02 julho 2011

Sempre a perder

Carrazeda da Ansiães está entre os cinco municípios que mais população perderam nos últimos dez anos. Segundo dados preliminares dos Censos 2011 conhecidos esta quinta-feira, nos municípios com maiores decréscimos populacionais destacam-se, com perdas superiores a 20%, os municípios de Alcoutim e Armamar. A seguir os municípios de Idanha-a-Nova, Mourão e Carrazeda de Ansiães (com menos 17,3%) num total de 6322 habitantes (7642 em 2001). Em termos de percentagem é a mesma perda do último censos.

Parece claro que esta a perda de população é irreversível e, infelizmente, a manutenção do concelho também.

Ver aqui

27 comentários:

Anónimo disse...

isso é verdade carrazeda esta sempre a perder populaçao......a vila pode aumentar, mas as aldeias perdem cada vez mais habitantes...ja agora gostava de saber qual as aldeias que perderam mais populaçao....

Anónimo disse...

Será um prenuncio de morte?...o Concelho estájá praticamente reduzido a uma junta de freguesia!

Anónimo disse...

Não seja tão pessimista:está garantido que nenhum concelho desaparece.Todos persistirão.Simplesmente,alguns concelhos(por exemplo,Carrazeda,Vila Flor,Moncorvo e Mirandela)passarão a ter uma só administração e os serviços municipais serão repartidos por todos eles,evitando sobreposições,claro.
Os carrazedenses ficarão ad aeternum com o direito a falar no município de Carrazeda.
Acho que foi uma garantia já dada pelo actual governo.
Nem eles são homens capazes de nos darem tal desgosto.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Exigência da TRÒIKA no memorando de entendimento:

"Reorganizar a estrutura da administração local. Existem actualmente 308 municípios e 4.259
freguesias. Até Julho 2012, o Governo desenvolverá um plano de consolidação para reorganizar e
reduzir significativamente o número destas entidades. O Governo implementará estes planos
baseado num acordo com a CE e o FMI. Estas alterações, que deverão entrar em vigor no próximo
ciclo eleitoral local, reforçarão a prestação do serviço público, aumentarão a eficiência e reduzirão
custos." (traduzido do inglês técnico)

Anónimo disse...

Mesmo com o memorando,sempre havemos de salvar o concelho.Nem que seja com uma manifestação de todos os residentes nos lares.
E restará sempre a hipótese de persistir o concelho sem freguesias,mantendo o nome de concelho, mas,claro,apenas com órgãos de uma freguesia grande.
Fazer uma entrega simbólica da chave do concelho a Lisboa isso é que não convém,pois ficaríamos com as portas definitivamente trancadas.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Salvar, o quê? Uma freguesia grande? Onde? Para quê? Encerrar! De acordo. Com arame farpado e portões eficazes c/ bilheteiras, pois quem quiser ver índios, que pague bilhete... assim viveremos.

Anónimo disse...

O tempo não pára.
O concelho pode vir a desaparecer.
E nós? Não desaparecemos?
Tudo morre.Em registo predial,muito boa gente dizia que as descrições prediais,como correspondiam à realidade material dos prédios,não morreriam nunca.
Eu sempre lhes dizia:nada é eterno,tudo morre,até as descrições prediais.
A morte devia ser inaplicável a nós.Alguns,porém,afirmam que nós seremos eternos.Será que nós somos uma excepção?
JLM

Anónimo disse...

O despovoamento e consequente subdesenvolvimento que marcam o concelho de Carrazeda devem-se sobretudo à incapacidade política dos (des)governantes de direita que sempre estiveram no poder. Nunca este concelho beneficiou da alternância democrática que serviria como alavanca para o surgimento de novas ideias e novas medidas. E assim, a direita tem reinado a seu belo prazer, gerindo os dinheiros e os interesses como quer e lhe apetece, rodeando-se, em termos gerais, de gente submissa e ignorante. Se esta gente abrisse os olhos, haveria uma lufada de ar fresco e assim deixaria de haver em Carrazeda elefantes brancos, obras de santa engrácia, contas duvidosas e várias ilegalidades como as que recentemente a fiscalização encontrou no actual executivo da câmara. Desta maneira, com políticos de meia tigela como estes, como é que o nosso concelho se há-de desenvolver e manter cá os seus filhos? Ora digam lá.
X pa

Anónimo disse...

Ya com políticos de meia tigela,disse muito bem o comentarista,de 03 de jul ás11:47:oo,vamos ver nas próximas eleições se continuamos a querer levar por tabela!!!
É que os grandes políticos podem até cá existir, mas não temos olhos na cara!...

Anónimo disse...

Sabem porque é que é difícil mudar? Porque os que já estamos a ficar fartos de ver tanto compadrio e apoio aos incompetentes, revoltamo-nos e, mesmo manifestando a nossa indignação, nada muda, porque estamos em minoria. A maioria come da masseira, vive de mordomias, consegue benesses não pela sua compet~encia, mas porque se cola sempre ao "dono" do poder, qualquer que seja o rosto, porque as políticas teem sempre sido as mesmas. Já repararam quantas famílias INTEIRAS trabalham na Autarquia?É por isso que é difícil desalojar esta gente, porque luta com unhas e dentes, recorrendo a todos os meios para defender o seu quinhão/status/mordomias...Por mim, cada vez me afasto mais deste meio.

Anónimo disse...

Como é possível cometer ilegalidades e atropelara lei? Então a CM não tem 2 juristas?!!!

Anónimo disse...

Há muito que deviamos ter apostado numa regionalização, com políticas e políticos capazes, com ideias novas, sem medo de perder o taxo.Pois a continuarmos assim e como a desertificação é por todo o distrito,alguns vão de certeza perdê-lo.

Anónimo disse...

Pois, pois, o povo é que é burro!

Anónimo disse...

Não é burro, mas porque é simples é facilmente manipulado!

Anónimo disse...

Então não foi isto que a comissão politica do psd pediu?

Aí têm, tenham bom proveito.

Anónimo disse...

O PROBLEMA NÃO ESTÁ NAS FAMÍLIAS INTEIRAS QUE ESTÃO NA AUTARQUIA. ESSE, EXISTE SIM, MAS É NA INCOMPETÊNCIA DE ALGUNS SERES A TODOS OS NÍVEIS.

Anónimo disse...

A incompetência sempre teve medo da competência ,por isso, os incompetentes preferem quem com sorrisos hipócritas ou simpatias fingidas os vai "jodendo "comodiriam " nuestros hermanos."
Eu não votei neles resta-me esta imensa satisfação!!!

Anónimo disse...

É assim mesmo. Quem não deve, não teme. Talvez assim o "manto" pelo qual alguns se "abrigam", não teriam de procurar outros caminhos e outras formas que não estas de obterem o pão. É que a COMPETÊNCIA é como a LUZ, quanto mais transparência, melhor é o grau da SABEDORIA ao serviço dos outros e, isto, infelizmente, não observamos na "Casa Branca". É que, algumas vezes, notamos mesmo que, o "timoneiro" e os seus subordinados mais próximos revelam não saber usar a "bússola" e o norte. Não o dos mapas, mas o do conhecimento, do desenvolvimento e do bem-estar dos carrazedenses. Tenho pena que assim seja!... CARRAZEDA, merece mais e muito mais. A história, dar-nos-à, um dia, a resposta adequada das "ratoeiras" que lhe têm armado.

Anónimo disse...

Este mandato em que o actual executivo teve uma maioria insignificante e a oposição tem a maioria não acham que está na altura dessa mesma oposição se afirmar como tal e dar-lhe na mona mas a sério,não sei de que estão à espera.Está na altura de começar a pensar numa nova alternativa,isto se a essa data ainda formos CONCELHO.
Se fosse eu começava já.
Ou será que a oposição é como até aqui"UM FAZ DE CONTA" ou se calam a troco de algo?.
Bem, se assim fôr ficamos como estamos.Se acham que estão bem continuem.

Anónimo disse...

ISSO MESMO. CADA UM (OPOSIÇÃO E GOVERNO) QUE ASSUMA AS SUAS RES-PON-SA-BI-LI-DA-DES. DEIXEM-SE DE BALELAS: VAMOS À ACÇÃO. SÓ QUEREMOS JUSTIÇA. SE ASSIM FOR, NÃO PEDIMOS MAIS. FICAMOS SATISFEITOS.

Anónimo disse...

CONCELHO SIM,FREGUESIAS NÃO.SE ASSIM FÔR ACABAM-SE OS INTERESSES QUE LEVAM À DIVISÃO DAS POUCAS PESSOAS QUE AINDA EXISTEM NAS ALDEIAS,INCLUINDO ATÉ FAMILIAS.SE OS TRÊS PRIMEIROS DA LISTA NÃO FOSSEM REMUNERADOS TENHO A CERTEZA DE QUE A POLITICA LHES PASSARIA AO LADO,MAS QUANDO CHEIRA A DINHEIRO ATÉ SE ESFOLAM TODOS.

Anónimo disse...

O ponto é sempre o mesmo, os interesses particulares e a mesquinhez dos interesses políticos minam tudo!

Anónimo disse...

Não só minam como discriminam.
És da cor,precisas de um caminho para uma propriedade o caminho é feito,não és da cor não tens caminho, assim como outras coisas.Mas o mais caricato é que as cores vão-se mudando ao sabor do interesse.O Zé Povinho se não sabe, fica a saber que o dinheiro com que os Presidentes de Junta trabalham,ou para melhor entenderem fazem aquelas coisitas nas aldeias não é deles, mas sim do dito Zé Povinho,pelos impostos que paga,por isso eles não estão a fazer favor nenhum a ninguém,eles é que são uns chantagistas de todo o tamanho ao procederem como procedem.E o Povo nem "todo"ingénue toca a virar a casaca,por conveniência.Depois ainda se queixam.
É-lhes muito bem feito.

Anónimo disse...

Após o 25 de Abril, o Sr. BARBOSA, foi o primeiro Presidente da Câmara eleito democraticamente. Deixou obra feita que fala por si. Desempenhou todos os mandatos, sem receber NADA. Se assim não fosse, hoje, poderia estar aposentado como os demais. Os que lhe sucederam, apesar de terem feito pouco ou quase nada, se não fosse o DINHEIRO, talvez, não teriam sido candidatos, quanto mais presidentes. Mas não, a DEMOCRACIA, hoje, paga TUDO. Se o cenário fosse outro, afinal, o que seria??????? POBRE DEMOCRACIA!... Sem o "METAL", não serias porventura "ÓRFÃ"? Se não, quem te serviria de uma forma despretensiosa como o Sr. BARBOSA?! Vá lá: FALEM. Se tiverem forças, GRITEM. Mas, mostrem o que vos vai na ALMA, caros concidadãos.

O Mensageiro

Anónimo disse...

Como eu gostava de ver políticos como por exenplo na Suécia,em que os projectos se desenvolvem a longo prazo, e não no imediatismo do voto, em que o interesse é nacional, de todos e para todos e todos são ouvidos e chamados a partilhar ideias e opiniões!...Quanto mais conheço do mundo mais inconformado me sinto com a política e políticos de trazer por cá! E bem sei que eu é que perco!....

Anónimo disse...

PARTILHO DA SUA OPINIÃO. TAMBÉM ESTOU INCONFORMADO COM ESTA POLÍTICA DE SERVILISMO MERCANTILISTA.

Anónimo disse...

Acho desde há muito que as Câmaras Municipais no País e Juntas de freguesia, além de fomentarem e criarem clientelas, terríveis males da democracia, arruinaram o País financeiramente!
Faz-me lembrar aquelas "comichões de fábrica de igreja" em que o tisoureiro, sem saber ler nem escrever,vende bastante azeite sem ter bastantes oliveiras ou vinho sem bastantes videiras, arranja a casa e (educa?) escolar-mente os filhos, pese imbora as sujeições à filoxera ou ao bixado da oliva!
ARRUINARAM O PAÍS E QUASE ARRUINAVAM A DEMOCRACIA! O outro arruinou a igreeija!
Valeu vir o Passos Coelho, porque por este andar o amigo Sócrates era apenas "COMIDO" por estes marmanjos! Só lhe chamo amigo poque nos deixou as estradas para virem ver os ditos!
Os governos civis já foram à vida e estes vão de caminho!
Assim, foi muito bem feito ao Pinto de Sousa!
Adiante!
A nosso respeito, o concelho de Carrazeda não precisa de Juntas de freguesia, e dos figurões, NENHUMA E NENHUM!
E a Jota da Vila então, muito menos!
Agora, é preciso vermos uma coisa ò caro Prof. José Mesquita!
Como é sobre o concelho?
Deixamo-nos ir para Vila Flor ou V. Flor também vai connosco para Mirandela e lá vamos todos cantando e rindo?
Bem, aquela da cerca dos índios e bilhete, era só a brincar, não é verdade?
Então, nesse caso, vamos lá a saber:
Se formos, então que nos deixem criar um POSTO administrativo para gerir as aldeolas, meia dúzia de funcionários e umas máquinas para arranjar caminhos a fim de que os nossos velhotes (e nós para lá caminhamos) não caiamos com mais facilidade ao ir tratar da horta!
A coisa vista assim, simples e modesta, chega para ver que não precisamos nem de fregueses na Junta nem na Câmara!
Esta a nossa contribuição para bem da naçon carago!
Hei-de voltar à carga se me derem licença!
Se a gente se vir livre destes capangas até julgo que é mentira, mas digo-lhe já uma coisa:
Estou a acreditar no nosso 1º! Se lhe der na pinha como está a dar aos dos institutos, e como já deu aos governadores de coisa nenhuma, temos home!