03 abril 2012

Os cemitérios de Carrazeda: João Lopes de Matos



Sei que voltar a este tema é já cansativo e de todo inútil:- os dados estão lançados e nada de novo pode acontecer- as obras de ampliação do velho  cemitério decorrem em bom ritmo e o novo cemitério está destinado a ruir pouco a pouco, por efeito da passagem do tempo e da ação destruidora do homem.
Porquê, então, voltar ao caminho percorrido?
É que eu, só da minha última estada em Carrazeda, tomei contacto com as obras em curso no antigo cemitério e pela primeira vez fui ver o novo, percorrendo o caminho mais direto para lá chegar.
Confesso que fiquei pasmado quer com o tamanho da ampliação do velho quer com o tamanhão do novo.
Haviam-me dito que o caminho até ao novo era longo (disseram-me que ele ficava mesmo muito perto de Luzelos) e verifiquei que fica logo ali ao terminar dum bairro novo.
O novo cemitério é enorme, dividido em quatro partes, com passeios largos empedrados a separar as várias partes, com uma capela e casas de banho no seu interior: é um cemitério que podia bem substituir todos os cemitérios do concelho .Quem o projetou, deve ter partido da ideia segura de que Carrazeda iria aumentar imenso a sua população (muito provavelmente, sabe que a vila tem riquezas, secretas para a maioria, que irão provocar uma explosão demográfica insuspeitada). Sobre a água que o rodeia e o torna inabitável para os mortos ,nada posso dizer pois quando fui lá não havia o  mais ligeiro indício de tal poder acontecer (havendo muita água, disseram-me que era fácil resolver o problema com muros mais fortes e a abertura duma grande vala na retaguarda – não sei).
Quanto à ampliação do velho, também me parece enorme, ficando , depois, o cemitério, inquestionavelmente, a constituir o maior monumento da vila, uma verdadeira necrópole (cidade dos mortos) bem no centro  do aglomerado urbano, tornando-se no verdadeiro ex-libris da sede do concelho.
Talvez tudo isto pudesse ter corrido doutra maneira. Ainda assim, em Carrazeda, não é por falta de cemitérios que os mortos ficam por sepultar.

João Lopes de Matos

13 comentários:

Anónimo disse...

A seguir à sua inauguração esperam-se autocarros apinhadops de gente para ver tão grande monumento!

Anónimo disse...

O assunto "Cemitérios de Carrazeda" já foi aqui debatido e degladiado q.b. ou nem tanto segundo JLM.
A sua visita tardia parece ter-lhe trazido dados novos...
Contudo, não será demais referir mais uma asneira em cima de outra!
A ampliação do velho Cemitério e o abandono do novo.
A asneira engrossa ainda mais quando o sr. Presidente da Câmara (Prof. José Luis Correia) pediu e tinha em mãos um estudo de viabiliação do novo cemitério que está publicado neste blog, mas que para tentar conquistar meia duzia de votos decidiu prestar vassalagem a um abaixo-assinado que algumas dezenas de "corujas" resolveram fazer.
Não teve coragem ou não foi capaz de explicar a viabilidade do novo cemitério assim como o significado do valor ali gasto nem dos perigos da ampliação do velho.
Mas mais: Ainda onerou os cofres da autarquia com a vergonhosa ampliação do cemitério existente com todas as contrariedades que tal obra significa, ambientais, paisagisticas, etc. etc. como o Prof. José Mesquita também aqui já descreveu com credibilidade cientifica bastante.
Resultado:
20 ou 30 votos (porque nem todos votarão nele) custaram 1.300.000,00 euros!
Atrevo-me a enquadrar este acto de gestão, porque o é, como de danoso para o erário público e passível até de responsabilidade criminal.
A oposição, que só faz de oposição enveredou pela mesma bitola e parece ter respondido "NIM" para não espantar tão caros votos!
Sim, porque votos tão caros não se podem desperdiçar...
A minha revolta vai para além de não ter sido respeitado o interesse público, pois daqueles 1.300 ... algum era meu!

Ateu Versão/2012

Anónimo disse...

Esta é a prova mais concludente de que a teimosia de uns velhos e de um pequeno grupo de ignorantes e seguidistas, manda muito mais do que a totalidade da população local, onde, a maior parte, só quer maledicência nos cafés, copos, boa tchitcha e p... É com este material humano que Carrazeda convive e... morre!

Anónimo disse...

Temos a mania que somos importantes,
que nos cai os parentes à lama por apanhar aquela palha...
Mas, é só mania, porque o nosso Concelho é :
O mais desarrumado, mais sujo e mais borrado.
Como não chegasse, apresenta-se na sede do Concelho uma obra de ampliação ao cemitério, que mete medo.
Será que não há ninguém que tenha olhos na cara, lá para o lado do Minicípio ???

Anónimo disse...

Será assim mesmo! ou será que um pequeno grupo de esquerdistas sem apoio popular quereriam mandar mais que o povo? E o de Mirandela mete medo? o de moncorvo mete medo? nas grandes cidades metem medo?

Anónimo disse...

Realmente,parece não haver quem tenha olhos...! Os moradores próximos, deste jardim (devia ser assim estilo americano) que se deviam impor,não só pela arquitectura do cemitério, mas pelo que JLM, escreveu há já algum tempo,sobre este assunto. Eu moro longe e não penso ficar em nenhum deles...antes numa jarrinha ou num pote!

Anónimo disse...

Essa dos esquerdistas que querem mandar mais que o povo não entendo.
Então não foram o cemitério novo e a ampliação do antigo obra dum mesmo partido?E não foi o povo que elegeu a câmara que mandou construir o novo e a câmara que ampliou o velho?Será que o PSD está cheio de esquerdistas?
Essa do medo também não entendo:
Claro que os cemitérios metem um certo respeito(medo)quer se situem dentro ou fora das povoações.
O problema reside apenas em saber:Será que Carrazeda pode dar-se a estes luxos de fazer em grande para depois abandonar?
JLM

Anónimo disse...

Os moradores próximos não têem coragem de dizer nada porque a maioria trabalha/depende direta ou indiretamente da CM. Eles bem resmungam, bem praguejam,(já ouvi eu) mas coragem para agir? Baixar a bolinha, senão!...

Anónimo disse...

Gastou-se e continua a gastar-se dinheiro mal gasto porque arranjaram um culpado para tudo!
José Sócrates.
Como a culpa há-de ser sempre do dito, "bota e vira".

Carrazedense

Anónimo disse...

Aqui neste bloguer não se pode contra-dizer o senhor doutor João de Matos que o senhor professor José Mesquita risca logo. O senhor doutor Matos vem para aqui gozar-nos como pretos, a dizer que o semitério velho é um ex-libris... Não era bem melhor o novo!!!!!!
Independente

Anónimo disse...

Com temperaturas de 40 graus no Verão vai ser muito agradável para quem mora ali e para a saúde da população em geral!Melhor morar numa aldeia do que respirar aquele ar de mortos.duplicou a capacidade de receber defuntos e quase entra pelas casas de alguns moradores. Eu queria ver se fosse o presidente da CM a morar ali a ver se deixava .Mas o Vilarinho fica longe...lá não chega

Anónimo disse...

QUARTA, ABRIL, 11 - Diz o anónimo:
Baixar a bolinha, senão!
Não se trata de baixar o quer que seja amigo!
Trata-se tão somente de qualificarmos a categoria da oposição política existente na C. Municipal e já agora na própria Assembleia Municipal!
VÂNDALOS DE CONSCIÊNCIAS!
INCOMPETENTES!
PATARATAS!

Anónimo disse...

CEMITÉRIOS HÁ MUITOS!
Claro que sim.
Todos nós estamos, mesmo que vivos, a ser enterrados vivos!
Este governo como outros, mentirosos até à medula, autênticos palhaços da côrte, andam a arranjar lenha para nos esfolar...
Mas depois, olhamos para esta nossa terra e olhamos para nós próprios que é como quem diz, para os nossos representantes e o que vemos???
Com o propósito da caça ao voto, eis que se arranjam passeios, de preferência, pedestres, para parecer bem, onde se juntam os filósofos, mesmo que funcionários sejam a prepararem-se para o assalto às eleições, sempre no sentido de tomar posição para que o filho entre no Município, no emprego!
Baluartes da subserviência barata, atinente a prepotência do chefe, reunindo-se assim todas as condições da reeleição!
Mesmo que não se lembrem que este Município tem 50 ou 60 funcionários a mais e que é preciso corrigir!
O que se gasta com as merendas mesmo que à cabeça dizem pagar 5 euritos para tapar os olhos aos ignorantes, aos pategos, eis-nos no nosso melhor...
Mesmo que as Juntas de freguesia saquem dinheiros, tapando gastos da Câmara, estes são dinheiros públicos!
Respeitem os Portugueses que tanto sofrem com a míngua que lhes impõem e tenham vergonha na cara!
Andam a enganar quem Senhor Presidente da Câmara, Senhores oposição política?