17 outubro 2012

19 para 16

Em Carrazeda de Ansiães, a assembleia municipal aprovou a redução de dezanove para dezasseis freguesias, consequência da agregação de seis em três uniões de freguesias.

No distrito, as assembleias municipais de Alfândega da Fé, Vimioso e Vinhais, no distrito de Bragança, recusaram pronunciar-se sobre a redução de freguesias nos respetivos concelhos, deixando para a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) a decisão sobre a reforma do território. (aqui)

 O Público refere que “mais de dois terços dos municípios não se pronunciaram sobre a agregação de freguesias, deixando à  UTRAT o ónus de reorganizar as freguesias dos 150 concelhos. Dos 220 municípios abrangidos pela Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, apenas "entre 65 a 70" assembleias municipais fizeram chegar à Secretaria de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa as respetivas propostas de agregação de freguesias.”

 A partir de agora, cabe à UTRAT, que foi criada pelo Parlamento, decidir o processo de agregação, apresentando à Assembleia da República propostas concretas de reorganização administrativa das freguesias. O plenário decidirá de sua justiça.

Adivinha-se uma grande trapalhada que dará uma mão cheia de nada. Deixaremos a reorganização para mais tarde até que uma qualquer troika nos venha fazer o trabalho!

1 comentário:

Unknown disse...

Parece que a montanha pariu um rato. Parece que o ideal é cada um se juntar no seu cantinho, à lareira,aquecendo as mãos.E cada um,depois, ter o seu mensageirozinho(boa pessoa,de preferência)que leve à vila o pedido de alargamento dos cominhos para os prédios que não são cultivados mas devem ser visitados,não vá algum malandro desviar umas pedras para alargar o terreno vizinho.
JLM