06 maio 2012

Natureza

A natureza varia conforme o tempo e as estações.

Pelo inverno, a paisagem torna-se quase uniforme em decrepitude e hostilidade. Apenas os pinheiros e os sobreiros mostram o seu verde envergonhado, derreados  com o peso do gelo e da neve e flagelados das acometidas do vento. As outras árvores nuas e expostas repousam do parto do outono, oferecendo ao caminhante um tapete de folhas de tonalidades frias e ao vento cantor, melodias amargas e compadecidas. À povoação descem as raposas matreiras a filar galinhas. De quando em quando, os lobos esfaimados, investem, e deixam um rasto de sangue e dor nos cães desprotegidos. A neve é presença certa e cobre a aldeia de um silêncio penoso. Em cada manhã depois do nevão sai-se para descobrir o rasto fresco do coelho desprevenido que o furão surpreende na toca. Aos lameiros acorrem corvos tristes e nuvens de estorninhos esfomeados. No alto do negrilho e no cedro do Largo, os pardais chiam desesperados de frio e fome. Nas noites de lua cheia, ouve-se o piar triste e penoso do mocho agoirento. As pessoas recolhem-se em casa. A lenha é bastante no cabanal, o porco está na salgadeira. o pipo já tem o esguicho, na arca há cereal suficiente, o forno continua a cozer, mais as batatas e as couves, é suficiente para uma alma descansar um pouco.

Pelo São Gregório começa-se a sair mais da toca. As aves aparecem como por encanto e alegram a mata circundante em piares e cantares divinais: a andorinha diligente regressa ao beiral caiado de novo; o cuco dá anos de solteira à rapariga ansiosa de casar; a cotovia surpreende o incauto em qualquer passo do monte, a rola e o pombo arrulham namoros no alto dos pinheiros; o pintassilgo esvoaça doido, em bebedeiras de amarelo, de árvore em árvore; o gaio colorido espera paciente para a rapina das cerejas, das malápias e dos figos. O colorido dos rebentos das árvores reaviva as ladeiras dos montes. O quadro envolvente alegra-se de árvores floridas com os tons do arco-íris, que pontuam o olhar: amendoeiras, brunheiros, ameixoeiras, maracoteiros, pessegueiros, macieiras, malapieiras. O pincel rebelde asperge os lameiros do amarelo e branco das primaveras e do vermelho das papoilas. Nos montes floresce a mata-pulga, o alecrim, o rosmaninho, a alfazema que se colhem para a fogueira do São João. No ar, o perfume é fresco e delicioso. Nas bermas dos caminhos crescem dedaleiras que são as companheiras dos rapazes indolentes - pegam-nas pelas pétalas e de uma pancada, nas costas da mão, produzem significativos estrondos que acordam os estremunhados grilos e enervam os hiperativos gafanhotos. Os muros das paredes expõem azedas que se colhem para umas provas de paladar, seguidas de um trejeito de boca, que convida, sabe-se lá porquê, a continuar a prova. A festa da natureza vai em crescendo até à Páscoa e torna-se clímax com o desabrochamento das maias que pintam tudo à volta de branco e amarelo.

A azáfama cresce tanto até Junho, que mal se dá pela variação pictórico das searas de trigo, dos tons verde carregado, ao alface, passando pelo amarelo descorado até chegar ao doirado maduro, ilustrativas da transformação geral operada na vista envolvente. Nas aradas, o rafeiro descobre a lebre, mas impotente de a pegar, gane em desespero, mostra a língua de palmo e procura a sombra do giestal, por onde ela se escapuliu. Na sombra e frescura das moitas: giestas, sargaços, tojos, urzes, carqueja descansam moscardos que saltam para o coiro das crias, desesperadas de dor, de calor e de fadiga no regresso à frescura dos estábulos. Nas encruzilhadas dos caminhos, as cobras e os lagartos surpreendem os passos arrastados e indolentes das almas cristãs que regressam a casa.

Às primeiras chuvas, as andorinhas agrupam-se, preparam-se e são as primeiras a partir, juntando-se depois a passarada em geral. Depois das vindimas, a natureza decide dar a pincelada genial colorindo toda a paisagem de tons encantadores, que surpreendem tudo e todos. Os castanheiros explodem em trovoadas de castanho e castanhas. As encostas dos montes, pejados desses marrons das videiras, dos castanheiros, dos carvalhos são verdadeiras pinturas murais. Nas linhas de água, os negrilhos, os freixos, os choupos, os amieiros, os salgueiros, alinham riscos de tons outonais. Este gesto exuberante e arrebatador do artista oculto só podia acabar na loucura da triste negritude e do deprimente cinzento do inverno.

(do livro "Selores... e uma casa")

17 comentários:

Anónimo disse...

"AOS LAMEIROS ACORREM (também)OS ESTORNINHOS ESFOMEADOS"
Lembrou-me este título o facto do professor o ter esrcito no seu artigo antecedente que acho muito acolhedor e de boas lembranças...
Espero merecer suas boas graças para que este meu opinativo possa ser considerado.
Se o não for, paciência, já não é o primeiro a ir para o caixote!
Eu chamo "estorninhos" a alguns "passeriformes" que abundam nesta nossa casa concelhia (Câmara Municipal) e que pelos vistos, agora com a crise, de tudo se valem para encher o papo!
Vai o nosso Município organizar uma viagem dos nossos velhinhos a Espanha! Devem levar farnel que é para os estorninhos bem se tratarem, pois os nossos velhotes quando tratam em fazer farnel, é à fartura, dando para estorninhos e outros esfomeados mesmo que não sejam da família "STURNIDAE"...
Então não é que para levar os velhotes a passear, parece-me que a Salamanca, foi preciso mandar dois bandos de funcionários, dos melhores pelos vistos,por duas vezes, ao país vizinho para preparar a receção, o passeio e a pernoita?
Realmente, não fora a crise que vivemos e poderíamos até dizer que valeria a pena alugar uma estância em Espanha para em cada ano fazermos deslocar os nossos pais e avós para passear!
Caro professor, apetecia-me tratar este presidente da Câmara abaixo de _~_!
Ele não mereceria outra coisa!
Onde já se viu tamanho desplante?
Para ganhar a reeleição não era preciso tanto disparate, tanta humilhação social!
Este indivíduo e outros como ele brincam com o dinheiro do povo de uma forma realmente humilhante para todos nós!
E os "estorninhos" esfomeados (funcionários)calam,consentem, servem-se deste tipo de privilégios aberrantes, como que escarrapachados de indecência cívica!
Este presidente de Câmara, esta oposição política, metem cada vez mais NOJO pelas indecências que nos servem, impondo-as como que sejamos todos de boa boca!
Falta dizer que os estorninhos dão-se bem com boas e avultadas dozes de alcool (...)!
Pergunto: Então isto não é uma VERGONHA, uma cambada de irresponsáveis?
Po-los a todos no olho da Rua é seria apenas pouco!
Um processo judicial como o ACP está a fazer aos ministros anteriores, era um passo acertado para lhes acabar com tamanho atrevimento!
AFINAL, ISTO É CARRAZEDA COMO DIZIA O ESPANHOL!
Não passaremos disto?

mario carvalho disse...

Obrigado .. caro anónimo

tenho a certeza que os visados, interessados em conhecer a opinião dos eleitores, agradecem estes pequenos reparos , para que melhor possam defender as populações. Tudo o que fazem é de boa fé..e no interesse dos mais carenciados.e nunca no seu próprio.. penso eu

cumprimentos


mario carvalho

Anónimo disse...

concordo com o comentário do penultimo anónimo...e tudo poderia ser diferente se alguma oposição não andasse de braço dado com o poder em festas e romarias, almoços e jantaradas... Já era assim com o anterior e nada mudou.Porque será?
E já agora o bando de funcionários"dos melhores" pelo menos nos salários,lambe -botas, estão lá para isso.

Anónimo disse...

Na verdade toda a gente se preocupa muito, ou pelo menos parece, com gastos do erário público, evidentemente desnecessários, ou mesmo sem propósitos firmemente indiscutíveis e de uma verdadeira mais valia para os beficiários desse investimento. Está fora de qestão que os nossos idosos desmereçam passeios mais ou menos longos, mais ou menos caros, almoços e jantares avantajados, dormidas hoteleiras de qualidade, etc.. Eles merecem isso e muito mais, sem dúvida!
Mas neste momento é o País que merece e precisa muito de ajuda! Ajuda na saúde a prestar a esses mesmos idosos, na educação dos nossos filhos, na ajuda desses mesmos idosos com uma boa alimentação dentro de portas, cuidados na sua velhice e amparo!
E o País não entende e muito menos aceita estes gastos desnecessários e abusivos e entende muito menos que à custa dos idosos se aproveitem estes autarcas manhosos e seus funcionários sem escrúpulos, apenas zelosos de seus próprios interesses, não tendo pejo nenhum no aproveitamento pessoal que lhes é descaradamente permitido.
Portanto o que está em causa não é o merececimento dos respeitáveis idosos mas sim a desconfiança que nos merecem estas ações por parte de quem as promove e realiza porque o fazem no pressuposto da eleição seguinte ou para cumprimento de promessas anteriores!
Se fossem apenas sérios, nunca as fariam!
Este presidente logo que chegou ao poder, a qualquer visitante que lhe entrasse pelo gabinete, e ainda hojé é dia, logo faz o discurso da desgraça herdada, que o concelho está na penúria, que, dizia, era obrigado a cortar jantares, almoços, passeios etc., e afinal isto é um fartar vilanagem em continuação.
Em que ficamos? Que concelho é este? Que pessoas nos administram?
Falar em carenciados para encher boca, é só inadmissível!
Fique a saber meu senhor, que meus pais nao irão a passeio nenhum porque respeitam muito o seu País e todos aqueles que precisam da ajuda coletiva e desinteressada, coisa que muitos parecem esquecer no seus próprios e lamentáveis interesses pessoais!

Anónimo disse...

Pois o discurso deste presidente é, no mínímo, ambíguo: diz que não tem dinheiro, que só tem dívidas, mas para pagar favores a certos grupos e associações de amigos parece-lhe sempre pouco.O voto não é de graça, tem que ser comprado!

Anónimo disse...

Meu Deus como é possível tanta irresponsabilidade?
Somos comidos que nem labregos!
Para onde vai o nosso dinheiro!
Senhor Professor José Mesquita:
Acho que haveria de haver, passe a redundância, uma maneira de fazer chegar ao conhecimento de todos os Carrazedenses e até do País!
Isto é demais!

Anónimo disse...

Para dizer a verdade está tudo a ficar um bocado farto...na CM não há dinheiro para papel, fotocópias,Cds,toner, papel, órdem é pra poupar, mas para os passeios e pagamento de favores a amigos é todos os dias. E fala ele do outro!

Anónimo disse...

Fica indignado, amigo? Compreendo, mas não sabe você da missa a metade!Se você soubesse da podridão que vai por aqui...

Anónimo disse...

Realmente, a hipocrisia reinante nesta Câmara Municipal está a atingir níveis muito preocupantes!
Há dias abordei uma pessoa amiga que por acaso faz parte do quadro de pessoal e sobre a minha mera curiosidade em saber o andamento desta administração, já que tanto se fala da inutilidade de quadros, de gastos inúteis que apenas se traduzem no pagamento de favores (veja-se um Município, talvez o mais pobre de Portugal servido com 2 diretores de departamento que nos hão-de custar anualmente mais de 40.000,00€ anuais, SEM QUALQUER PROVEITO OU JUSTIFICAÇÃO) ou para reverterem a favor duma reeleição,...bom, este(a) administrativo(a) dizia-me da mágoa que sentia ver o nosso concelho apenas entregue à hipocrisia, quer pessoal, quer política, ao abandalhamento,dizendo-me textualmente: É UMA TAMANHA TRISTEZA VERIFICARMOS QUE AS PESSOAS ELEITAS, ELEIÇÃO APÓS ELEIÇÃO, "CHAFURDAM-SE" NO QUE PARA LI CARREGAM NA SUA MALA DE TRANSPORTE POLÍTICO E PARTIDÁRIO, NÃO TENDO RESPEITO POR QUEM DE BOA FÉ OS ELEGEU, NEM POR NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE!
MENTEM DESPROPOSITADAMENTE!
SERVEM O COMPADRIO, AS AMIZADES DE CONVENIÊNCIA E TANTAS VEZES DE MERA OCASIÃO!
É UM DESESPERO VER ALI PESSOAS HONRADÍSSIMAS, SENDO POR TABELA, ENXOVALHADAS,QUER PORQUE ALÉM DE FUNCIONÁRIOS QUE PRIVILEGIADAMENTE CONSTATAM, QUER PORQUE SÃO TAMBÉM CARRAZEDENSES DE CORPO INTEIRO E SOFREM AO VEREM TANTA PARCIALIDADE E INCOMPETÊNCIA, CONJUGADAS COM UMA CONSTANTE E ALIMENTADA COSCUVILHICE!
MAS, DIZ, O PIOR DE TUDO ISTO É QUE REALMENTE A OPOSIÇÃO POLÍTICA NÃO EXISTE, E SE EXISTE NO ASPETO FORMAL, É APENAS E INFELIZMENTE PARA DAR COBERTURA AO ARBITRIO!
ENTÃO ESTA DO PASSEIO E DOS ATOS PREPARATIVOS, MANDANDO A ESPANHA DOIS GRUPOS DE FUNCIONÁRIOS REALIZAR OS DITOS PREPAROS PARA A VIAGEM, È DEMAIS, É UM AUTÊNTICO ENXOVALHO PARA TODOS OS RESTANTES FUNCIONÁRIOS E CARRAZEDENSES!
ENFIM, DIZ, É QUE ESTE PRESIDENTE É APENAS UM PRODUTO DA OPOSIÇÃO, E, SENDO ASSIM, ESTÁ TUDO DITO!

Anónimo disse...

Finalmente há vozes que começam a dar conta da indignação que reina em muita gente séria e funcionários dignos e competentes que não se limitam a obedecer ao chefe. Mas quando a CM está totalmente partidarizda, quando o partido se instala dentro dos serviços,(CM e AM) quando pagamos salários altíssimos, dos nossos impostos a funcionários que deveriam estar lá para servir os interesses do público e que outra coisa não fazem senão servir-se do lugar para fazer política partidária, um dia as pessoas acordam.
O copo começa a transbordar, porque o que se vê e se ouve pelos corredores é mau demais para acontecer na nossa terra.E não venham dizer que nada se passa, porque já são muitos os desabafos que circulam mesmo entre os alinhados e até há comentários nos outros concelhos.

Anónimo disse...

já diz o Povo: "quem desdenha quer comprar".
Para uma análise mais séria convinha fazer comparação de custos com os passeios no Douro e as excursões à Malafaia.

Anónimo disse...

Agora trata-se de "desdenhar"?
Essa é boa!
Você parece estar por dentro, claro, só pode. Sentiu-se!
Então diga-nos lá os custos para bem aferirmos das idiotices, porque, afinal, passeios cá ou lá fora, é só roubar a sociedade já de si, pobre, como bem se vê!
Fiquem em casa porque de descalabro já são suficientes os lunáticos do terreiro do paço!

Francisco Laranjeira disse...

Meus amigos:
Peço-lhes o favor de continuarem por aqui, pois tenciono ler c mais vagar os comentários já efectuados (neste tema NATUREZA)E DIZER O Q PENSO.tALVEZ ÀMANHÃ eu faça um coment mais elaborado. Para começar digo.lhes q o q os Srs estão a fazer é muito bom i.e. estão a dialogar e isso é extremamente importante.Depois falamos mais.Até àmanhã.Cumprts do transmontano,
FrLrjra.
franciscolaranjeir@sapo.pt
.........

Anónimo disse...

à última hora resolvi vir ao paçeio Municipal dado aos nossos velhinhos. Era para não vir, mas...
Trouxe o meu portátil e mesmo em viaige que está a correr muito bem, mando esta mensaige para o blog do "bloco" para lhe dizer como é bom ser psd (?)!
É tão bô!
Vamos todos em sigurança porque o nosso presidente teve o cuidado de antes enviar 2 equipas de meus colegas para fazer o apanhado do passeio e da sigurança do mesmo, para que nada nos falte e tudo corra munto bem!
Mesmo não tendo os 65, vi_me na obrigação de vir porque quero mostrar aos meus colegas que tamém me posso aproveitar e mostrar a minha "jeitosidade" de corpo e alma (escrevo muito bem não é?) e mostrar também aos velhotes como eu sou querida e muito priocupada com eles!
Ao mesmo tempo mostro ao meu presidente que valeu o sacrifício que pús ao meu companheiro que hoije tem de comer fora, e que farei no meu portátil um resumo do que se passou, pois ele presidente é sempre muito pronto a perguntar como a coisa correu e se as pessoas gostaram etecetra e tal e coisa!
Só estou a ver algumas colegas todas imperautadas (escrevo muito bem não é ?)e escusavam bem de vir assim porque nestes passeios devemos andar à largueza!
Mas também me pergunto agora: Porque será que não haveria de virem os meus colegas todos?
E os nossos diretores tamém?
Eles são tão queridos!
Bem o presidente não convinha vir porque podia parecer mal!
Eu até o aconselhei a isso!
Bem bastou ir à china e nós estamos cá para que lhe garantir aS eleições!
Mas lembrei-me agora que não estou a ver o zequinha!
Onde se terá metido este fotógrafo de c _ _ _, que só sabe tirar o retrato aos velhos e às merendas?
Mas os nossos chefes até que poderiam vir porque são pessoas muito boas e eu bem que gostava de me mostrar para eles como sou bôa a fazer de conta!
Pronto, depois no fim faço a memoranda, sim porque eu escrevo muito bem e o meu presidente vai gostar muito!
Ele e muitos vão ficar interrogados pela minha vinda mas é para que veijam que eu não sou mesmo como me pintam! As outras fazem igual!
Ora a porra!
Se os de fora derem conta de que os gastos foram munto grandes nós dezemos que as piscinas aquecidas também o dão e que ninguém reclama!
Até amanhê!

Francisco Laranjeira disse...

Se em 14 comentários, 2 exibem o nome dos seus autores e, os restantes 12 são anónimos, há qualquer coisa q não bate certo.Isso leva-nos a concluir q os 2 q dão a cara,são educados, respeitam este espaço, responsabilizam-se por aquilo que dizem, gostam de Ansiães, querem fazer coisas por Ansiaes, "pensam Ansiães"; Os anónimos: não têm consideração nem por quem criou este Blog nem pela terra, nem pelos restantes comentadores.Os anónimos andam por aqui, só para fazerem ruido, perturbarem quem quer fazer algo, não demonstram amor pela sua terra. Os anónimos, não "pensam Ansiães", "dispensam Ansiães" e, o que é mais grave:DÃO MAU EXEMPLO DE CONVIVENCIALIDADE AOS JOVENS.
FrLarjra
franciscolaranjeir@sapo.pt
....

Anónimo disse...

- ò Senhor laranjeir@, peça ao senhor professor mesquita para proibir os anónimos e já está!
- é mais fácil e cómodo!
- a meu ver, basta de desconsiderar os ditos!

Francisco Laranjeira disse...

Excelentíssimo, caríssimo, anonissimo(Qui Mai 24, 04:26:00 PM):
Na, na ,na , na, na, na...!, muito respeitinho pelos anónimos ! hmm !cheguei à conclusão d q os anónimos valem mais, mas muito mais do que aquilo q se possa pensar. Vejamos:só há uma única coisa q não digiro muito bem nos anónimos q é o facto de, por vezes, serem (geralmente, excessivo, palavrosos, ácidos, azedos o q, convenhamos num local publico como este não é muito aconselhavel)porq estão jovens a ver esta página e outros portugueses e a CdAnsiaes não favorece nada a agrssividade.Posto isto, e, vendo as coisas pela positiva (o tal copo meio cheio) dir-lh-ei q o facto de haver muitos comerntários MESMO QUE ANONIMOS é bom, revela vontade de participar e isso é MUITISSIMO BOM.
E é tudo por agora.
ATRAVES DO DIALOGO E DA COMUNICAÇÃO, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA,"penso eu de que !"
PS:escreva directamente p o: frente.norte@sapo.pt e traga umgrupo de amigos 8ou forneça o seu email) p debatermos coisas à séria.
Por CardAnsiaes, pelo Norte.
Cumprts,
FRLrjra
........