10 novembro 2009

Irritações

Sempre que se fala da minha terra sobressaem os aspectos pitorescos, provincianos e pouco lisonjeiros.
A comunicação social faz eco do crime violento, do conto do vigário mais ou menos inocente em que denominado "pacóvio" caiu, da abóbora enorme que colhemos.
Aquando da história das "meninas" das casas de alterne ficámos associados à prostituição e passámos a ser um antro de exploração de mulheres quando todos sabemos não passavam de menos de meia dúzia de casos, uma gota de água no panorama nacional.
Recentemente somos confrontados com pressupostos casos de corrupção associados a figuras proeminentes de bragançanos como são os badalados casos de Armando Vara e Isaltino Morais. Não quero, para já, tecer comentários e até juízos de valor aos seus actos, pois a justiça ainda não actuou e até ao julgamento, todos têm a presunção de inocência. Porém, as referências constantes às suas origens colocam um estigma em todos os habitantes com que não nos podemos conformar.
Tenham lá paciência, a grande maioria dos transmontanos não são proxenetas, nem parolos, nem corruptos.

5 comentários:

mario carvalho disse...

mas que os há ... há

deixam-se iludir pela pompa de Lisboa, olham para as luzes e para os prédios altos como parolos, apaixonam-se por prostitutas da alta, deixam-se corromper para pagar os vícios, vendem as terrinhas que os pais lhes deixaram com tanto amor e fruto de tantos sacrifícios por tuta e meia,informam as grandes empresas exploradoras das riquezas da região
e da meneira como podem ser roubadas...... e quando lhes perguntam :

-De onde é?

respondem já com sotaque "bem"

- Sou de Cascais!!....


E assim traem a região que lhes deu o ser, os seus antepassados, os seus amigos ... mas sobretudo aqueles que tão orgulhosamente neles confiaram e ... votaram

Mas acabam enxovalhados e sem serem "NADA" normalmente sózinhos num hospital, arrastando-se a segurar no suporte do soro com uma mão e na algália com a outra em que a única pessoa que o ajuda é normalmente a Senhora da Limpeza que ele tanto prejudicou...

mário

Anónimo disse...

Aborrece-me a sério, a associação que se faz ao facto de serem transmontanos. Mas o que me chateia mesmo,mesmo, é o facto de no meio desta novela, practicamente ignorarem o prevaricador, o corrupto Manuel Godinho e só falarem no Armando Vara, no José Sócrates, no Penedos...etc. O CDS também recebeu 20.000 €, mas pouco falam nisso. Se calhar e bem vistas as coisas o Armando Vara e os outros até foram "vitimas" do Manuel Godinho e seus cumplices, porque pelo conhecimento que temos do Vara, toda a gente lhe pedia favores. Veja-se o caso do ex- Presidente da Câmara de Carrazeda que a ele recorreu para a legalização da Escola Profissional. E isso é crime ? Bom, vou ali já venho...

Anónimo disse...

Cuidado, porém, com os complexos (provincianos) de inferioridade! É que assim, ainda se cria o síndrome do transmontanismo e acaba por se cair também na pieguice parola e bacoca. Corruptos há-os em todas as latitudes e longitudes, dos interiores mais recônditos aos litorais mais cosmopolitas. O que importa, é não se fazerem julgamentos de pessoas na praça pública, antes deixando a justiça actuar, embora não ignoremos que ela tem actuado mal, tarde e a más horas. Mas também é certo e evidente, que este governo se tem mostrado muito activo na luta contra a corrupção. Portanto, deixemos, calmamente, a justiça actuar. No final, quem for culpado que pague. Doa a quem doer. Seja de onde for.
h.r.

Gilberto Ferraz disse...

É o triste rótulo que temos de levar graças à impressa que sempre que fala da nossa região é pelos piores motivos.
Cabe a nós transmontanos defender o que verdadeiramente somos.

E contrariar aqueles que apenas nos conhecem via televisão, que acham que continuamos perdidos no tempo "atrás das estevas".

Eu pelo menos quando lido com esse tipo de pessoas "ignorantes" do que é verdadeiramente o povo transmontano faço a questão de mostrar e dar a conhecer uma outra imagem bem melhor é claro.

Eu pelo menos não me conformo com este rótulo e tal como o prof Mesquita fico irritado com esta imagem que criam de todos nós.

Viva o povo Transmontano Viva Carrazeda

Cumprimentos

Gilberto Ferraz

Anónimo disse...

Muito bem, h. r. ! Estas irritaçoes são mesmo complexos de inferioridade. Saiba-se lá porque!