27 setembro 2013



Mensagem para quem crê

Nasci em Carrazeda e aqui passei a minha juventude. Fiz amigos, tive alegrias e fui feliz.
Quem se recorda de mim, viu-me participar ativamente em comissões de festas, no futebol, nos teatros, nas associações, etc. Por essa altura a vida não era fácil. Trabalhava-se arduamente, sentia-se a discriminação do poder central. Tinha de se emigrar e sair para estudar. Apesar das agruras ainda houve tempo para se conviver e confraternizar.
Hoje tudo é diferente: perderam-se laços de amizade e de convívio intergeracional que são para mim um importante pretexto de união de uma comunidade. Tudo muda e aqui também mudou. Atualmente vejo o meu concelho mirrado e envelhecido, com menos gente e com os jovens a continuarem a ter de fugir.
Na comparação com concelhos limítrofes, vejo que este foi o que menos evoluiu, menos se adaptou ao progresso e menos qualidade de vida ofereceu.
De quem é a culpa?
Todos temos culpa.
Mas há responsáveis maiores e não é difícil identificá-los.
São esses que têm ocupado o poder e conhecemo-los muito bem. Efetivamente são rostos que se têm eternizado a mandar, perpetuando a sua incompetência e a falta de visão estratégica. São esses que não têm tido a capacidade de planear e de se rodearem dos nossos melhores. São esses que através da autarquia não têm sabido calcular, comparar e avaliar. São esses que não têm sabido motivar e cativar quem trabalha e investe, quem cumpre e paga impostos.
Perante esta perspetiva, que futuro se nos reserva?
Que contributo podemos dar no combate à crise que se abateu sobre nós e da qual pouca culpa teremos?
Que futuro podemos propor às gerações vindouras?
Sei que é possível termos melhores lideranças. Lideranças que acreditem no poder das convicções e da responsabilidade, que tragam luzes de orientação e de esperança, nos tempos de angústia e incerteza em que hoje vivemos.
Temos de confiar em gente capaz, trabalhadora e criativa, gente que restaure o nosso orgulho de carrazedenses e nos ajude a recuperar a dignidade e o respeito que merecemos.
Porque sempre acreditei nos valores democráticos, da solidariedade, da igualdade de direitos, da responsabilidade, da liberdade e da nobreza de espírito, apoio o Partido Socialista e acredito que a equipa de João Sampaio não vos dececionará.
Porque também ele acredita nas pessoas e saberá galvanizar-nos a todos na busca de um futuro mais digno, mais próspero e mais livre.


10 comentários:

mario carvalho disse...

http://www.youtube.com/v/a8VLXlFpyzs%26hl%3des_ES%26feature%3dplayer_embedded%26version%3d3%22

mensagem de estimulo

Anónimo disse...

Se eu pudesse cultivar a crença, a fé na absoluta e necessária mudança, semearia todas as letras do H. Carvalho, de todas as verdades do promissor Victor Fernandes!
Infelizmente este concelho já está árido que nem o Sara!
Se há esperança?
Há!
Vilarinho, Seixo, Linhares, Mogos, Pombal, Carrazeda, Pereiros, Pinhal do Norte e algumas outras freguesias nos dirão já amanhã!

Anónimo disse...

Espero que tenha gostado da resposta que lhe deram todas essas freguesias que enumerou...temos pena..

Anónimo disse...

A decisão dos eleitores na hora de votar, sobretudo nas autárquicas (e principalmente nos meios rurais), onde há mais proximidade, nunca é espontânea e raramente reflete a vontade do próprio. As organizações partidárias esforçam-se por seduzir a "vítima", recorrendo a promessas (muitas vezes mirabolantes), a abraços, pancadinhas nas costas, tchitcha assada e muita pinga... e muitos sorrisos, a slogans pretensamente apelativos, etc. etc.
Até aqui, tudo bem e é legítimo. Bem pior, é quando se recorre a promessas falsas, a ofertas de emprego, a dádivas concretas de dinheiro e géneros alimentícios (numa freguesia, aquele que é o presidente da junta há mais de vinte anos, andou a oferecer notas de 50 euros! Dizem...). Ora bem, assim é fácil ganhar câmaras e permanecer nelas uma vida inteira.
Por outro lado, também não é só com visitas aos fins de semana, tipo turista, nem com versinhos à lua e aos passarinhos, nem com citações filosóficas da bíblia, nem com pançudos analfabetos nem com vaidades parolas que se vencem eleições...
Sendo assim, poderemos concluir que o voto do povo é soberano mas a esmagadora maioria dos votantes não refletem a sua vontade própria, isto é, não votam em consciência.
No caso particular de Carrazeda (até aqui, falava genericamente), o partido laranja mostrou-se mais coeso, organizado e ativo, pelo que, dos três candidatos, em minha opinião, acho que venceu aquele que beneficiou destes importantes fatores que acabo de enunciar. Por isso, estão de parabéns e que cumpram rigorosamente as promessas eleitorais que deixaram aos seus habitantes.

HR

mc disse...

Sejam quais forem os métodos utilizados o que é certo é resultam e demonstram que conhecem bem as populações .

E nada como saber o que as pessoas querem e dar-lhes isso mesmo.

Se as pessoas querem " tchicha " dá-se-lhes tchicha e não "rectórica intelectual"

cumprimentos a todos e parabéns aos vencedores

mario carvalho

Anónimo disse...

O PS de Sintra vai coligar-se com o PSD. A candidatura Independente ficou a cerca de 1800 votos de vencer as eleições. Qualquer semelhança com Carrazeda no mandato agora terminado sera pura coincidência. Partidos que desde que estejam nas suas listas os independentes sao os melhores mas quando assim não acontece e melhor coligar-se com o opositor partidário nacional ou local.
E vê-los já a querer fazer leis para impedir candidaturas independentes como já se pronunciaram deputados da maioria.

Anónimo disse...

O PS de Sintra vai coligar-se com o PSD. A candidatura Independente ficou a cerca de 1800 votos de vencer as eleições. Qualquer semelhança com Carrazeda no mandato agora terminado sera pura coincidência. Partidos que desde que estejam nas suas listas os independentes sao os melhores mas quando assim não acontece e melhor coligar-se com o opositor partidário nacional ou local.
E vê-los já a querer fazer leis para impedir candidaturas independentes como já se pronunciaram deputados da maioria.

mario carvalho disse...

Bem... penso que já passou a fase de análise aos resultados e está na hora de começar a trabalhar.. ou estão à espera das próximas eleições autarquicas ?

Já se comeu a tchicha, já acabaram as pancadas nas costas e já acabaram os bôs celencias.e as baboseiras intelectualóides de quem estando sempre fora , vivendo à custa das batatas da terra, resolveu regressar ou , mandar umas bocas como se tudo soubesse e qual D. Sebastião tudo resolvesse.. mas, as pessoas da terra preferem a tchicha certa, aos apoios e devaneios intelectuais do momento que , se calhar, mais prejudicaram do que beneficiaram , candidatos cheios de boa vontade em colaborar e ajudar a transformar a nossa terra num local de harmonia e bem estar que todos merecemos.

ACABOU A TCHICHA , ACABOU A DEMAGOCIA E ACABOU A AMBIÇÃO BACOCA DA FOTOGRAFIA NO SALÃO DA CAMARA ,,

que quem ganhou comece a trabalhar e quem perdeu colabore para que CARRAZEDA SE ORGULHE DE TODOS .

abraço

mario carvalho

ps, FORÇA Zé Mesquita .. como vão as maças , o vinho me o azeite de Carrazeda?

Quanto ao roubo da linha do tua, das vinhas , da água, das terras e da nossa dignidade .. cá vamos tratando.. é a nossa missão

mario carvalho disse...

Disclaimer

como sempre referi e assumi, eu sou a favor da linha e do vale do tua,,, ..


NUNCA APOIAREI OS SEUS CARRASCOS!!!!

Anónimo disse...

Organizados?? Só se for Máfia organizada!!

Ass. Vinhas da Ira