18 janeiro 2007

Pensar dos leitores: feira

O número de feiras em Carrazeda de Ansiães vai ser reduzido de três para duas.

É uma proposta da câmara municipal que está agora em fase de discussão pública. O presidente do Município, Eugénio de Castro, justifica a proposta com a "perda da importância história do evento". As feiras, que há 25 anos eram pujantes e se prolongavam pelo dia todo, raramente se mantêm hoje até à hora do almoço. Dai que, segundo o autarca, não se justifique manter três feiras por mês no concelho. Há também o factor económico. Actualmente a feira de Carrazeda é frequentada quase em exclusivo por feirantes de outros municípios, o que acaba por "esvaziar os recursos do concelho". A proposta está aberta a sugestões até ao final deste mês. Em Março vai ser votada na Assembleia Municipal e se for aprovada deverá entrar em vigor até ao Verão. "

Comentário a esta notícia


"perda da importância história do evento". As feiras, que há 25 anos eram pujantes e se prolongavam pelo dia todo, raramente se mantêm hoje até à hora do almoço.

Pergunta ?

. Porquê?.. Porque perdeu importancia? que fez o município para evitar essa perda
de importancia? Porque é que os antigos , de há 25 anos, conseguiam realizar feiras pujantes e os actuais , não conseguem?

Teriam os antigos mais capacidades?
Mais inteligencia? Mais tecnologia?


Actualmente a feira de Carrazeda é frequentada quase em exclusivo por feirantes de outros municípios,

Pergunta?

Quantos feirantes do Concelho de Carrazeda tem o municipio registados e licenciados?.. 30 , 40 ,. 50, nenhum?...

Se Tem, já se preocupou em saber porque é que não vão fazer a feira?.. Se não tem , tem que esperar pelos de fora..!!

3º o que acaba por "esvaziar os recursos do concelho".

Esvaziar os recursos do concelho?
Não me digam que também não pagam licenças, nem multas; quanto mais não seja de estacionamento por estarem a menos de 5 metros duma passadeira que não se vê porque já não é pintada há anos??!!

Sugestões..

1ª-Se puderem estimular os feirantes do concelho a estarem presentes na feira... façam-no..
Como?.. Tenho a certeza que sabem como o fazer mas, se for preciso ..
perguntem-lhes... fácil .. não é?

2ª- Se não houver feirantes no concelho.. aproveitem os de fora e comecem a "criar" os vossos "nossos" .....


Façam ,por favor, um grande esforço.. coloquem-se no papel de quem vos elegeu e pensem no que é que eles pensam.. é tão dificil assim?

O dia de feira é o dia que as pessoas programam para ir fazer as compras , para ir ao médico, para ir às finanças, para ir ao grémio, para ir ao banco ,para ir ao correio, para ir tratar dum negóciozito, para ir comprar o Jornal ao Sr Faustino, para ir meter o totoloto ao Planalto, ir comprar o secador de cabelo ao sr Ribeiro e cumprimentar a Dulcinha da Brunheda, encontrar uma série de amigos e até com alguma sorte , cumprimentar o Sr Presidente da Camara .. cumprimento esse que será tema de conversa e motivo para uns bons copos com bom presunto ,queijo e alcaparras nas
aldeias,até á próxima feira e,..

o almoço de convívio em qualquer um dos bons restaurentes de Carrazeda?.. E, o gasóleo e, e,e e,

Por favor .. que sejam os outros a roubar-nos tudo e que nós não tenhamos força , nem argumentos.. é uma coisa agora que sejamos nós a acabar com tudo !!! Não Aceito..

Acabam com uma feira.. acabam com tudo.. Obrigam as pessoas a desabituarem-se , a perder os seus costumes e ,

demonstram que , realmente não há evolução porque vocês não foram tão capazes como os vossos pais ...
HÁ 25 ANOS

Permitam-me que dedique este meu alerta e desabafo aos meus avós Costa e Carvalho e a todos os nossos ancestrais
que transformaram pedras
em vinhas de alta qualidade e em olivais

humilde homenagem
de mario carvalho

2 comentários:

cardo disse...

os que estão gerir(?) essa Câmara mais parece uma comissão liquidatária, começam por secar tudo à volta e depois... alteram datas festivas da vila que vão coincidir com as das aldeia que secular e initerruptamente as realizam, retiramdo-lhes o direito à tradição, não percebem que com aldeia fracas é todo o concelho que enfraquece.
agora tiram a feira, que proporcionava a quem não tem transporte próprio, e são muitos e normalmente velhos, em aldeias onde só lá passa a transporte nesses dias, e assim podiam ir à vila. Parece que a vila politica não os quer lá.
Para estas atitudes politicas só uma resposta que o povo dará um dia destes. em Vinhais demorou 25 anos um dia será em C Ansiães.
Cardo

cardo disse...

Sobre Feiras e evolução apetecia-me dizer algo mais.
Se em trinta anos, de Democracia em Portugal, C Ansiães apenas envelheceu, o desenvolvimento que se vê é nas escolas que fecham? Nas feiras que se perdem? (perdendo-se os transportes desses dias para as localidades onde nem sempre passa o transporte e normalmente são os mais fracos que perdem, os velhos e os que não têm carro, nem dinheiro para o táxi)...
Quem imagina este evoluir até daqui a 250 anos? Uma bagatela! Na vida de um mortal de bom senso.

Cardo