no passado, pelos candidatos do PSD que foram eleitos e têm gerido os destinos da minha terra.
Dito isto, na minha qualidade de eleitor devidamente inscrito no circulo eleitoral e respectivos cadernos eleitorais, no uso das minhas faculdades para exercer o acto de votar, eu imponho como condição de votar, resposta a estas perguntas:
1º - Qual é o montante da dívida que a Câmara tem?Quantos milhões de €uros e não de cifrões do antigo escudo?- A que entidades se deve tanto dinheiro?!!!
2º - Qual foi a conclusão e o resultado do Inquérito – se este existiu – ao derrube “da placa de cimento” da obra do futuro Museu do Vilarinho da Castanheira? Há responsáveis pelo que aconteceu? Quem são?!!!
3º - Quem sabe o que se passa com o Centro Cívico? O processo no Tribunal, tem solução para breve?! Há esperança que seja inaugurado no decorrer deste ano?
4º - Os Blocos de Apartamentos do futuro “Bairro Social”,junto à capela de Nª Sª de Fátima, estão parados. A empresa faliu. Que solução foi encontrada para resolver em definitivo aquele problema?! O proprietário da obra é a Câmara Municipal, logo quem concorrer à autarquia tem de saber o que se passa e divulgar a solução.
5º - O cemitério novo, encontrou um vizinho amigo. Com efeito, o proprietário do terreno que construiu aquela pequena barragem para aproveitar a água de nascente , para o futuro pomar, deu uma inestimável ajuda, para que o cemitério seja promovida a “Jardim da Saudade” a obra tem autor. Que pensam fazer com este Jardim? Devem aumentar o existente, pois tem condições para isso?
Ainda há muito caminho para percorrer e esta é a 1ª estação da via-sacra, que temos de caminhar rumo ao calvário das eleições autárquicas, outros profetas vão aparecer, e anunciar o seu programa. Cá ficamos à espera e amigos leitores, confesso que já tinha saudades de aqui estar. Pensar na minha terra, no seu futuro e naquilo que é bom para nós, para os nossos filhos e até para os nossos netos.Esta é a hora de denunciar o que não foi feito, e também dar atenção às promessas do que dizem que agora vão fazer.
18 comentários:
Tambem recebi as ditas cartas mas á partida uma grande diferença se pode logo concluir, enquanto uns se apresentam como uma feira de vaidades, daquilo que ao longo dos ultimos anos foram comendo trepando por cima de tudo e todos, outros pelo contrario apresenatm proposta válidas, a da casa da juventude grande ideia, venha ela e o mais rápido pissivel. outra grade diferença que encontramos logo na apresentação é o soglan, enquanto a candidata se apresenta como sendo ela o centro das atenções, ela é a faz tudo, outro apresenta querendo por em primeiro as pessoas. Por isto ve-se logo a grande diferença entre ambos. um tem um projecto para ela, a ambição do EU, outro pelo contrario quer tranalhar para as pessoas. Agora é só escolher.
Não sei que tem a ver a sua caixa de correio com a regionalização!
Mas terá a ver com os candidatos que já lhe escreveram, mesmo que estes não falem em regionalização!
REGIONALIZAÇÃO, MINHA TERRA MINHA GENTE!
Acho que nada se deve impor para acedermos ao voto, a não ser uma coisa, - QUE A DEMOCRACIA EXISTA E ELA ENCERRE O RESPEITO PELA DIFERENÇA -.
Por exemplo, que os funcionários e mesmo as restantes pessoas não seja pressionadas a votar em quem quer que seja, sem ameaças e ou falsas promessas, como sei que tem acontecido.
Não cabe na cabeça de ninguém com bom senso, que as pessoas ligadas ao poder político existente em carrazeda, pressionem da maneira verificada e já denunciada!
Esta minha terra e esta minha gente merecem bem mais do que simples "penetras" quais insolentes que pretendem trepar, atropelando quem pela frente se lhe apresente como obstáculo aos seus intentos políticos,só porque desejam alcançar o poder para uma vez aí chegados exporem suas vaidades e formas mais ou menos "jeitosas" de estar na sociedade.
São os chamados penacheiros!
Estes não se preocupam com alguns pecados mortais existentes no Município, que carecem de boa resolução e que o Senhor Manuel Barreiras Pinto quantifica como sendo cinco:
- Montante da dívida do Município
- Inquérito ao museu de Vilarinho
- O que se passa com o C. Cívico
- Os blocos de apartamentos sociais
- O novo cemitério
Mas são muitos mais os "pecados" do actual e passados poderes políticos que servirão para em ocasião apropriada sobre eles nos debruçarmos e sobre eles todos, relatarmos a nossa abordagem.
Quando falo nesta minha terra e nesta minha gente, não posso deixar de me referir aos passeios políticos dos idosos e alguns menos idosos que hoje partiram para a MALAFAIA, onde vão comer sem conta nem medida!
Creio que o presidente da Câmara já nem liga a estes gastos, pois no meio de tanta desgraça financeira...
Até já duvido que ele saiba destes mesmos passeios, tal a sua indiferença ao que se passa!
Ora havendo a consciência, principalmente por parte dos senhores presidentes de junta, que a Câmara Municipal atravessa uma horrorosa "via sacra" financeira, como é possível que não haja ninguém que diga aos idosos para refrearmos gastos com este tipo de esbanjamentos!
Eles seriam os primeiros a compreender e a aceitar que a moderação seja o caminho!
Mas não, entendem estes irresponsáveis que se a crise existe no Município, vamos então acabar com ele, não olhando a meios para atinjir os fins, em Outubro próximo.
Acho que estas pessoas ao deslocarem-se, ao "passar" as refeições de desgraça/Município, deviam sentir-se mal ou pelo menos, acordar para uma realidade que só o meter a cabeça na areia, por momentos pode iludir.
Com os meus 65 anos já podia ir comer e passear à borla.
Merecia-o como todos os que foram acabam por merecer, mas encontrar-me-ia muito mal com este "pecado" mortal do presidente da Câmara e dos presidentes de Junta.
Os idosos não têm culpa, mas os políticos, esses, meus caros amigos...
Depois damos com todos estes "penetras" a comentar que o Presidente da República leva muita gente aos Países que visita ou que o primeiro ministro não modera as suas inaugurações, etc.,etec..
Ora vejamos esta farsa e estes farçolas!
Caramba!
Este Carrazedense parece-me ser o Dr. Lopes Matos!
Não sei bem, mas...
FARÇOLAS, bem dito!
Quando cada um puxa a brasa à sua sardinha, já com o lume muito brando, é um desespero vermo-nos com fome e ter de comer a dita quase crua!
Até há quem goste!
Sim Senhor, o município, não em brasas mas a entrar em rescaldo, pronto para a demolição e posterior limpeza do que ainda restará do esqueleto, ainda faz uns curativos aqui e ali como agora fez com os nossos mais velhos, oferecendo-lhe comida e viagens!
(Não, deve ser para fazer o frete aos das carreiras para que comprem carros novos no futuro para os nossos alunos).
Será o esgotar dos cofres?
Pode muito bem ser!
A meu ver será muito pior!
Gostava de ouvir e ler o que terá a dizer Olímpia Candeias, Nuno Carvalho, Augusto Faustino e José Luís Correia, pelo menos estes, já que não se sabe quem sejam os outros!
Não me venham todos dizer, que, bem... enfim, os idosos precisam depois de uma vida de trabalho e sacrifícios, blá, blá, etc. e que mais sim senhor.
Esse é discuro chamado politicamente correcto, pois todos concordamos que sim, os nossos velhos mereceriam muito mais e até viajar de avião ou arranjar modo de os mandar a França, Suiça, Bélgica, Andorra, Luxemburgo, Alemanha, Brasil, Canadá, onde todos têm emigrantes familiares...
Logo que tal demanda não signifique formação de filhos ou netos...
isto a propósito de um dos viajantes a Malafaia...
Por aqui a respeitável Senhora anda muito mal, muito pesarosa com sua doença, quando diz aos vizinhos e amigos, ANDO MUITO MAL, NÃO POSSO DESTA MALDITA COLUNA, COM DIABETES QUE ME CORROEM A ALMA..., os ossos...que até o fresco da Igreja faz mal...
Mas o "diabo" também terá, para ele, coisas boas. Dizia-lhe o neto, MINHA AVÓ GOSTAVA DE A VER NO MEU FIM DE CURSO NESTE FIM DE SEMANA NA CAPITAL DE PROVÍNCIA...!
Diz-lhe a avó, meu filho, não posso, é muito longe e a minha coluna não deixa e também "os" malditos ossos, a diabetes não me larga..., os remédios que é preciso tomar a horas!
Mas depois lá vem o convite Municipal para a MALAFAIA e então para aí, sim senhor, é mais perto
melhor estrada, mais conforto, ar condicionado e é uma pândega de barriga cheia!
E se na Malafaia houver uma boa sardinha, então ainda será melhor!
Mas o neto, coitado, ficou desde logo cabisbaixo, triste porque muito desconsiderado...o pai e mãe do neto ficaram até ofendidos...
Depois estes queridos velhos "doentes/gaiteiros" ainda se queixam da vida dos mais novos, quando, afinal, mesmo sem querer, os desprezam a este ponto, só porque os políticos se prestam a esta divisão familiar, acenando com iscos de reconhecida irrecorribilidade!
ASNEIRA! MAIS UMA VEZ NÃO OLHAM A MEIOS PARA ATINGIR SEUS FINS!
Bom mas a pergunta que se deve fazer, é afinal, em repetição: "
Será que ninguém acorda para a realidade financeira em que vive o nosso Município?
JÁ VALE TUDO!
Respondam-me os candidatos a políticos!
Não me respondam os filhos, netos, compadres ou afilhados do poder, nem sequer os que se perfilam para a caravana!
Esses eu já sei o que vão dizer!
E não me venham com esta do "primeiro as pessoas", numa de "fumaça" à Pinheiro de Azevedo!
SEJAMOS DE FACTO, SÉRIOS para bem do nosso querido concelho!
A casa da juventude grande ideia!!!
É, mas não desses senhores, porque essa já surgiu pelo menos há 4 anos, vejam os programas de 2005 e depois vejam de quem são as ideias ou as cópias!
Mas que venha ela, que estou à espera!
ò sr Manuel Pinto quê interesse isso tem? Não vê que o Povo compra-se com sardinhas e viagens de autocarro pagas pelo próprio povo.Espero que não acabem as sardinhas até Outubro.
A melhor maneira de escolhermos o futuro presidente não é pelas promessas de cada um, com as finanças que temos não haverá muito dinheiro para grandes obras, será tempo de acabar de pagar as que já estão feitas. Então o importante é vermos a história de vida de cada candidato, as suas qualidades, os seus defeitos, o sua capacidade de trabalho, os seus valores pois os tempos que aí vêm são muito dificeis e por isso precisamos antes demais de um presidente honesto, correcto, trabalhador, frontal, corajoso e duro no sentido de ser capaz de arrumar a casa antes de pensar em obras....além disso cada obra a fazer deve ser avaliada e verificar que mais valias pode trazer para o concelho... pois elefantes brancos que nos levam o dinheiro e não contribuindo para desenvolver o concelho já temos que cheguem
Por isso caros carrezedenses não vão em promessas vãs... como diz o nosso povo: de promessas está o inferno cheio...escolham antes um candidato que seja acima de tudo uma pessoa bem formada, integra....
antónio
Pelo que sei os candidatos todos são bem formados ou não são?
Muito dos que aqui escrevem é que não t~em educação nenhuma...
Bem os dados estão lançados....
Já começou a epoca das bandeiras este fim de Semana já vi o Sr. Candidato Jose Luis a fazer campanha com as bandeirolas do PSD.
Começam cedo será que algo os assusta? Ou será alguém?
Sigam a "CANDEIA" que nos ilumina!!! CARRAZEDA PRIMEIRO!!!
Olhe que há muitas excepções caro anónimo! Por isso, medite bem, antes de publicitar os seus comentários.
Carrazedense
Como Municipe sou claramente contra o despesismo e se todos pensassem bem tanto os idosos como as pessoas mais novas talvêz Carrazeda e o País não tivessem chegado a este caus.
Vejamos a título de exemplo três situações.
1ª-Na questão dos idosos é mais que evidente que é e sempre foi a caça ao voto,mas para se respeitar um idoso não é necessário levá-lo a passear,quando depois se passarem por esse mesmo idoso na rua nem sequer têm um bom-dia para lhe dirigir e nem já o conhecem.
2ª-A atribuição do Rendimento Social de Inserção que na maior parte das vezes é atribuido a quem tem boa saúde para trabalhar, mas sofrem do mal do cão e quem paga é o Governo, mas para ser assim já nós lhe pagamos primeiro com os nossos impostos.Aqui isento de culpas o Governo pois quem tem por obrigação de averiguar as situações serão as Assistentes Sociais que são quem conhecem o meio em que eles se encontram inseridos.
3ª-Os cursos consecutivos de Formação Profissional cujos formandos são remunerados.
Ora bem,eu não sou contra os cursos mas há tantos anos que eles funcionam e ainda não vi que nenhum formando aproveita-se do que aí aprendeu para criar o seu posto de trabalho ou quem sabe até mais.Resumindo, a ideia de frequentar esses cursos é só uma, (GANHAR DINHEIRO SEM FAZER NADA).A meu ver eles deviam ser obrigados a fazer uso daquilo que aprenderam.
Têm o exemplo de um grupo de Senhoras em MACEDO DE CAVALEIROS que frequentaram um curso de compotas e licores e hoje os produtos até já são exportados,porque não seguir este exemplo cada um a nível do curso que frequentou? são estas e outras que nos levaram a esta situação pois o que se passa em Carrazeda se passará a nível de País. E depois se o formando que se inscreveu é da cor entra se não é fica de fora.
E ASSIM É A DEMOCRACIA QUE REINA NESTE PAÍS.
O Prof. José Luís tal como outros que o quiseram acompanhar juntaram-se para apoiar o candidato do PSD para o Parlamento Europeu, ou será assim tão estranho?
Manuel
O prof. José Luis , levava a bandeira que SEMPRE fez parte da sua vida politica... outros há ,que não fazem ideia do orgulho que é trazer uma bandeira seja ela de que côr for!
E alguns que andam com o Zé Luís e já levantaram bem alto outras bandeiras?
Porquê levantar agora a do PSD?
Porque será?
Diga-me!
Tem razão o anónimo do dia 5 de Junho, pelas 12:28:00 horas. BOA OBSERVAÇÃO. O resto vem depois. Não é verdade?!...
Claro que o resto vem depois!
E o "resto" que o meu caro refere viria ou virá (?)logo a seguir às eleições, nunca é coisa pouca!
Efectivamente, se o(a) porta bandeira for licenciado(a) ou aproximadamente licenciado, espera-lhe de certeza absoluta, um lugar de nomeação política!
Se não for licenciado, portador do 12º ou de curso profissional, vai para a limpeza com promoção lateral automática!
Ainda há a possibilidade de contratos com prazos convenientes que na circunstância darão para tudo como por exemplo para piscinas, para inventada cultura ou desporto!
Nem importa sequer a debilidade financeira!
O que conta é o freguês ou freguesa!
Hoje, infelizmente, os princípios da probidade não existem, pois foram ultrapassados pela ânsia de chegar depressa ao consumismo desvairado!
E quando os exemplos nos chegam de gente com alguma formação académica, permitem que toda a sociedade os copie de forma absolutamente tresloucada!
"Como um curso que decorre no concelho, inventado para fora de horas e descaradamente dar dinheiro ao formador, mas também aos formandos, que não se formam em coisa nenhuma, apenas e ultrajantemente, fazem mutuamente o denominado frete de frequência, retirando dinheiro ao Estado, o mesmo que dizer a todos nós!"
Esta maquinação é intolerável!
Qual é por ex: a formação do formador para tamanha demanda?!
Assim se faz (todos permitimos) uma sociedade "chusma", de errância política a que Mário Soares, brandamente, um dia se referia dizendo: -Só não mudam os burros!
MAS ELE NUNCA MUDOU!
Não olhar a meios para atingir fins, pode aplicar-se a este contexto de vida política em Carrazeda!
Esta a normalidade política em Carrazeda!
Peço desculpa, mas a carapuça serviu a alguem?
Eu referi Só e Apenas o Prof.José Luis. O resto é-me totalmente indiferente.
Se calhar tambem ainda não sentiram o orgulho que o mesmo sente!
E referiu muito bem!
Ou pensa que o "seu menino" é apenas peça única a não caír da mesa dos legos?
É "tão..." como todos os outros e já deu exemplos disso!
Já foi isto e aquilo e mais isto e mais aquilo, para o bem e para a mal...
Ou pensa que o curriculo apenas se preenche com o que se lê?
Bem , bem!
Enviar um comentário