09 março 2010

EDP paga?

Por ano, a eléctrica nacional paga mais de 150 milhões aos municípios onde foram construídas barragens e que têm actividade de distribuição. Em cima deste valor, 50 municípios recebem uma renda indexada à potência e produção gerada pelas centrais hídricas.
(...)
Ao longo dos anos, o valor das rendas tem vindo a perder importância, pois a fórmula usada no cálculo desta taxa remonta a 1983.
(...)
No que respeita à construção de novas barragens, que já não implica a criação de infra-estruturas, a lógica de contrapartidas é diferente. As concessões são pagas à cabeça. Para o Fridão e Alvito, por exemplo, a EDP já pagou ao Estado mais de 200 milhões de euros. Além destes montantes, tem sido imposta a entrega de uma percentagem de receitas para desenvolvimento regional/ambiental, sob a forma de fundo, no caso da barragem no rio Sabor, ou da Agência de Desenvolvimento Regional, em Foz Tua.

Daqui

10 comentários:

J.Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mario carvalho disse...

http://pensar-ansiaes.blogspot.com/2006/11/barragens-sim-ou-no.html?showComment=1163884655443#c116388465544424319



Para recordar...


Valeu a pena.. e valerá sempre a pena



Penso que as pessoas, os transmontanos e em particular os carrazedenses... estão mais conscientes do prejuízo que este roubo lhes vai causar.. além de se sentirem feridos no seu orgulho e defraudados por aqueles em quem confiaram... Onde estão os benefícios , os milhões, e todos aqueles que os prometeram???

Porque não aparecem? Ou já cá não estão depois de terem cumprido o seu papel??? e ganho os 30 dinheiros

mario carvalho disse...

http://pensar-ansiaes.blogspot.com/2006/11/barragens-sim-ou-no.html

o site só abre aqui

cumprimentos

mario

Anónimo disse...

Onde estarão os milhões que o antigo presidente da câmara de Carrazeda, Abreu Lima, terá recebido da EDP pela barragem da Valeira? Ninguém pergunta? Pois começou aí o descalabro financeiro do nosso concelho.
Um velho de Carrazeda

Anónimo disse...

O anónimo de 12, pelas 08:47:00 inferiu por acaso a noção da responsabilidade da insinuação que faz? Se não sabe era melhor que consultasse as suas memórias acerca da obra que refere. Sabe, por exemplo, em que data começaram as obras da referida barragem? Sabe o regime que vigorava naquela época? Então se sabe, seria melhor procurar outros "caminhos" que não este, já que naquele tempo, como julgo que o "velho" (com o devido respeito) saberá, não havia os tais milhões que referencia. Eram, por isso, outros tempos meu caro!...

Fala em "descalabro financeiro do nosso concelho", mas que descalabro, pergunto eu! Descalabro existe sim, mas é hoje, já que, não havendo obras, apenas há dívidas. Naquele altura, com poucos recursos, fizeram-se muitas obras, como julgo ser do seu conhecimento (se é que predomina em si o conceito da cultura da exigência!).

Por fim, apenas lhe quero dizer que não houve lugar a "milhões", como diz. O que houve, segundo sei, foi um protocolo em que consistiu que os municípios da área afectos à albufeira (S. João da Pesqueira e Carrazeda) receberiam uma percentagem mensal sobre a totalidade da energia produzida. E, segundo penso, o que a edilidade de Carrazeda recebe, mal dá para pagar o que gasta em iluminação pública. Por isso, naquela época, o Povo não ordenava nada como no-lo cantou Zeca Afonso, mais tarde.

Finalmente, em jeito de conclusão, aconselho o anónimo a meditar mais nas suas palavras antes de as proferir, sob pena delas serem inócuas e desprovidas de qualquer substância racional.

"Pássaro azul"

Anónimo disse...

Está bem está, passarão... E contas relacionadas com o FEDER e o FEOGA??? É melhor não me puxarem da memória...

Um velho de Carrazeda

Anónimo disse...

Se o anónimo: "velho de Carrazeda", considera que a transparência é relevante para a historiografia da nossa terra, não vejo qual a razão para não a utilizar em prol dos carrazedenses. Por isso, exorto-o a recorrer a ela e a colocá-la ao serviço dos descendentes do velho ancião do "Castelo e Villa de Ansiaens" que deve merecer o nosso respeito e admiração. Mais: não sei se sabe, mas é uma questão de JUSTIÇA. Não é verdade?!...

"Pássaro azul"

Anónimo disse...

Sim, concordo com esta sua perspectiva, sr. pássaro, mas por uma questão de decência, fico-me por aqui...
Um velho de C.

Anónimo disse...

Pois é, pois é, pois é... . Mas, não considera éticamente reprovável, fazerem-se insinuações num espaço público, como este, e não se comprovarem as atitudes que revelamos aos bloguistas?! Creio, sinceramente, que concordará comigo meu caro "velho de C.".

Assim sendo, salvo melhor opinião, o melhor que tem a fazer é penitenciar-se pelas insinuações feitas ou, caso contrário, a revelar o que sabe para que seja feita JUSTIÇA a quem de direito.

"Pássaro azul"

Anónimo disse...

Realmente o dito "Velho de Carrazeda", será que é mesmo velho?
Não deve ser!
Parece-me no entanto que deveria ter um pouco mais de tento na língua, pois as insinuações que faz são apenas lamentáveis e desprovidas de qualquer fundamento!