O projecto Reabilitação a Custo Zero é o vencedor da primeira edição da iniciativa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, lançada pela Fundação Gulbenkian e pela Fundação Talento na diáspora portuguesa.
A ideia é da autoria de José Paixão com raízes em Carrazeda de Ansiães.
"A ideia consiste em criar uma organização sem fins lucrativos que ofereça a possibilidade a senhorios de prédios degradados de reabilitarem o seu imobiliário a custo zero. Para tal, os proprietários oferecem alojamento e alimentação a estudantes estrangeiros de arquitectura e engenharia que se voluntariam para conceber e concretizar a requalificação.
Os materiais e equipamentos necessários à realização das requalificações seriam doados como caridade à organização sem fins lucrativos de modo a serem deduzíveis dos impostos a pagar pelas empresas fornecedoras. Para além das contrapartidas financeiras, as empresas teriam também o seu nome associado a um projecto honroso e potencialmente de elevada exposição pública.
Por último, a supervisão técnica das obras resultaria de uma parceria com a Universidade. Os projectos de requalificação seriam casos de estudo em cursos de reabilitação de edifícios e assim sujeitos ao acompanhamento técnico por parte de professores e alunos especialistas"
"O FAZ – Ideias de Origem Portuguesa foi criado pelas fundações Calouste Gulbenkian e Talento como um desafio à diáspora portuguesa para constituir equipas com outros portugueses (residentes em Portugal ou não) e apresentar novas propostas nas áreas do ambiente e sustentabilidade, inclusão social, diálogo intercultural e envelhecimento. Foram apresentadas 203 ideias, provenientes de 28 países dos cinco continentes. "
4 comentários:
parabéns para os dois netos do sr António Augusto Carvalho
Também se precisava de um projecto destes para reabilitarem algumas cabeças cá do burgo...A custo zero, claro!!
Ass.Zé Pavão
E uma era a tua ,sabias?
Fala spre o roto do descosido!
Ora mete a mão na consciência...se é que a tens!?...
Desculpa tratar-te por tu,mas se fosses um sr.usavas a tua cabeça antes de falar das dos outros!
Quem me dera ter uma casinha ainda que velha, mas típica ,para entregar às mãos destes abençoados artistas!
Parabéns a estas cabecinhas com ideias brilhantes!
Enviar um comentário