10 maio 2014

Hoje sinto-me feliz: João Lopes de Matos

Hoje sinto-me bem, feliz. E sabem porquê? Porque hoje tomei banho, comi um pão pequeno , bebi muita água e tomei café. Nem me sinto demasiado excitado nem demasiado modorrento. Estou no meu ponto de equilíbrio favorito. Há apenas na minha cabeça um pequeno zumbido a lembrar-me que não estou 100% bem, que este estado de graça não é eterno e que devo contentar-me com o que de bom sinto. Por isso, é que me custa conceber que se possa estar eterna e permanentemente feliz. Um aborrecimento, por pequeno que seja, é que nos permite saborear o bem estar.
Porque me dou bem com o banho quentinho é que começo a pôr em causa os conselhos do meu médico, com quase oitenta anos, que me diz para só me banhar de 15 em 15 dias. E diz ele que isso já é demais porque no tempo dele( de jovem, claro) lavava todo o corpinho apenas de mês a mês. E era para ele, nesse tempo, tão agradável sentir-se, no inverno, tão quentinho com a protecção que tinha por toda a pele, melhor do que o que sentem os que agora põem uma grande camada de creme em todo o corpo! Falando em camada de creme, ele sofre com o facto de já ninguém seguir os seus conselhos de substituir o creme por uma boa camada de sumo de alho, que tinha um odor magnífico, aconchegante e dava a uma taberna, por exemplo, um cheiro unificador, fraterno, de todos os seres humanos que, em conjunto, bebiam um copinho do bom vinho que nesse tempo havia e que hoje já não se encontra.
O meu médico é, na realidade, salutarmente, amante do passado e sente pena de não ter vivido mais atrás ,no século XIX, pelo menos. No tempo dele, aquilo é que era boa alimentação: logo de manhã, comia uma boa malga de sopas misturadas com vinho e com três gemas de ovo, um bom naco de chouriço e, a terminar, um grandinho e cheiinho copo de aguardente. Isso é que era uma alimentação saudável e fortalecedora.
Trabalhar depois de sol a sol já nada custava. E à noite era um regalo dormir num óptimo colchão de palha, onde , no meio, se juntavam, bem unidos, marido e mulher, num prazer e odor intensos, a que davam mais alegria os bichinhos queridos, caseiros, que com ambos dormiam.
Esta felicidade toda começo eu agora a pô-la em causa só porque tomei um banho de chuveiro!
Como é que um nada me pode fazer renegar toda a felicidade passada? Não entendo. Porque é que o que serviu para gerações e gerações dos nossos antepassados( quanto aos portugueses, logo desde o início da nacionalidade) pode ser posto em causa por um banhito de chuveiro? Só posso estar louco e sem falar que com este acto ridículo desrespeito vilmente o modo de vida de todos aqueles que já morreram( e que não são poucos).
Como é que uma minoria( nós, os actualmente viventes) pode abandonar os hábitos e tradições da grande maioria( todos os que já morreram)?
( Este texto não respeita o acordo ortográfico para poder respeitar os que já se foram – ao menos nisso, respeitemo-los - )


João Lopes de Matos

3 comentários:

mc disse...

http://www.publico.pt/cultura/noticia/acordo-ortografico-acabar-ja-com-este-erro-antes-que-fique-muito-caro-1620079


Acordo ortográfico: acabar já com este erro antes que fique muito caro
JOSÉ PACHECO PEREIRA 18/01/2014 - 00:48
Passado um período de transição, pode voltar-se rapidamente à norma ortográfica vigente e colocar o acordo na gaveta das asneiras de Estado, junto com as PPP , barragens e os contratos swaps e muita da “má despesa”.

barragens não foi incluido por .. esquecimento

ler tudo..

....
O Acordo que só os palermas e fracos aceitaram .. mais ninguém!

mc disse...

http://www.publico.pt/cultura/noticia/portugues-mantemse-como-lingua-global-apesar-dos-diferendos-do-acordo-ortografico-1634829


O facto de Estados lusófonos não terem ratificado o Acordo Ortográfico não reduz o poder do português como língua global, apesar de ser desejável um entendimento entre todos os países em relação ao tema, declarou hoje um investigador.

ler tudo...

mario carvalho disse...

Pois.. caro JLM


Nem todos podem ser felizes ,, porque nem todos têm possibilidades de tomar banho .. alguns até são alérgicos!

Mas é sempre positivo recordar os velhos tempos.. eram porcos, felizes e até faziam filhos! lol!

...