14 setembro 2010

Divulgação - VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA

No próximo dia 18 de Setembro irá decorrer em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha do Tua. Esta iniciativa, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, visa reafirmar perante o poder central o direito das populações transmontanas à mobilidade e o importante contributo que esta linha férrea, cujo valor patrimonial de excepção é inegável, deu desde a sua inauguração há 123 anos atrás, para essa mesma mobilidade e para o desenvolvimento do Vale do Tua.
Num momento em que pesa sobre a Linha do Tua a ameaça de submersão, é, mais que nunca, fundamental fazer ouvir a voz das populações do Vale do Tua, dos transmontanos, de todos os que têm defendido esta Linha, de todos os que defendem o direito à mobilidade como uma componente essencial do desenvolvimento e da modernidade, de todos os que consideram o caminho-de-ferro como um transporte amigo do ambiente e ainda de todos os que defendem que os valores patrimoniais deste país devem ser preservados e contribuir para o seu desenvolvimento.

A Vigília terá lugar no Sábado 18 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Largo Luís de Camões, em Lisboa (caso não haja nada a impedir, senão será no Rossio). Durante a Vigília haverá diversas animações de carácter cultural.
A Linha do Tua conta com todos.

O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua
Contacto: Armando Azevedo ou Graciela Nunes - gracielanunes@sapo.pt
TM: 965 622 858
O Movimento de Defesa da Linha do Tua
Contacto: Daniel Conde - daniel.conde13@gmail.com
TM: 916 822 237
A Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua
Contacto: Célia Quintas - celiaquintas@yahoo.com ou Vânia Seixas - vaniacts@gmail.com
TM: 936 600 374
O Partido Ecologista “Os Verdes”
Contacto: Manuela Cunha - manuelacunha.osverdes@gmail.com
TM: 962 815 445

2 comentários:

mario carvalho disse...

Publicação: 17-09-2010 19:08 | Última actualização: 17-09-2010 19:16
BE insiste na suspensão da barragem do Tua e requalificação da linha ferroviária
O Bloco de Esquerda (BE) vai voltar a defender no Parlamento a suspensão da construção da barragem do Tua e a requalificação da linha ferroviária, propondo a sua classificação como monumento nacional, anunciou hoje o deputado Heitor de Sousa.
« Classifique este artigo Partilhar:
Vídeos


Bloco de Esquerda quer discutir de novo o fim da linha do Tua
Notícias País Com o fim da maioria absoluta do PS na Assembleia da República na actual legislatura, a bancada do Bloco quer que os deputados discutam "o mais depressa possível" o projecto de lei que defende a suspensão do projecto hidroeléctrico do Tua, esperando agora reunir "uma maioria de votos em favor da defesa e revitalização da linha férrea do Tua".

No diploma, o BE sustenta que o projecto, previsto no Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico, terá "graves implicações no equilíbrio ecológico e ambiental" e irá ameaçar "a sustentabilidade do desenvolvimento económico e social" da região.

"A barragem do Foz Tua irá afectar uma zona que tem condições paisagísticas singulares", abrangida pela classificação de património da humanidade da UNESCO e visitada anualmente por inúmeros turistas, sustenta o Bloco, que defende que a linha ferroviária deve ser distinguida como monumento nacional.

Por outro lado, os deputados do Bloco referem que a barragem irá "inviabilizar definitivamente uma ligação ferroviária regional, desde a Linha do Douro até Espanha", além da sua extensão até Bragança, "como originariamente existia".

"Se nós queremos um futuro melhor, se defendemos todos um futuro mais sustentável, se achamos que o comboio é um instrumento privilegiado para essa sustentabilidade futura, não podemos passar a vida a ter este discurso e ao mesmo tempo andar a encerrar linhas de comboio por tudo e por nada", sustentou o deputado Heitor de Sousa.

Para o Bloco de Esquerda, o argumento da necessidade da barragem em termos energéticos não é válido.

"Este argumento não pode cilindrar uma linha ferroviária que tem mais de cem anos, que constitui um instrumento poderosíssimo para ajudar ao desenvolvimento regional e local e que é um instrumento de acessibilidade alternativo aos modos rodoviários", sustentou.

Heitor de Sousa sublinhou que "a barragem que está projectada vai acrescentar apenas 0,5 por cento do total do consumo de energia eléctrica em Portugal".

"Por 0,5 por cento vai-se acabar com uma linha ferroviária centenária, o que é totalmente inaceitável do ponto de vista do nosso futuro", disse.

Com a apresentação desta proposta, o BE associa-se assim à vigília que os movimentos cívicos da Linha do Tua convocaram para este sábado, em Lisboa, "com o objectivo de chamar a atenção do poder político sobre a importância que a linha tem para a mobilidade regional".


Lusa

Anónimo disse...

O homem de bem exige tudo de si próprio, o homem medíocre espera tudo dos outros. mj