Para ouvir o debate realizado ontem em Bragança sobre a linha do Tua siga esta ligação
O partido ecologista "Os Verdes" quer que a Assembleia da República obrigue o Governo a desencadear um processo de classificação da Linha do Tua como património nacional, que poderia proteger a ferrovia da barragem de Foz Tua.
O presidente da Câmara de Mirandela (PSD), José Silvano, considerou que daqui por poucos anos todos irão constatar que uma ligação ferroviária seria mais importante para a região do que uma auto-estrada.
...Segundo o autarca, construir uma linha de caminho-de- ferro no Distrito de Bragança, com ligação a Espanha custaria "apenas um terço do valor da auto-estrada"
Acusação:
Segundo o Público o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, acusou ontem os autarcas e responsáveis políticos da região de se demitirem das suas responsabilidades de debater e escolher as melhores soluções para o futuro da região. "Não sabem o desenvolvimento que querem", acrescentou. As afirmações foram feitas à margem do debate promovido pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua, que teve pouca participação, inclusive por parte dos autarcas das localidades onde ainda passa a linha que será submersa pela projectada barragem da Foz do Tua.
12 comentários:
Parabéns mais uma vez ao José Mesquita pelo cuidado comque leu a notícia e a transcreveu
abraço
mario
como se podem deturpar afirmações!
O Dr Silvano disse:
"Daqui por 10 anos veremos qual é mais sustentável para a região: se a linha ferroviária ou a auto-estrada", disse o autarca social-democrata.
Embora o seu concelho seja um dos directamente beneficiados pela auto-estrada, Silvano considera que a nova via vai ter o mesmo efeito que o actual IP4.
"A auto-estrada há-de beneficiar três concelhos e deixar nove de fora ", afirmou, considerando que vai agravar ainda mais o fluxo de fuga da população do distrito para os três concelhos do eixo da auto-estrada (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela".
Segundo o autarca, construir uma linha de caminho-de- ferro no Distrito de Bragança, com ligação a Espanha custaria "apenas um terço do valor da auto-estrada".
o título do Marão online é
LINHA DO TUA: Autarca de Mirandela diz que ligação ferroviária é mais importante para a região do que auto-estrada
Qual o objectivo de deturpar tão grosseiramente? Incompetencia? E quem paga?
basta ouvir a opinião do Dr Silvano , na integra no sítio que o José Mesquita sugere
mario
RTP1
Pros e contras .. Referendo linha do Tua
Dr Silvano
neste site encontra-se a posição do Dr Silvano
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/
cumprimentos
mario
Este homem é ùnico. Mirandela teve a sorte de ter um Presidente que colocou Mirandela no Mapa, infelizmente falecido. Agora este homem de pequena estatura, mas sem papas na língua e que defende a linha do Tua. Eu também sou a favor da continuação desta histórica linha e só lamento que as autoridades do meu concelho, se alheiem dos problemas, mais esquecendo até promessas feitas. Porque as Termas de São Lourenço do concelho de Carrazeda de Ansiães, se tivessem outras condições, agora que foram oficialmente reconhecidas - a tal Barragem do Tua, não podia ser construída, pois irá dar cabo das nascentes das àguas que têm propriedades medicinais e curativas. Mirandelenses votem "Sim" no referendo à manutenção da linha do Tua Portugual vai agradecer e os nosso netos também, José Silvano está a escrever uma página dourada na história do Nordeste Transmontano, força amigo.
Sr. Manuel Pinto está mal informado,a albufeira da barragem não afecta as nascentes de São Lourenço.
A paisagem com a albufeira fica mais enriquecida, vai ver!! MJ
MJ
como é que sabe
leia atentamente o EIA e vela quias são os benefícios para o local versus os prejuízos
O que está a fazer é enganar os outros informe -se e informe
ou então assuma a responsabilidade do que diz
É de facto uma realidade que as pessoas só não vêem porque não querem, ou seja, a verdade é só uma, a cota que presivelmente vai ser aprovada é a cota média, a qual em nada afecta a aldeia/Termas de S. Lourenço, pois ela é bem visivel no terreno (calçada de acesso á "estação/apeadeiro"), marcada a vermelho.
Deixem as simpatias politicas para trás, não atrasem o desenvolvimento, ao contrário, promovam-no.
M.F.
Qual é a cota média que presume seja aprovada?
Ninguém sabe e se alguém pensa que presume saber por alguma fuga de informação isso só significa que se estão a marimbar para o estudo de impacto ambiemtal.. ou seja já está aprovado antes de estar .. ou seja é tudo uma farsa ..é isso que pretende dizer senhor anónimo?
Quem lhe garante que as águas termais não fiquem afectadas?
o próprio estudo que foi apresentado à Camara pela Edp colocava resevas e a necessidade de monotorização .. e depois de a albufeira estar cheia se houvver alterações e se não for possível continuar a menter a qualidade termal edurativa das aguas o que é que se pode fazer? destruir a barragem?
Sugiro mais uma vez que façam o favor de ler, estudar e discutir o Estudo de Impacto ambiental e os anteriores e depois tomem uma posição consciente e responsável e preferencialmente sem ser no anónimato para que cada um assuma no futuro..
cumprimentos
mario
Há cada inteligência!
Se os furos que alimentam as termas, descem na vertical cerca de 65 metros, que é onde se encontra o aquífero principal, as águas da "represa" mesmo na meia encosta não se infiltram para o aquífero?
Ou é preciso fazer-lhes um desenho?
Caro Mário, a cota média, está marcada no terreno, se é defensor das Termas e do seu desenvolvimento, deverá saber, que a água termal provêm do interior da terra, tanto assim é que ela nasce/brota de um buraco, por detrás do tanque onde ainda hoje tomo banho.
A água da albufeira da Barragem que venha a ser contruída, e segundo as regras da física, penso não prejudicarem em nada as qualidades da água termal, pois sabe quantos metros de profundidade tem os furos artesianos de propsecção e aumento de caudal das águas termais têm? Se não ábe informe-se, acercam-se da linha de água do rio, mas se for ao local verificará que o sentido longitudinal dos furos são na direcção do interior da serra e não no sentido do rio, quem assistiu á sua abertura, como eu, pode ver como foi.
Sabe por acso, onde é a nascente que deu origem ás termas? vulgas termas velhas, onde se encontra ainda um tanque?, situadas algumas centenas de metros no sentido do Amieiro, mas mais acima das atuais termas?
Se sabe tanto ou mais do que isto diga-o e fundamente-lo com a sua sabedoria!
Anónimo respondeu
Não é nem pode ser por acaso que o impacto ambiental, fala, como diz o anónimo "mário" em monotorização das águas termais.
Este Senhor anónimo fala apenas de "opinião" e não sabe realmente o que diz quando fala de nascente velha que fica no sentido do Amieiro, a umas centenas de metros acima.
Essa nescente "velha" não fica acima nem abaixo, mas sim ma mesma quota do tal tanque onde ainda hoje toma o seu banho, a uma distância de cerca de 500 metros.
Se o Senhor assistiu à abertura de furos para prospecção, deve saber, ou melhor, deveria saber, que o furo alimentador do que seria a nova estância termal, se encontra aberto na vertical e não no sentido "montante" como afirma.´
Também não é verdade que a profundidade do tal furo aberto na vertical atinja a linha da água do Rio Tua, mas sim atingem 65 metros!
Para já é tudo!
Pois é,TERMAS DE S.LOURENÇO para cá TERMAS DE S.LOURENÇO para lá, todos falam mas não vejo ninguem com capacidade de formar UM MOVIMENTO pela defesa
das mesmas.Que venha pedir responsabilidades ao SR EUGÉNIO DE CASTRO e também ao SR PRESIDENTE DA JUNTA DO POMBAL.Toda a gente sabe há quanto tempo está prometido o seu desenvolvimento.
Ora se esses dois Senhores tivessem sido honestos e tivessem cumprido o prometido,claro que hoje haveria outra força para travar a barragem.Só para exemplo:
Porque gastou o sr EUGÉNIO DE CASTRO tanto dinheiro com ESTUDOS,ANÁLISES,DESLOCAÇÕES,AS EXPERIÊNCIAS QUE CHEGARAM A SER FEITAS COM PESSOAS PARA SE CHEGAR À CONCLUSÃO DAS SUAS QUALIDADES E PODER CURATIVO,QUANTAS VIAGENS FORAM FEITAS AO PORTO PARA FAZER AS REFERIDAS ANÁLISES?
E depois de tudo isto o sr presidente da câmara ao surgir a construção da barragem não se envergonha de defender a cota máxima?Por amor de DEUS sejam homens e metam a mão na consciência se é que algum deles a tem.Onde está o O GRANDE AMIGO DAQUELAS TERMAS QUE FOI QUEM DEU OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO,PARA BEM DA SUA TERRA E TAMBÉM DO SEU CONCELHO?
Já sei,desiludiu-se e abandonou a causa.haja união entre os POMBALENSES,pois a união faz a força.
Queria só fazer uma pergunta ao sr eugénio de castro que é a seguinte?
Porque não fêz e agora que
está de saída quer deixar o caso sem solução para quem o venha a substituir?
É PRECISO SER-SE BEM RUINZINHO ou então se elas estivesem no vilarinho!!!...
Enviar um comentário