26 outubro 2009

Governo Fatela

Faz agora 12 anos que fui bater com os ossos na vereação da nossa querida Câmara Municipal. Tinha acabado sem glória a minha participação na campanha autárquica da altura, onde aparecia em segundo lugar para a vereação, pelo P.S. Cumpriu-me pois exercer o papel de vereador na oposição, com tudo o que isso traz de responsabilidade, de sabor amargo e de trabalho desaproveitado.
A recordação desta altura vem a propósito pelo facto de que, brevemente teremos uma nova gestão democraticamente eleita, a tomar posse.
Na primeira reunião da altura, surgiu-me uma ideia peregrina prontamente ridicularizada pelo Sr. Presidente, e o caso não era para menos. Sugeria eu que tendo tido na refrega da campanha autárquica da altura, a participação de um elemento do Partido Comunista, com o respectivo programa, o Sr. Presidente, apesar da fraca votação, tentasse fazer o teste de o convidar a concretizar em acções a parte do programa que este propunha e que fosse mais ajustada à sua conveniência. Recordo que o candidato comunista era um natural de Paradela, doutorado e a exercer no ensino superior. Ficaria assim provada a capacidade, ou não, de trabalho e de dedicação deste. Os dividendos iriam naturalmente para o Chefe Supremo.
Evidentemente que a ideia esbarrava desde logo na necessidade de haver alguma partilha de condições e de poder. Havia que dar prioridade às hostes pessoais pelo que, nada haveria migalhas para distribuir.
Vem tudo a propósito da nova realidade e de pessoalmente gostar de imaginar como seria por exemplo ver o Bloco de Esquerda a assumir a “ defesa das aldeias” ou a “reabilitar e criar emprego”: Imaginar a Dra. Olímpia Candeias a dinamizar a área social ou educativa ou o Partido Comunista a propor as regras da transparência nas políticas públicas. O resto, e não seria pouco, era assumido pela coligação vencedora.
Evidentemente que estou a delirar mais uma vez. A realidade vai privilegiar os heróicos vencedores que bem merecem sentar-se à mesa. Afinal, até ver, provaram que são os melhores, os mais competentes, os mais aptos, os mais legítimos, possivelmente os únicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma façanha que não enche de vergonha nenhum dos senhores e das senhoras que vão governar o sítio.
É maçador estragar tanta festa e tanta excitação de tanta gente com tanta desgraça.
O que faz falta é mesmo distrair a malta.
E para isso serve tudo....

Anónimo disse...

Afinal não passamos de meros fantoches nas mãos de três ex-presidentes de câmara...
Ass Independente

Anónimo disse...

A POLITICA E PARA GENTE DE SANGUE
AZUL E O TRABALHO E PARA GENTE HUMILDE INTELIGENTE E TRABALHADORA
??????????????

ASS.VARIANTE