17 outubro 2008

Comer

"As cantinas das escolas do distrito de Bragança servem pouco peixe e demasiados fritos aos estudantes. É uma das principais conclusões de um estudo da Sub-Região de Saúde de Bragança, que revela ainda que nem sempre há fruta disponível"

Em Portugal, referem as estatísticas “cerca de 32 por cento das crianças entre os sete e os nove anos de idade tem excesso de peso e 11 por cento é obesa”. No presente estima-se que na idade adulta metade da população tem peso a mais e 15 por cento é obesa. Os custos directos da obesidade absorvam 3,5 por cento das despesas totais de saúde. O futuro adivinha-se bem pior…
O sinal de alarme já soou. Professores, pais e encarregados de educação terão de estar atentos a esta nova realidade. As nossas crianças estão expostas a um massacre diário da publicidade, particularmente a TV, que lhes incute maus hábitos: a maioria dos anúncios televisionados refere-se a chocolates, bolos, bolachas, cereais e “fast-food”. Tudo produtos hipercalóricos, pouco interessantes numa dieta saudável.

Mais aqui

Sem comentários: