30 maio 2014

Gente exemplar

Moncorvo homenageou Constantino José Marques de Sampaio e Melo ou, melhor, Constantino, o Rei dos Floristas. Emigrou para Paris e passou a ser um florista da moda, tendo encomendas para as principais casas da Europa e América e conseguiu que todas as cabeças coroadas da Europa tivessem grinaldas feitas por ele.
Para o presidente do município de Torre de Moncorvo este “património histórico deve ser reconhecido”(…) e “é uma homenagem mais que merecida”.
Para dar a conhecer mais sobre esta história de vida, a Biblioteca Municipal acolheu um colóquio com a professora Júlia Ribeiro, que reuniu tudo num livro. Contou ao NORDESTE que Constantino era “um menino da roda”, ou seja, filho de pai e mãe incógnita. Adotado por um tendeiro de Alfândega da Fé, foi essa a sua profissão até aos 20 anos. O seu passatempo era tecer ramos de papoilas e violetas pelos campos.
Muitas flores invadiram as ruas, varandas, janelas e equipamentos de Torre de Moncorvo em homenagem ao Rei das Flores.

Apetece-me citar António Barreto: “não usemos os nossos heróis para nos desculpar... Usemo-los como exemplos... Exemplo dos seus maiores e dos seus melhores.”


Sem comentários: