25 agosto 2013

Pior que um cego...


Tendo tido a sorte de nascer cego, o facto é que a vida me tem dado alegrias e prazeres indiscritíveis.
Considero que há deficiências bem maiores que a minha. Por exemplo, ser "pobre de espírito" é uma doença mais paralisante e mais prejudicial para a comunidade, quanto mais não seja, porque os "pobres" são muitos mais.
Não sei se vem a propósito, mas disseram-me que já está posta a discussão pública o projeto da criação do Parque Natural do Vale do Tua. Pelos vistos, com a construção da barragem no vale do Tua, a paisagem fica mais natural, ao ponto de agora ser possível criar ali um parque natural. Os que não sabem o que isto é, andam todos contentes - vão dar-nos mais uma coisa. Eu que sou cego e desempregado, já encontrei maneira de tirar partido neste assunto. já decidi que vou pedir ao meu Padrinho para me meter uma cunha para ver se fico como Vogal do Conselho de Administração do dito parque. Diz quem vê, que com as regras de preservação do Parque Natural, nem vai ser possível mijar no rio sem licença dos chineses da EDP.
Desenganem-se, pois, os que sonharam para ali com uma casa plantada a ver o rio, os que acreditavam poder usar a água do rio para a produção agrícola, os que sonhavam com projetos turísticos, os que acreditavam numa boa utilização das Termas do São Loutrenço.
Esses que vão investir para o Alqueva.
Da minha parte estou confiante com os resultados desta discussão pública. Tudo isto acontece com o pessoal em estado de letargia estival, e como sou ecologista, nunca me passou pela cabeça pensar em ir mijar na futura albufeira. Assim, como vogal do Conselho de Administração, prometo defender com unhas e dentes a Reserva e os "índios". Defender a biodiversidade e as espécies mais em risco: as moscas, os mosquitos e as libelinhas; o lagarto, o saltarico e a sardanisca; a carpa, o barbo e o achigã, o junco, a giesta e a mimosa; o pardal, o cuco e o pintassilgo; o demente, o cego e o analfabeto.
Venho, pois, humildemente pedir o vosso apoio se for necessário para reforçar a minha cunha. Afinal de contas, o Parque Natutral abarca uma tão grande parte do nosso concelho que até inclui a Fonte Santa da Bieita em Misquel.
É preciso garantir um representante nosso na gestão da coisa. E o melhor representante sou eu. E assim se garantirá o primeiro posto de trabalho local neste grandioso projeto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Comentário interessante este do "Sr. Cego" que ri às 13:22!
Gostaria de poder pensar que os presidentes da junta próximos futuros do nosso concelho e que diretamente terão a ver com a discussão da existência do dito parque, nos dissessem algo sobre tão grande fonte de rendimentos. Principalmente gostaria de ouvir e ler aqueles mais responsáveis com o de Pombal de Ansiães, do Castanheiro etc..
Façam-me este favor, falem, escrevam, porque só o "tadinho" do presidente da Câmara, não chega!