30 março 2012

Passeio Cultural: Alganhafres


Alganhafres merece uma visita para todos os que querem ver pedaços genuínos da arquitetura tradicional transmontana, mantendo as escadas exteriores, o patamar, por vezes o alpendre, a pedra em cantaria ou rústica e, maioritariamente, com rés-do-chão e 1.º andar. Logo à entrada está uma pequena capela em ruínas, mas que salta à nossa atenção pela simplicidade do seu portal com arco redondo ainda visível. É a Capela do Ferraz ou do Divino Espírito Santo.
Porém a não perder é a Capela de Santo António, brasonada, no meio da povoação, bem enquadrada duma enorme casa rural e de outras construções rurais com pedra aparelhada, e com muros laterais a ligar as habitações em volta, formando uma entrada poente com uma espécie de portal que dá acesso ao Largo fronteiriço. Como alguém disse é “ um local maravilhoso para fazer um filme com cenas rurais do início do século, pois ainda mantém uma certa traça rural bem campesina doutros tempos.”

5 comentários:

Anónimo disse...

Temos tanto Patrimóneo digno de se ver e mostrar se devimamente restaurado e conservado,afinal temos tudo e não temos nada. Podiamos ser um Concelho altamente turistico,uma vêz que somos tão ricos em história,não fora o desprezo com que todos os autarcas nomeadamente os que presidiram à Câmara nas últimas duas decadas.
Se virmos bem não temos nada,somos uns pobrezinhos.
Se olhar-mos à nossa volta não vemos nada, apenas pessoas pobes de espirito,de ideias,de competência e de honestidade.
Aos autarcas que nos têm governado só posso dar-lhe o cognome de:-
(ASSASSINOS DO CONCELHO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES).

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvidas que somos uns POBREZINHOS !
Mas, os que nos (des)governaram até à data presente, além de ganharem milhares de euros conseguem ser mais pobres do que nós.
Não souberam preservar o que tínhamos de valor, nem lho souberam dar !!!
Isso, chama-se desconhecimento, atraso e POBREZA.... X9

Anónimo disse...

Ora aqui temos um flagrante e excelente exemplo da vox populi de Carrazeda. Realmente, se virmos bem, este concelho de Carrazeda de Ansiães sempre foi governado pela direita política. No entanto, em tempo de eleições, o nosso povo continua a dar os votos a esta mesma direita! E assim continuam sempre no mesmo atraso em relação aos outros concelhos. É bem verdade que esta concelho é riquíssimo, como poucos, no seu património material e imaterial, tão rico que hoje poderia ser uma bela cidade! E o que vemos? Sempre os mesmos mamões formando uma equipa coesa e unida para se governarem, a troco de merendas e promessas. Corram essas aldeias todas do nosso concelho, onde praticamente só vivem velhos analfabetos, e vão ver que só conhecem o símbolo da chaminé, porque alguém lhes disse que a chaminé é que era boa e os outros são todos comunistas e maus. O que é que se pode fazer com isto? Esperar que os nossos jovens, mais letrados, abram os olhos, vejam bem de que lado está a razão e mudem para melhor este estado crónico de atraso sistemático. Para isso, terão que votar no Partido Socialista, onde há pessoas válidas e capazes de desenvolver de uma vez por todas o nosso grande e valioso concelho de Carrazeda!

Rui disse...

Chegamos à era da escravatura psicológica em que não se olha a meios para atingir os fins.
É este o tempo de prepotência em que vivemos no errar sistematicamente sem o reconhecimento e humildade pelos erros cometidos por esses " chicos espertos "que nasceram do nada e que por isso nada lhes custa.
Para ser gente é preciso ver, ouvir,sentir,viver intensamente todos os momentos,não só os nossos como também.
Esta espécie humana não vê,não ouve,não sente, mas vivem à sua egoísta maneira.

Anónimo disse...

Faço das palavras do Rui,palavras minhas. E acrescento,enquanto haja candidatos que deixam os seus empregos, por cargos políticos, apenas por ganância, soberba... já sabemos o que estas virtudes, nos conduzem...!?