06 setembro 2014

"A queda de um anjo"

“Caiu o anjo, e ficou simplesmente o homem.”
Camilo Castelo Branco



Armando Vara, nascido em Lagarelhos de Vinhais, onde trabalhou numa agência da Caixa Geral de Depósitos, com o canudo liceal numa mão e noutra a tarimba da militância partidária do PS fez um percurso político tão meteórico como surpreendente, percorrendo as várias etapas do poder em Portugal: dirigente distrital, deputado, vice-presidente do Grupo Parlamentar, secretário de estado e ministro, sendo agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2005. Com tão invejável currículo de bancário passou a banqueiro, que é em Portugal constitui, a par de outras, uma das condições mínimas.  
“O ilustre transmontano” agora caído em desgraça foi condenado, no processo “Face Oculta” a cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influência, provando-se que se encontrou várias vezes com Manuel Godinho, de quem recebeu 25 mil euros.

Duas lições retiro desta história: Se é incomum em Portugal ver poderosos ligados à política serem condenados, torna-se comum, vermos pessoas condenadas a prisão ir descansadas para casa, porque o recurso assim o permite.  

Não resisto a aqui postar o que sobre estes transmontanos escrevi no “Pensar”


Sem comentários: