30 janeiro 2011

Divulgação - Filme


Mais de um ano depois da sua estreia, pela primeira vez “Pare, Escute, Olhe” vai ser exibido em Bragança, distrito retratado no filme. Esse era um pedido de muitos transmontanos que nos ia chegando por e-mail e por telefone, e que finalmente vai ser concretizado.
No dia 5 de Fevereiro estão agendadas duas exibições. Em Bragança durante a tarde, à noite, pelas 21h30, em Macedo de Cavaleiros.

Para além da exibição, no evento será feito o lançamento oficial do DVD do documentário que já se encontra à venda nas FNACS do país. Em Bragança a distribuição está assegurada pela COAGRET (http://coagret.wordpress.com)


PERCURSO PARE, ESCUTE, OLHE
Estreou no DOCLISBOA 09 – o principal festival de documentário em Portugal -, e venceu os três prémios da competição nacional, incluindo o de Melhor Documentário Português e Melhor Montagem.
No mesmo dia, o documentário arrebatou também os três principais prémios no CINE ECO - Festival de Cinema e Ambiente de Seia, entre os quais Prémio Ambiente e Prémio Lusofonia.
Em Novembro passado recebeu o prémio Melhor Documentário nos Caminhos do Cinema Português.
No circuito comercial, esteve em exibição nos Cinema Lusomundo (Amoreiras, Parque Nascente, Coimbra, Torres Vedras, Aveiro, Vila Real), no Cinema City Alvalade, cineteatros e cineclubes do país.
Segundo notícia da Lusa (19/07), foi um dos filmes portugueses mais vistos no primeiro semestre de 2010. Calcula-se que até ao momento, quer no circuito comercial e fora dele, perto de seis mil pessoas viram o filme.

DVD do documentário “Pare, Escute, Olhe” -, uma edição dupla, com mais de duas horas de extras. Face ao acesso a material antigo, bem como muitas das estórias que não tiveram lugar nos 102 minutos de documentário, o realizador Jorge Pelicano optou por partilhar: “temos material único, espólio vivo dos tempos áureos da linha do Tua, que considero importante imortalizar pelo seu valor, sentido histórico e memória futura. Era importante também não deixar na gaveta estórias e personagens fantásticos, o exemplo suíço e uma parte dedicada às pessoas e organizações que lutam pela defesa do património do Vale do Tua”.
Nos extras do DVD é editada também a banda sonora original com assinatura de Manuel Faria e Frankie Chavez. Preço de venda do DVD : 14,99€.

Sem comentários: