08 dezembro 2007

A construção da Barragem do Tua inicia-se dentro de um ano

A Barragem do Tua parece ter linha verde como se depreende do artigo de hoje do Público com o genérico "Barragens hidroeléctricas já não são propriedade do Estado". No desenvolvimento pode ler-se que as obras poderão iniciar-se dentro de um ano e "a barragem de Foz Tua será a primeira a avançar, aplicando-se para este caso o mesmo procedimento usado para a barragem de Ribeiradio. A EDP demonstrou o seu interesse, publicar-se-á um edital alertando para outros potenciais interessados. Caso apareçam, a eléctrica portuguesa tem direito de preferência se igualar a oferta da concorrência."
No destaque lê-se ainda "Face às críticas sobre esta barragem, que inunda a Linha do Tua, uma das mais emblemáticas da rede ferroviária nacional, foi decidido reduzir a cota da albufeira para 170 metros, o que permite salvaguardar a linha situada a norte da estação de Brunheda, reduzindo em 15 quilómetros o troço de linha afectada. Descendo para os 160 metros, manter-se-iam mais sete quilómetros. Mesmo assim, a ligação desta linha à do Douro é interrompida e a parte mais interessante é inundada.".
Pergunta-se, para que serve um troço de linha-férrea que vai dar a uma barragem? Esta solução, a modos de salomónica, é ridícula, não servirá mais do que sossegar as más consciências e atirando areia para os olhos dos opositores dizer-se que se conseguiu algo, quando o resultado é uma mão cheia de nada..

Sem comentários: