“…eu sou, como sabeis, um defensor dos fracos e um compadecido das misérias do mundo. A toda a hora e a todo o instante penso na maneira de resgatar o povo da ignorância e da fome, da escravidão e do embuste, para o que não perco nenhuma das ocasiões que se me ofereçam para atenuar essas misérias….”
(Tomás da Fonseca in Bancarrota Ed. dest. ao Brasil ; P. 23)
- Esmoreceu o entusiasmo pelos candidatos às próximas eleições autárquicas. De qualquer modo considera-se que, dos candidatos propostos, o que tiver mais altura parte em vantagem pois acredita-se que, no poço em que vai cair, talvez tenha mais hipóteses de não se afogar.
- Com mais entusiasmo, discute-se sobre quem virão a ser, a primeira dama, segunda e terceira.
- O objectivo é o de poupar energia. Vão ser colocados diversos sensores em locais com iluminação pública, com pouco uso. Dão-se os exemplos: - Parque de merendas do Pinocro, zona envolvente e interiores das piscinas, fontes luminosas, adros das igrejas e capelinhas iluminadas, que só serão activados quando passar gente. Esta iniciativa vai ser também tomada nas esculturas públicas. Longe vai o tempo em que a Escultura do Escultor Alberto Carneiro, era o local mais bem iluminado do Fundo da Vila. Aquilo que possuía mais de uma dúzia de focos luminosos está agora reduzido a cinco.
- No momento em que se escreve, acredita-se que os nossos funcionários autárquicos já tenham recebido o decimo terceiro mês. Julga-se que esta decisão administrativa terá resultado de um milagre da sra. dos milagres. As dúvidas, sobre se havia dinheiro disponível, surgiram quando o Nosso Primeiro começou a sugerir que todos jogassem na Lotaria do Natal.
- Vai ser contratado em “part-time” a Presidente de Junta da Freguesia vizinha de Carlão para se responsabilizar pelo uso das Termas de S. Lourenço. Tal decisão deve-se ao edital ali colocado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pombal que não assume qualquer responsabilidade sobre o uso das águas termais. Como pagamento por esta tarefa, foi-lhe prometida uma percentagem do ordenado mensal que recebe o Presidente da Freguesia de Pombal de Ansiães.
- Entretanto confirmam-me que, em geral, estão mais gordinhos os nossos Presidentes de Junta. È a opinião de quem esteve a assistir à mais recente Reunião de Assembleia.
- Relativamente ao Presidente da Junta de Freguesia da Vila, ainda aparece, de vez em quando, quem pergunte qual será a opinião deste sobre o que vai acontecendo por cá.
- Desta vez vão todos à Ceia de Natal. Só falta confirmar a presença do Sr. Presidente. Da festa consta a programação da iniciativa de condecorar os funcionários mais trabalhadores e dedicados. Pelos vistos o funcionário mais trabalhador, seleccionado este ano, terá sido o coveiro. Perguntarão Vossas Excelências! Qual coveiro?
- Esteve muito bem servido o Jantar de Recepção aos Professores. Todos ficaram a conhecer, pelo menos, a riqueza gastronómica do restaurante de serviço.
- Aposta-se já em acertar sobre qual terá sido o acontecimento do ano. Há quem sugira a cerimónia da inauguração da Piscina Municipal Coberta. Outros consideram que mais importante foi o seu fecho.
22 comentários:
Há algo que me deixa intrigado e que tem a ver com a falta de reacção do Presidente a tanta crítica de que tem sido alvo. Primeiro porque algumas coisas são ditas sem fundamento sério. Por outro, muito do que aqui se diz mereceria, de imediato, os esclarecimentos dos responsáveis porque, de facto, são críticas justas e oportunas. Os municipes têm o direito de ser informados e esclarecidos sobre a actividade do municipio. Para quando é que o sr.Presidente decide levantar o véu e promove uma resposta clara sobre os vários assuntos aqui levantados? Mesmo aqueles que continuarão seus amigos quando e se alguma vez admitir o seu falhanço gostariam de o ver assumir eventuais erros na gestão da CM e esclarecer tantas dúvidas que assolam aqueles que ainda confiam em si. Não desiluda a maioria que o apoiou. A democracia passa também pela prestação de contas às minorias que devem ser respeitadas e têm o direito a ser devidamente esclarecidas.O respeito que lhe devemos pelo trabalho que realizou (sabemos que foi algum)implica a assunção de responsabilidades por aquele que, por motivos que nos explicará,não foi capaz ou não o deixaram fazer. É humano e continuará a merecer a nossa muita consideração.
o presidente nem sequer se da ao trabalho de responder porque a pessoa que escreve isso é simplesmente uma pessoa que nunca conseguiu ser ninguem na vida e por desgosto escreve mal dos outros, apenas o que sabe fazer.... nao levem a mal este sr. deixem no libertar as suas maguas. um grane amigo seu....p
Carrazeda no seu pior tem filhos destes, que tentam confundir a democracia com a ideia de que não concordar significa libertar mágoas!
Que mágoas?
Só se forem as mágoas proporcionadas pela falta de de democracia por parte daqueles que a devem promover e praticar, mas não o fazem pela prepotência que colocam em tudo o que fazem, ou não fazem!
Estou muito admirado de ainda existir alguém que defenda o actual executivo desta maneira, pensei que até os "bandeirolas" da campanha já tinham baixo os braços, mas afinal enganei-me ainda há um que trás a bandeira na frente dos olhos! será que há mais?! Tenham dó, já chega de tanta porcaria.
O que já chega é de tanta falta de EDUCAÇÃO!!!
Em vez criticarem tudo e todos, trabalhem, rebanho de desocupados!!!
Em terra de cegos, só não vê quem não quer ver.Que o Presidente tem muitissimos adeptos e seguidores da sua obra, é inquestionável.Que pouco fez e pouco se importa com isso é notório. Veio da Madeira vacinado contra qualquer tipo de criticas e não tem reação às mesmas.Diz que não lê os Blogues, mas sabe que os criados o trazem informados e ai deles, que lhes corta a ração para as próximas eleições, excluindo-os da sua esfera de influência. Carrazeda vive numa ditadura disfarçada em que qualquer soba presidente da Junta de Linhares, usa e abusa do poder, até brinca com o poder judicial e na Cooperativa de Carrazeda, está o exemplo mais recente de atropelos a esta democracia, encoberta.Saibamos nós anónimos desocupados entender os pobres inocentes, dependentes de salário, e que HC continue a obrta e acção de com fina ironia, nos fazer sorrir neste deserto de ideias do dia a dia em Carrazeda.
Eu penso que no que respeita ao comportamento do SR Presidente no que respeita às criticas que lhe fazem, ele não tem outra alternativa senão render-se às evidências.
Se no final do mandato ele fizer um exame de consciência e acho que o deve fazer, até só por aquilo que prometeu fazer e não fêz.
Ele não pode dizer que não mentiu pois em muitos casos isso é mais que evidente,salta aos olhos de toda a gente ,só não vê quem for cego ou não quiser ver.
Mas o mais caricato no meio disto tudo é que segundo li na comunicação social nomeadamente no JN é que houve verbas que estavam destinadas para certos investimentos e tiveram que ser devolvidas.O SENHOR PRESIDENTE DEVE UMA EXPICAÇÃO AO CONCELHO OU A PARTE DELE,se o não fizer essas pessoas nunca lhe podem perdoar.
Se calhar até estava na altura de o fazer pois pelos vistos o mandato dele está mais que terminado.ELE que me perdoe a franqueza mas nós que o elegemos não lhe mereciamos tanto desprezo.
Contudo desejo-lhe desde já um FELIZ NATAL E QUE O NOVO ANO LHE TRAGA SAÚDE PARA VER SE AINDA CONSEGUE CUMPRIR ALGUMA DAS PROMESSAS QUE "FÊZ".
eu apoio este ultimo comentario, deixem de andar a criticar tudo e todos e façam alguma coisa na vida, trabalhem que é isso que o nosso pais precisa, gente que trabalhe nao é como este sr helder que nao faz nada so sabe criticar tenha o va trabalhar e deixe se de criticas
O Professor Helder Carvalho é mesmo diabólico e tem um sentido de humor formidável louvo-o por isso.
Realmente temos que ter alguém que nos incentive a lutar pelos nossos direitos,mas parece-me que alguns nem assim lá vão das pernas,coitados são tão fracos de espirito por isso não admira.
Mas há uma coisa que eu espero é que nem todas estas" MENTIRAS SE CONVERTAM EM VERDADES".Não sei se dá para perceber,espero bem que sim.
SR Professor aceite os meus agradecimentos por nos dar esta oportunidade.
Já que não temos o que precisamos e nos prometeram tenhamos ou menos bom humor.
Até à próxima.
Á cerca de vinte e cinco vinte seis anos no salão da Escola Secundária desta Vila hoje ESCOLA E B 2 3 assisti a um espectáculo musical promovido pelos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS onde um grupo dedicou um hino a CARRAZEDA do qual nunca me esqueci.Não sei se mais alguém de recorda.Era assim
Implantada num planalto,Carrazeda de Ansiães,
Serena guardas de alto o teu povo e os teus bens.
Tens Castelo vários rastos de uma história enriquecida
Testemunhos já tão gastos de outras vidas outros passos que passado deu guarida.
refrão:
Teu Povo é de grande fé,
gosta de dar e de brincar,
A trabalhar no seu quinhão não verga não se tem razão.
LALALALALALALA.
Tens ao lado o Rio Douro e do outro o Tua tens,
Todos te querem tesouro Carrazeda de Ansiães.
Quantas vezes em ti penso,
lembro aquela ocasião, nas TERMAS DE S.LOURENÇO velho recanto um encanto num belo dia de verão.
REFRÃO.
De então para cá duas coisas mudaram.As TERMAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ABANDONADAS E O POVO DEIXOU-SE VERGAR.
É mais que lógico que o Senhor Presidente deve antes de deixar o mandato dar explicações aos Municipes sobre o que não fêz e prometeu fazer,e também porque é que a CÂMARA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES é a mais endividada do País.
Eram de admitir as dividas se se vissem as obras, o pior é que é o contrário,as dívidas existem e as obras onde estão?
Claro que esta situação só pode advir de uma desgovernação e de um desleixo total por Ele e pelas equipas que formou ao longo de todos os seus mandatos,não só como Presidente, mas também como vice de alguém,tenham paciência mas as coisas têm de ser assim.
As pessoas só devem aceitar certos cargos se se sentirem com competência para os desempenhar,caso contrário deviam seguir outro rumo na vida e não estragar a dos outros.Realmente é bem triste,dizer que só somos grandes no que é mau.
MÁ SORTE TRISTE SINA.
Uma vez mais não sou surpreendido por o motivo de CARRAZEDA DE ANSIÃES ser noticia pela NEGATIVA, isto porque basta pensar simples, perguntar o que interessa e discutir o que se deve fazer e vocês perguntam, perguntar o quê? então conterrâneos vos digo só algumas: Porquê do exodo da maior parte das últimas duas gerações? Razão da falta de investimentos em Carrazeda? Qual é a maior entidade empregadora do Concelho? O que foi feito nos últimos 20 anos em prol do desenvolvimento do turismo e demais serviços e meio empresarial com os recursos que o concelho tem?
Porquê é que só são feitas obras ou obrigatórias senão o dinheiro não vêm ou outras que são de fachada? Mais tarde não faltará quem acrescente esta lista infinita de perguntas, mas uma não posso deixar de fazer uma mais, QUEM È/SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ISSO?
Os responsáveis são aqueles que todos estes anos andaram a mamar...
Não sejamos patéticos sob pena de cairmos no ridículo e perdermos a razão que nos assiste. À CM incumbe proporcionar aos seus munícipes a qualidade de vida a que todos têm direito. Ser-se natural e residente numa vila do interior, como a nossa, implica, à partida, estarmos completamente votados ao abandono do poder central e aonde não chegam as políticas de emprego que vêm reflectir-se no resto do ªPaís. A CM deve, à semelhança do que até outras do litoral fazem, ser uma entidade empregadora para beneficio dos residentes (familiares, comércio e serviços...) substituindo-se ao governo central de quem recebe, aliás, verbas que as CM distribuem pelas políticas que implementam.
A crítica pela crítica não é sensata e dispersa-nos por aquilo que não é o essencial, denotando, até, alguma inveja do bem estar que o emprego camarário proporciona a muita gente.
Aquilo que deve, na minha opinião, prevalecer é uma crítica construtiva pela ausência de políticas que tornem úteis muitos dos funcionários municipais e os coloquem no caminho da motivação e do gosto de bem servir os munícipes e o seu concelho.
Relativamente às obras que alguns apelidam de "fachada" e sem lhes vislumbrarem qualquer utilidade, a única coisa que me ocorre é lamentar que tenha alguns conterrâneos e amigos com vistas curtas e que, afinal, o que mais desejam é ter motivos para dar largas ao seu descontentamento da forma que não é, seguramente, a mais eficaz e, sobretudo, a que mais beneficie o nosso concelho.
Não são os seus conterrâneos que desejam dar largas ao seu descontentamento. Os seus conterrâneos o que mais desejariam era não ter motivos para dar lar largas ao seu descontentamento. Mas infelizmente, basta olharmos à nossa volta para cairmos na triste realidade: Carrazeda estagnou. Carrazeda ficou na cauda do desenvolvimento de todos os concelhos transmontanos e possivelmente do país (pelo menos, é das mais endividadas sem que se vejam obras significativas!). Carrazeda caiu num cinzentismo ambiental, cultural, político e, em termos gerais, até mental. Ora, é preciso apontar o dedo, sem medo, ao principal culpado de tanta ineficácia, tanta incompetência, tanta mentira travestida de festarolas e merendices. Esse culpado tem um rosto e um nome: eugénio de castro (assim mesmo, com letra pequena).
O último anónimo ou ainda é do bom tempo,ou então entrou pelo exame da cunha.
Pense bem e veja o que poderiamos ser e não somos.Faça de conta que é cartomante e diga-me o que nos reserva o futuro com pessoas com esta mentalidade de desenvolvimento.
Abra os olhos e não tente atirar areia para os dos outros.
DD.
É com alguma ironia que vejo este comentário, desculpando a Camara Municipal e o seu executivo da capacidade empregadora, ao mesmo tempo que diz e bem que deve implementar politicas de desenvolvimento e emprego, mas não é substituindo-se ao comércio, bens e serviços e produtividade que se consegue dar mais bem estar ás familias e desenvolver o comércio.
Pergunto-lhe quais os incentivos que a Camara põe ao dispôr dos potenciais investidores na região? qual a disponibilidade de terrenos industriais e os seus custos comparando-os com concelhos vizinhos? qual é a posição da Camara nomeadamente na ajuda ao desenvolvimento agricola? se tivesse posições assumidas talvez muitos dos carrazedenses não fizessem perguntas destas!
Não obstante, devo dizer que como em tudo, nem todas as obras realizadas são más, algumas têm a sua razão de ser e sentido até de responsabilidade, outras já não o terão, mas são perpectivas.
O que não posso deixar de reparar é por exemplo concursos públicos, vulgas empreitadas, que deixam muito a desejar como por exemplo a Rua Luis de Camões, onde tudo levava a crer quase finalizado até á reposição dos postes de iluminação mas correctamente, pois julgo que não caíam por obra e graça de Deus, o retirar de lugares de estacionamento em zonas limitrofes do centro da vila, que deveriam ser aumentados e não diminuidos, enfim nem tudo são rosas.
Concordo plenamente com este último anónimo, que vem na linha do que que disse o anónimo do dia 30.11, às 11 e 54 AM. Isto é que são análises realistas.
Então o culpado da situação que, ao que se ouve, será catastrófica, é única e exclusivamente o presidente?
Gostaria que me ilucidasse das intervenções dos senhores membros da A.Municipal (PSD,PS e CDS) e das posições assumidas ao longo dos tempos, bem como dos senhores vereadores eleitos e bem pagos e dos respectivos projectos que propuseram, defenderam e concretizaram . De certeza que conhece pouco da actividade destes senhores todos. E, então, adicione ao rol dos verdadeiros responsáveis estes e outros senhores para não pessoalizar a questão e não correr o risco de virar o feitiço contra o feiticeiro.
Já agora, se puder, informe quem nãoi souber, qual é, afinal o endividamento da Câmara.
Att. obrigado
Adorava saber qual o endividamento da Câmara.
Adorava saber qual a verdadeira razão porque é que a Secção Politica do PSD não candidatou o actual Presidente, que eu pessoalmente admiro, apesar das criticas...deixa-nos uma vila mais renovada e algumas ideias projectos para o futuro.
Adorava saber que medo têm a que o CDS se alie ao PS para ganhar as eleições, ou já se esqueceram que durante muito anos o PSD andou a reboque do CDS porque como agora não tem candidato à altura...
Vamos a ver qual equipa que o PSD e Ps vão apresentar às eleições...está-se mesmo a ver que pelo ar se vê quem virá na carruagem...
Vê-se mesmo que o PSD anda à deriva e basta ler o que António Barreto escreveu no Público de 7.12.08 para ficarmos com a ideia do que para aí vai.Por isso um amigo meu do Porto me dizia que por este andar a Câmara de Carrazeda agora é que vai bater no fundo...
E voltando ao Dr António Barreto vejamos o que ele, de forma apropriada escreve sobre o deputados faltosos e que ganham ordenados chorudos para o que fazem e deixam passar a oportunidade de aprovar uma recomendação relacionada com a avaliação dos professores.
- Com a devida vénia aqui fica o registo:"O PSD continua a dar exemplos de preparação para o suicídio (em Carrazeda também????...).As mudanças sucessivas de presidente nada adiantaram.Manuela Ferreira Leite não conseguiu pôr o partido em ordem.Poucos meses bastaram para que os seus rivais criassem a desordem habitual. Creio que não existe, na recente história política portuguesa, nenhum caso onde sejam tão frequentes a mentira e a traição. Onde a luta fratricida atinja os cumes do assassinato velhaco.Onde o maior prazer é a derrota dos amigos.Onde a maior festa é a morte dos correlegionários..." e continua Barreto a falar sobre os faltosos de sexta feira, 5.12, e sobre o caso escreve que "pode pensar-se que foi preguiça,afazeres, negócios ou prazer.Eventualmente vingança ou vontade de criar o caos. Mas tudo isso, por parte ou atacado, configura a indiferênça.Eles estão-se simplesmente nas tintas!"
Ao que dizem em Carrazeda houve movimentos de descontentes mas depressa se deixaram vergar pelo mais fácil e não fizeram jus ao antes quebrar que torcer e por isso os senhores da Comissão do dito PSD é quem impõe as regras com ar democrático e candidata um ilustre que ao que dizem sempre recebeu tudo politicamente de mão beijada,será?, ou será que é o melhor candidato para os interesses de alguns particulares e para os funcionários da autarquia?Porque Será? E cilindraram o Sr Eugénio e a Dra Olimpia...e porquê????
Só esperamos que o PS local,indiferente a tudo também, saiba ainda a tempo constituir uma lista forte para o Cãmara...
Caros Carrazedenses, para saberem qual é a dívida real da Camar Municipal, está á distancia de um clique, ou será que a internet só serve para escreverem umas palavras nestes blogues?
Já não me espanta tanta.....????
Enviar um comentário