31 maio 2014

A Linha do Tua: José Neves

Acabo de ler um livro muito recentemente editado pela Dafne "A Linha do Tua" no qual Duarte Belo faz uma viagem descritiva e nostálgica por toda a extensão da linha do Tua. Através dele vemos o que vamos perder de todo um património ímpar e insubstituível. É assustadoramente lamentável ver a apatia resignada de toda uma região,que perdeu todas as linhas férreas, nomeadamente a mais bela e espectacular de todas, o troço do Tua a Mirandela.Torna-se este livro uma referência a reter, porque vai deixar para os vindouros uma memória do que poderia ter sido uma enorme mais valia histórica e turística, que foi trocada pela vileza do negócio. Uma palavra final para J.Rentes de Carvalho, o mais importante autor português vivo, que no seu notável romance "Ernestina" nos traz à memória a linha do Sabor, também desaparecida, através da descrição das viagens de há 50 anos do Porto a Mogadouro. O romance no seu todo é um extraordinário relato da vida e das vivências dos tempos passados na ruralidade transmontana. Recordar dizem que é viver, mas mais importante que isso,é trabalhar para que as memórias e as tradições não pereçam e que a especificidade e a particularidade de Trás-os-Montes perdure.  

José Neves


2 comentários:

mario carvalho disse...

Caro José Neves


Infelizmente , do nosso concelho, são poucos os que têm a capacidade de ver e apreciar o que com tanto esforço , nos foi legado .

Para eles tudo é sucata tudo é calhau..e sendo assim é para afogar a troco de nada!!!!



um grande abraço

mario sales de carvalho

Fernando Gouveia disse...

Caro Dr. Jose Neves:
E um prazer ler o seu texto. Infelizmente tiram-nos tudo, depois de a falta de condições de vida ter deixado as nossas terras quase desertas. Foram as linhas ferreas, os serviços publicos, os rios selvagens...O que nos resta? Salvar as memorias, como bem diz. Vou tentar adquirir o livro a que se refere. Tenho um conto para si. Mas não tenho o seu endereço.
Um abraço do conterrâneo
Fernando Gouveia