17 novembro 2008

Efeméridee (I)

( Recordando o tempo em que participei, na actividade da gestão autárquica - Assembleia e Câmara Municipal , decidi que poderia ser útil recordar factos que ocorreram, se aprovaram, mas que não passaram de compromissos deitados ao lixo.
Pela importância que lhes dei, acreditei que teriam sido úteis, por isso parece-me proveitoso evocá-los e convidar quem os ler a ajuizar sobre o seu imaginável resultado, se tivessem sido realidade.)


Fez em Outubro 10 anos que foi presente em Reunião de Câmara uma proposta apresentada pelos Vereadores Helder de Carvalho e Ricardo Pereira, com o seguinte teor:
-“ No âmbito da promoção do turismo a realizar no nosso concelho, tendo em vista as nossas potencialidades e riquezas patrimoniais, mormente a paisagística, monumental e etnográfica, bem como procurando incentivos materiais ao investimento neste sector, vimos formular a seguinte proposta:

- Que seja elaborado um Roteiro Turístico onde constem referenciados: - Os principais exemplos de património construído; os principais pontos de referência paisagística da região; o calendário das principais festas e romarias; os locais lúdicos e de recreio mais importantes; os espaços de cultura e de venda de artesanato.

- Que o Roteiro contenha: - O mapa da região, com referências aos meios de acesso; os endereços úteis do concelho; os endereços dos principais restaurantes, locais de alojamento e casas de diversão.

- Que do Roteiro conste, traduzido em inglês e francês, todo o texto impresso.

- Que seja garantida a melhor qualidade gráfica deste trabalho.

- Que o Roteiro seja divulgado pelos meios de divulgação possíveis.

- Que sejam encontrados mecanismos de apoio para esta edição.

O Senhor Presidente levou ao conhecimento da Câmara Municipal de que o assunto já está a ser tratado.
Posta a proposta à votação foi a mesma aprovada por unanimidade de votos dos membros presentes.

16 comentários:

Anónimo disse...

LÁ ESTÁ ESTE HOMEM MAIS UMA VEZ A REMEXER NO QUE TODOS SABEM, SERÁ QUE PENSA QUE TODOS SOMOS INCULTOS?
-ACHA MESMO QUE NÃO SABEMOS O QUÃO LINDA É A TERRA EM QUE VIVEMOS, E QUANTO MAIS BONITA PODIA SER SE NÃO FOSSE O SENHOR E OS DA SUA LAIA SEMPRE A DIFAMAREM???????????????????????????????????????????????????
- APROVEITO PARA PERGUNTAR TAMBÉM PORQUE É QUE ALGUNS DOS COMENTARIOS FEITOS POR MIM NÃO APARECEM...
-ISTO É DEMOCRACIA , OU SÓ OS AMIGOS TEM DIREITO DE ESCREVER E VER OS SEUS COMENTARIOS PUBLICADOS????

Anónimo disse...

Pelo Turismo religioso, natural e patrimonial é por onde também passa o futuro do nosso Concelho...não há dúvidas quanto a isso...A aposta no património arqueológico tem de ser uma prioridade para qualquer executivo que venha a ser constituído em 2009. O Roteiro foi uma excelente ideia.
joao manuel sampaio

Anónimo disse...

Helder Carvalho por favor:
- Meta um saco preto na cabeça e suma.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a proposta apresentada por Si e pelo SR Professor Ricardo,não há dúvida que era maravilhosa a criação de um roteiro Turistico,o maior problema é a falta
de sensibilidade e competência de quem mandava e ainda hoje infelizmente continua a mandar.
O que se poderia ver nesse roteiro

daria muito trabalho a recuperar,excluindo o Património Religioso,que graças ao povo das aldeias se pode ver dado o gosto que lhe dedicam,e acha que o SR Presidente tinha capacidade para desenvolver todo o resto?Eu francamente não acredito.Para estas coisas é preciso ter gosto,boa vontade e se quiser um pouco de bairrismo,qualidades que eu nem ninguém por muito que queiramos lhe podemos reconhecer porque ele não as tem.
Tendo vindo do Arquipélago da Madeira onde o Turismo é a principal fonte de riqueza deveria saber mais sobre isso mas não, o que ele trouxe para Carrazeda foi apenas o autoritarismo herdado desse tal Jardim,e Carrazeda é que tem pago as favas.
Também os SRS Presidentes das Juntas Ddas Freguesias não estão isentos de culpas excepto um ou dois dado aos votos que as suas aldeias lhe davam ele tinha que lhes fazer todas as vontades,nem é preciso menciona-los pois saberão quem são.
Uma defensora do Turismo.

Anónimo disse...

O SR Presidente da Câmara foi como que um Tornado que passou por Caarrazeda,só que os Tornados passam ,ele ficou até à completa destruíção deste Concelho.
Desgraçado do que lhe suceder,de tanto coçar a cabeça de certeza que lhe vai ficar em ferida.
Se calhar é melhor consultar uma bruxa daquelas que dizem que ajudam nos negócios.

Anónimo disse...

Se o Presidente da Câmara é um tornado, não faltam tornados neste Concelho, começando por si...

Anónimo disse...

Se estes anti-Presidente pretendem promover o candidato Faustino estamos conversados. O Tornado de que falam passará a Furacão e ai Jesus o melhor é fugir...

Anónimo disse...

Mas, afinal, qual o interesse de um Roteiro se não existiam infra estruturas de apoio ao Turismo? Já havia postos instalados, funcionários com formação para atendimento, pessoas sensibilizadas para acompanharem os visitantes, agricultores informados para publicitarem e mostrarem os seus produtos, guias locais ???????

Sr.Professor: o sr pensa que engana quem? O Roteiro era para o senhor fazer, não precisava de nos lembrar...

Anónimo disse...

É só má fé!
Quanta inveja meu Deus!

Anónimo disse...

Não há maior cego do que aquele que vê e não quer ver,realmente é bem verdade.Defender porque deve favores, ou por opinião como estes dois anónimos pró/Ppresidente não presta.
Ejá agora quem lhes disse que apoio Faustino?
Para vosso esclarecimento não tenho filiação em nenhum partido nem sequer simpatia,o voto é secreto e eu sou livre de votar no candidato que eu penso que melhor defenderá os interesses da minha terra.
Apareça um candidato ou candidata com ideias válidas para tirar Carrazeda do atraso em que se encontra,seja ele de cor partidária fôr,pois isso é o que todos desejamos,QUE PRATIQUE A SOCIAL DEMOCRACIA,E QUE TODOS INDEPENDENTE DAS IDEIAS PARTIDÁRIAS SEJAM OLHADOS E TRATADOS DA MESMA MANEIRA.
UMA DEMOCRATA.
.

Anónimo disse...

Em resposta ao último anónimo a minha resposta é a seguinte:
Diz o anónimo e muito bem que não existiam infraesturas de apoio ao Turismo através do Roteiro,até aqui estamoa de acordo.Nos restantes pontos também estamos de acordo mas só em parte.
E EU DIGO SÓ EM PARTE PORQUÊ?
Não é segredo para ninguém que a CÂMARA MUNICIPAL tem sido uma empresa de de emprego,se têm lá tanta gente porque não dar formação aos que fossem neçessários para esses postos?
Primeiro senvolveriam o roteiro,entretanto dariam formação às pessoas de acordo com as diversas vertentes,nomeadamente os SRS agricultores no sentido de eles abrirem as portas das suas quintas aos Turistas como aliás já está a ser feito noutros Concelhos.
desde que a proposta foi apresentada já tiveram tempo e mais que tempo para que isso fosse hoje uma realidade.
Mas vindo a proposta de quem veio não podia ser considerada.
É necessário vermos que há dois tipos de critica,a construtiva e a destrutiva,é preciso ter o bom senso de as distinguir,e a humildade de aproveitar todas aquelas que contribuam para o nosso desenvolvimento quer ele seja Turistico ou seja ele de que natureza fôr.O AUTORITARISMO E O RANCOR NÃO PODEM SER DE FORMA ALGUMA UM ENTRAVE AO PROGRESSO DESTA TERRA JÁ QUE PRECISAMOS DE MUITO PARA NOS EQUIPARARMOS AOS CONCELHOS DO NOSSO DISTRITO.
ISTO É O MESMO QUE DIZER O QUE NÃO VIER DO PSD NÃO PRESTA DEITA FORA.

Unknown disse...

Parece-me que HC pensa que tudo se resolve com facilidade.Parece que basta um bom roteiro para termos o desenvolvimento turístico do concelho e o aumento substancial dos rendimentos dessa actividade.Não acha que isso seria fácil demais?
Por vezes,dá a impressão de que se fossem aproveitadas todas as suas ideias constantes dum seu livro,Carrazeda não estaria na situação em que está.Acredita mesmo? Não haverá aí uma boa dose de ingenuidade?
JLM

Anónimo disse...

Ao penúltimo anónimo:
NÃO FUJA QUE NÃO É CASO PARA ISSO!
O ser anti-presidente Eugénio de Castro basta para tal não concordar com o que ele faz ou não faz, sobre tudo pelo que faz!
Efectivamente a maior parte das coisas que fez ou faz, são mal feitas e aí meu caro, o anti qualquer coisa vem a seguir!
O Senhor anónimo é que vê em tudo o que é oposição ao EC, uma afronta política e mesmo social.
No caso concreto do Senhor Faustino só lhe lembro isto:-Quando se fazia muito barulho sobre a Empresa Águas de Carrazeda, SA, "coisa" inventada pelo Senhor Eugénio de Castro, "coisa" essa que em muito tem ajudado à desgraça financeira desta nossa Câmara, o Senhor Faustino começou a mexer naquela porcaria, mas acabou por não suportar o mau cheiro e retirou-se, deixando de criar gravíssimos problemas ao seu amigo presidente.
Então aí o senhor anónimo o que é que viu?
Furacão ou tornado?
Não viu coisa nenhuma e deveria ter visto!
Porque afinal, o Senhor anónimo, o que é que sabe sobre isso da Empresa das Águas?
Se sabe, diga-nos porque toda a gente quer saber o que até este moento está escondido, como por exemplo, quem paga aos funcionários ao serviço da empresa, quem paga os investimentos feitos desde o 1º dia e quanto a Empresa já pagou à Câmara no cumprimento do contrato firmado e que daqui a pouco tempo se vai extinguir!
Se isto não merece resposta devida desde sempre pelo seu amigo presidente, então diga-nos V. Excª.
Espero por sua ilucidação!

Anónimo disse...

Caro Prof.Helder a quem deve pedir esclarecimentos sobre o acordo com a empresa das àguas é ao executivo de que V.Exª. fazia parte, lembra-se? Porque tem tantas dúvidas?

Anónimo disse...

Resposta ao penúltimo anónimo:
Pelo que vejo não soube analisar o meu comentário,eu defendo a construção do ROTEIRO,o anónimo vem-me com os problemas da Empresa das Águas e a Câmara.Ora não foi esse o tema que eu abordei porque o desconheço,se o anónimo sabe de alguma coisa seja homem e diga-o não se fique pelas insinuações.
Quanto ao ser anti-Presidente EUGÉNIO DE CASTRO devo desde já informá-lo que não tenho cor partidária,apenas como Municípe me pronuncio sobre o que acho bem ou mal ou esqueceu-se que vivemos num estado de direito que nos permite a livre expressão?
Ou será que alguma FRASE O INCOMODOU?.Quanto ao SR Faustino acho que é a ele que se deverá dirigir se quer alguma explicação ou quer fazer de mim o bode expiatório?.Se é isso está enganado,se calhar não sou quem você pensa.
Acaba aqui o DIÁLOGO.PONTO FINAL PARÁGRAFO.

Anónimo disse...

Temos cá um livro dedicado à festa da Lavandeira que salvo erro é do HR, que tem lá um roteiro de Carrazeda.