29 novembro 2011

Cicatriz na paisagem protegida



Será que o edifício de Eduardo Souto Moura conseguirá esconder estas feridas na paisagem protegida. Teme-se que a cicatriz seja impossível de ser removida, por mais operações plásticas que se tentem...

15 comentários:

Anónimo disse...

Será que Souto Moura também vai fazer edifícios na I.C.5 ???

Também ficam cicatrizes como na barragem em foz-tua !!!

Nós humanos não sabemos o que queremos !

Queremos o desenvolvimento, regalias e modernices, esquecemos a paisagem e as consequências.

Não podemos ter tudo !!!!!

Anónimo disse...

Cicatriz?! uma cicatriz é uma marca que resultou de uma ferida sarada. Ora o que se vê, é uma ferida extensa de mau diagnóstico, que faz sangrar abundantemente as vísceras deste concreto património, filho da mãe natureza. Com uma ferida assim, este nosso património se finará e deixa muito mais pobre (até) o nosso ego...
h.r.

VS disse...

cicatriz não!!! ferida em carne viva...apodrecerá, não cicatrizará nunca!!

Anónimo disse...

http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=396&id=16737&idSeccao=3566&Action=noticia


E agora o Douro e as quintas com os postes de muito alta tensão

vai perder oa classificação de património mundial e os milhãoes mas que interessa já nos deram o "fado" para compensar e chorar a desgarrada

Anónimo disse...

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/os-verdes-esperam-que-plano-de-salvaguarda-contribua-para-maior-valorizacao-e-divulgacao_13413812.html

Fado/UNESCO

Os Verdes esperam que Plano de Salvaguarda contribua para maior valorização e divulgação

O partido "Os Verdes" congratula-se com a distinção do Fado como Património Imaterial da Humanidade e espera que o Plano de Salvaguarda seja "concretizado e [possa] contribuir para uma maior valorização e divulgação" do género.


Em comunicado enviado à Agência Lusa, Os Verdes afirmam que "o Fado vai continuar vivo, criativo e com futuro, porque os seus pilares de sustentação estão alicerçados nos fadistas, nos artistas, no povo português e ainda no Museu do Fado".

No entanto, acrescentam, "espera-se que as entidades oficiais, nomeadamente da área da cultura, deem uma colaboração positiva e não tenham atitudes que levem a ameaçar esta classificação, tal como acontece noutros casos, nomeadamente no Alto Douro Vinhateiro, paisagem classificada pela UNESCO, que está a ser conspurcada pelas próprias entidades que a deviam proteger e salvaguardar, com a possível construção da Barragem de Foz Tua", lê-se no mesmo comunicado.

@ Agência Lusa

Anónimo disse...

Tal como h.r. sei o que dói, só de ver e pensar... que todos temos culpa, por deixarmos ferir desta maneira,a natureza,obra de arte, como esta,do nosso belo património natural,situe-se ele onde quer que seja!... Nem eu nem h.r. somos de Carrazeda...

Anónimo disse...

Isto é um crime!

mario carvalho disse...

qualquer pessoa podia ir ao rio ..
não havia barreiras nem acessos reservados..

Agora é tudo proibido pois têm consciencia da destruição e do roubo

e os transmontanos ? têm consciencia de quê? ... de que não passam de carne para canhão ou outra coisa pior...

mario carvalho disse...

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/12/07/barragem-do-tua-pode-levar-a-perda-da-classificacao-do-douro-como-patrimonio-mundial-da-unesco

mario carvalho disse...

http://www.publico.pt/Local/barragem-do-tua-poe-em-risco-patrimonio-mundial-no-douro-1524083

Relatório da Unesco
Barragem do Tua põe em risco Património Mundial no Douro
07.12.2011 - 09:07 Por José Augusto Moreira


Faz agora dez anos que a região foi classificada pela Unesco (Foto: Nélson Garrido)
O Comité do Património Mundial da UNESCO considera que a construção da barragem de Foz Tua tem um "impacto irreversível e ameaça os valores" que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Esta é uma das conclusões do relatório da missão consultiva que, a solicitação do Governo português, visitou o local no início de Abril e que aponta ainda para outros impactos negativos e graves do empreendimento. O documento foi produzido pelo Icomos, uma associação de profissionais da conservação do património que é o órgão consultivo daquele comité da UNESCO.

O relatório, a que o PÚBLICO teve acesso, foi concluído em finais de Junho e remetido ao comité, que o enviou depois para as autoridades portuguesas já em Agosto, por protocolo diplomático, via Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas permanece ainda no segredo os gabinetes, não sendo conhecida qualquer reacção ou resposta do Governo. Além de analisar os impactos e as consequências do avanço da obra para a área de paisagem classificada como património da humanidade, o relatório critica também duramente o comportamento das autoridades portuguesas.

Nos últimos anos registaram-se dois casos em que a Unesco retirou a classificação de Património Mundial: na cidade de Dresden e em Omã.

Leia mais no PÚBLICO de hoje e na edição online exclusiva para assinantes

mario carvalho disse...

Barragem do Tua

Reativação do que resta da Linha do Tua não está assegurada
A reativação do que restará da linha do Tua depois da construção da barragem implicará um investimento de "dezenas de milhões de euros" que ainda não estão contemplados nas contrapartidas da EDP.

A concessionária da barragem de Foz Tua elaborou um plano multimodal de mobilidade, por imposição da Declaração de Impacto Ambiental, como contrapartida pelos 16 quilómetros da linha do Tua que a albufeira vai submergir.

A EDP tem já dez milhões de euros disponíveis para criar novos acessos na zona, mas que não contemplam o investimento necessário para incluir neste plano o que restará da linha do Tua, a montante da barragem, entre a Brunheda e Mirandela.

@ Agência Lusa
...........

Barragem do Tua

Disputa de fundo financeiro da EDP atrasa arranque da agência de desenvolvimento
A disputa entre municípios e o ICNB pelo fundo financeiro oferecido pela EDP está a repetir-se na barragem de Foz Tua e a atrasar o início de funções da agência de desenvolvimento regional, de acordo com fonte da elétrica nacional.

O mesmo impasse já tinha ocorrido com a barragem do Sabor e o ministério do Ambiente acabou por recuar na decisão de entregar a gestão do fundo ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e entregar aos municípios a decisão sobre onde aplicar as verbas em parceria com aquele organismo.

As duas barragens, em construção no Nordeste Transmontano, são as primeiras a contemplarem como medida de compensação um fundo financeiro correspondente a três por cento da faturação líquida anual da produção de energia.

@ Agência Lusa

mario carvalho disse...

http://tv3.rtp.pt/noticias/?t=Ambientalistas-pedem-suspensao-das-obras-na-Barragem-do-Tua.rtp&headline=20&visual=9&article=507180&tm=8 (via shareaholic.com)


Realmente??!!

alguém pode levar a sério estes responsáveis???

O Paredão ... pinta-se..as águias e os morcegos..projetam-se imagens...o cantar dos passarinhos é imitado pelos cds do Paulo Gonzo... as oliveiras, as vinhas e a linha do tua ..metem-se num museu

como alternativa de mobilidade:
--- para as populações... 1 autocarro por uma estrada de montanha..onde as pessoas vomitam ao fim de meia dúzia de curvas

para os turistas:

---saiem do Porto às 7H00...de combóio (se ainda o houver).. chegam ao Tua pelas 11H00 ..apanham o combóio até ao paredão da barragem..(1000 metros)sobem num funicular o paredão da barragem)...vão a pé todo o coroamento até ao cais... na outra margem..apanham um barco que vai levar até à Brunheda..(cerca de 20Km)..aqui apanham o combóio que os vai levar a Mirandela (mais cerca de 30Km)

agora imaginem .. quem sai às 7 da manhã a que horas vai chegar a Mirandela?

Isto parece mesmo um filme de Indiana Jones

próprio não para turistas com 60, 70, ou 80 anos mas para

"Os Caçadores da Arca Perdida",



Alguém acredita nisto???

nem os próprios que o propuseram como forma de enganar o pessoal


As noticias no comentário anterior
revelam já a " a boa fé "do plano de mobilidade

Anónimo disse...

Querem melhor? Dividir para reinar é o que interessa à EDP!

Anónimo disse...

CICATRIZES TAMBÉM AS HÁ NA SAMORINHA (PRÓXIMO DA CAPELINHA DA SRª. DA GRAÇA) E EM MISQUEL, FRUTO DA EXTRAÇÃO DE GRANITOS. NÃO SEI SE ESSA INDÚSTRIA EXTRATIVA ESTÁ LEGAL OU NÃO. CONTUDO, ERA BOM QUE A FISCALIZAÇÃO VERIFICASSE ISSO, NÃO ESQUECENDO OS AMBIENTALISTAS SE AMBAS ESTÃO, OU NÃO, LEGAIS.

mario carvalho disse...

Declamador de poesia Nuno Miguel Henriques quer disputar liderança com Passos Coelho

27/12/2011

O declamador de poesia Nuno Miguel Henriques anunciou hoje a intenção de disputar a liderança do PSD com Pedro Passos Coelho, por entender que este deve deixar esse cargo e dedicar-se exclusivamente ao de primeiro-ministro.

Para ser candidato à liderança do PSD nas eleições directas de 3 de Março do próximo ano, Nuno Miguel Henriques terá de reunir 1500 assinaturas de militantes sociais-democratas e apresentá-las até ao dia 28 de Fevereiro.

Em conferência de imprensa, num hotel de Lisboa, este licenciado em ciências sociais, de 38 anos, consultor de imagem e declamador de poesia, natural da Covilhã, afirmou que "obviamente" tem apoios suficientes para isso e que quer ser "levado a sério".

Em 2008, Nuno Miguel Henriques foi director de campanha e mandatário nacional do candidato à liderança do PSD Mário Patinha Antão, mas abandonou essa candidatura antes das eleições e foi depois dado como apoiante de Pedro Santana Lopes.

Membro da Assembleia Municipal do Fundão e da comissão política concelhia social-democrata de Torres Vedras, Nuno Miguel Henriques fez o anúncio de que tenciona candidatar-se às directas de 3 de Março numa das salas de um hotel de quatro estrelas onde se realizam habitualmente as reuniões do Conselho Nacional do PSD, perante meia dúzia de jornalistas.

"Esta candidatura preconiza um objectivo primordial: a libertação do primeiro-ministro de Portugal da obrigação de ser em simultâneo presidente do PSD", justificou, defendendo que "o presidente do PSD deve estar disponível a tempo inteiro para as funções político-partidárias junto dos militantes e simpatizantes do PSD".

Nuno Miguel Henriques alegou que sabe "aquilo que é bom para o país, principalmente para o PSD" e que conta "com alguma colaboração de militantes um pouco por todo o país", tendo já começado a recolher as 1500 assinaturas necessárias para formalizar a sua candidatura.

Questionado se não teme não ser levado a sério, respondeu: "Por que não? Por que é que não devo ser levado a sério? Qual a razão por que não se leva a sério um militante que sempre se empenhou, que pretende contribuir positivamente com ideias? Não temo nada, porque quem teme nunca alcança, e a sorte protege os audazes".

Na sua página na Internet, www.nunomiguelhenriques.com, apresenta-se como consultor e assessor de imagem e protocolo, como professor, conferencista, "diseur" de poesia, autor e encenador de teatro, com onze CD de poesia editados.