19 agosto 2005

MENTIRAS PIEDOSAS (entenda-se, NÃO PIADÉTICAS)

SÉRIE III (cont.)

- Do programa deste Verão do Agrupamento de Escutas que se realiza em Carrazeda consta uma caminhada com o objectivo de descobrir e contar todos os sinais de trânsito disseminados pela estrada Portelinha/ Pombal. Esta sugestão foi feita pela Câmara Municipal que se propõe de seguida proceder ao seu cadastro e possível reciclagem de alguns. Também ainda este ano vai ser possível ver os nossos Escutas a apoiar na prevenção contra incêndios e limpeza de monumentos.

- A Pintora Graça Morais, reconhecida pela atenção que tem sido dada ao seu trabalho, pela Câmara Municipal, decidiu doar uma tela de sua autoria à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Terra. O objectivo é o desta pintura ser leiloada para subsidiar o próximo jantar/convívio comemorativo. Na ocasião teve ainda o gesto airoso de oferecer uma caixa de Bombons ao Sr. Presidente da Câmara.

- Uma das decisões mais recentes, tomada por unanimidade, em Reunião de Câmara foi, decidir apoiar monetariamente a realização dos funerais. A ideia tem algumas semelhanças com uma iniciativa que é tomada pela Câmara Municipal de Murça que subsidia os casamentos e baptizados no Concelho. Neste caso trata-se de subsidiar a viagem para a “última morada” daqueles que resistiram e conseguiram morrer na sua Terra.

- Sobre as próximas eleições autárquicas comenta-se muito o papel que virá a desempenhar a próxima “Primeira Dama”. Efectivamente não há grande tradição deste cargo ter tido grande relevância num passado recente. Aguarda-se pois com expectativa o evoluir da questão.

-Também sobre a campanha é enorme a curiosidade em saber como vai acabar o despique que se processa entre as empresas de restauração. Efectivamente é grande o desafio entre estes empresários por conseguirem ser, os maiores patrocinadores do candidato mais cotado para ganhar. Por sua vez soube-se que algumas campanhas vão apostar em angariar fundos fazendo rifas, leilões, arrematações bem como pedir de chapéu aberto, na altura dos comícios.

-Sobre Campanhas, é recordado frequentemente, uma campanha em que o PS recorreu a “Pais Natais” para oferecer pequenas oferendas. Era uma época de Natal e a ideia teve alguma originalidade, ainda que a “estratégia das sardinhadas”, promovida por outras campanhas, tenha tido mais sucesso. Acontece que alguns dos “Pais Natais” já passaram para o outro lado o que muito entristeceu o PS. O que vale é que não se está em época de Natal.

- Entretanto os técnicos de “marketing” da campanha do PSD já definiram as suas estratégias. Assim sugerem aos candidatos que, nos seus discursos insistam em termos como “ Eu fiz”; “Eu cumpro”; “Eu não preciso disto, é por Amor”; “Eu sei onde há dinheiro para comprar ideias”. A estratégia vai ao ponto de propor respostas standard que estão na moda. Por exemplo, a uma pergunta no género – quando conta fazer isto… a resposta deve ser “ é que é já a seguir”. Também sobre a “pose” e “apresentação” existem ideias definidas, de que se falará mais tarde.

- A rádio Ansiães, sempre preocupada em informar, entrevistou já todos os candidatos.
Foi possível deduzir que existe pelo menos uma preocupação que é comum a todos os candidatos. Trata-se da preocupação com “os problemas da caspa”. Todos consideram que mais importante que dizer-se que “não têm ideias” é dizer-se que “ só têm caspa na cabeça”. Confirma-se contudo uma “nuance” no candidato PSD. Este não precisa de provar se tem ideias mas se está capaz de concluir as que começou.
Continua...

Hélder de Carvalho

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