02 janeiro 2008

O papel rasgado

Uma da manhã - diz o relógio computado. O Dezembro morde na rua. Faz calar os cães, do gelo que estala no fundo do silêncio. Entre paredes de angústia, num soluço que se adivinha, o tipo vai martelando as teclas, os dedos adormecidos, procurando o signo e o sinal mas eles vão retardando a madrugada. Onde pára o sol? - refila o coração ferido de morte com seu tic-tac metálico e arrítmico, remoendo a memória. O sangue adolescente da tipa que o tipo mordeu correu um dia, longe, da flor que um Inverno, afinal, matou e na rua se fizeram cardos queimando os passos que não se podem dar... o corpo rodopiando à procura dessa flor que esmoreceu - dor que permanece e quanto mais dói, mais o tipo agride as teclas. Uma da manhã. O Dezembro, moribundo, vai vomitando a geada nos dedos do tipo e os cães não ladram na noite da rua. QUEM ME FAZ CALAR ESTE SILÊNCIO?

H. R.

7 comentários:

Anónimo disse...

È pena que um escorreito escrito destes seija publicado num blogue que ingnora o que o professor helder rodrigues publicou sobre os ciganos, na resenha anual. Aliàs o camarada zé mesquita, ignora tudo, alem dele mesmo, a verdadeira oposiçâo ao regime.
Diz que o presidente è bruto e tudo, porque trata mal os funcionarios, mas o Zé faz igual.
Ingnora os outros, alem dele, porque os contribuidores sò lhe servem quando os seus intereces sao semelhantes e ainda pensa o pobre Zé que está a inscrever como inscrevia à tempos os discursos do Poder.Ingnora a Oposição que nem tuige nem muige e o meu camarada ajs inda lhe responde. Ingnora os contribuidores, como o professor Hèlder Carvalho e as suas eisposições e a do «amigo» paulo môura, como tudo o que seija favoravel à camara. Ingnora Ingnora o livro do professor Helder Rodrigues. Ingnora o «amigo» Rui Martins e o seu blogg pensarcarrazeda. Que mural tem este homem para se achar no direito de julgar os outros, quando vergonhosamente despreza os seus?!
anònimo de lisboa

Hélder Rodrigues disse...

Meu caro anónimo de Lisboa:
agradeço-lhe o seu apoio e a sua atenção em relação à minha escrita. No entanto, permita-me que discorde um pouco da referência que faz em relação ao prof. José Mesquita, de quem me considero amigo e apreciador das suas imensas qualidades, pessoa de elevado carácter, além de um excelente profissional. Não notei ainda que ele me ignorasse nem tem que me apoiar. Mas, por outro lado, quer-me parecer que o amigo anónimo de Lisboa deixa implícito que algumas entidades com responsabilidades na terra, poderiam reconhecer mais e melhor as qualidades de alguns dos seus autores (e não me refiro apenas à escrita) e aqui sim, dou-lhe razão e estou de acordo consigo. Já agora, deixe-me dizer-lhe que me parece que os erros ortográficos que apresenta no seu texto não me parecem verdadeiros, outrossim, propositados para dificultar a sua verdadeira identidade. Estou certo ou errado? Você dirá. Um bom ano novo para si e um abraço.

h. r.

Anónimo disse...

O blog é público, colocado em tempos por três pessoas e hoje apenas gerido pelo prof. j. Mesquita.
Como qualquer um de nós pode escrever o que bem entende também o prof. Mesquita pode verter as suas opiniões.
Só temos que concordar ou não com elas e não somos obrigados a comenta-las mas como a de todos os outros, respeita-las...
E depois as circunstâncias fazem as atitudes... em cada momento... todos diferentes.

Amigo da Terra

josé alegre mesquita disse...

A calúnia e maledicência não deveriam merecer comentários, pois fala-se sem se saber o que se diz. Haja paciência... O livro do professor Hélder foi apresentado ao público em 2006. Dele se fala na revista do ano de 2006 "Ciganos – Apresentação do livro "CIGANOS: Percursos de Integração e de Reivindicação da Identidade" de Hélder Rodrigues no dia 10 de Junho de 2006 no Centro de Apoio Rural de C. Ansiães."
O blogue do Pensar foi iniciado por mim e aos poucos alargado a outros bloguistas. Assim foi, é e será. É tão meu como de todos os que nele escrevem ou frequentam.
Adiante...

Anónimo disse...

Hélder e Mesquita
E p'ra que ligais a estes energúmenos???? Deus vos dê juízo!!!

Anónimo disse...

O Sr. Professor às 04.30PM não devia estar a dar aulas, em vez de estar a escrever comentários no seu blog? A isto se chama profissionalismo....

josé alegre mesquita disse...

Profissionalismo?! Tentamos. Não esqueça que há horários, intervalos... 10:58 AM. Bom intervalo, boas férias, boa reforma, ou bom turno da noite...