"Oito concelhos referem, no inquérito enviado à Associação Nacional de Municípios - e que serviu de base a um quadro síntese da situação que o Instituto da Água anexou ao relatório -, a diminuição dos parâmetros da qualidade de água que distribuem a cerca de 12 mil pessoas. As situações de Moura, Serpa, Mirandela, Miranda do Corvo, Crato, Rio Maior, Santa Comba Dão e Tarouca estão já a ser acompanhadas pelas entidades gestoras, designadamente através do reforço do sistema de análises e tratamento.
Já em estado crítico encontram-se os concelhos de Mogadouro, Nisa e Sabugal, onde o abastecimento é garantido com recurso a novos furos ou a à reactivação de furos antigos, sem que haja controlo de qualidade na origem. O Instituto da Água chama a atenção para o risco acrescido a que as populações estão expostas.
A realidade monotorizada em Nisa, na última quinzena, revela a necessidade de "medidas de intervenção excepcional de maior relevo", de acordo com o documento. Merecem também especial cuidado os casos de Vila Flor e Carrazeda de Anciães." do JN
Sem comentários:
Enviar um comentário